Honda CR-V 1.5 VTEC Turbo - toda a informação
Desde a introdução da primeira geração do modelo em 1997, o Honda CR-V tornou-se o SUV
mais vendido em todo o mundo. Com esta mais recente evolução do popular SUV
compacto, a Honda pretende exceder as expetativas dos clientes, com
caraterísticas únicas e melhoradas.
Esta nova geração "sobe a fasquia" em termos de qualidade interior,
sofisticação, conforto, funcionalidade e espaço (incluindo, pela primeira vez, a opção de sete
lugares nas versões AWD a gasolina).
Segundo a marca, em comparação com os produtos de outras marcas premium, o CR-V oferece
melhorias ao nível das qualidades de condução, das respostas da direção,
controlo da carroçaria e gestão dos níveis de ruído vibração e aspereza.
Design
O novo Honda CR-V retém a silhueta familiar dos seus antecessores, mas apresenta uma evolução sofisticada e desportiva do design. A Honda procurou conceber uma proposta refinada e sofisticada, com um estilo contemporâneo e limpo, sem linhas desnecessárias.
O CR-V apresenta tem um design exterior renovado e sofisticado, com linhas
mais arqueadas, largas e musculadas, contornos mais abruptos no capô e nos
quartos traseiros, cavas de roda mais amplas, bem como a frente familiar da Honda, com
os seus faróis caraterísticos.
A distância ao solo debaixo do veículo aumentou para 198 mm nas
variantes de tração dianteira e para 208 mm nas versões de tração
integral (AWD). Ambos os aumentos oferecem uma postura 38 mm mais alta do que a geração anterior. Apesar disto, o centro de gravidade do novo CR-V é idêntico ao do seu antecessor.
A distância ao solo é em parte ajudada pelas combinações
de jantes e pneus de maior diâmetro, que também transmitem uma postura
mais musculada.
Uma das alterações fundamentais introduzidas pelos engenheiros foi
aumentar a distância entre vias em 30 mm. Esta alteração não só trouxe
mais espaço interior, como contribuiu para a postura mais musculada
deste SUV.
A combinação de pneus e rodas mais largas, em conjunto com as menores
distâncias entre as extremidades dos pára-choques e o centro dos eixos
de cada rodado, bem como as duas ponteiras de escape realçam toda a
postura atlética do CR-V.
À frente, o visual é arrojado integrando o "nariz" "solid wing" e o
formato típico dos faróis, com luzes de LEDs instaladas de série. O
pára-choques dianteiro é uma unidade esculpida e de superfícies mais
suaves em comparação com o seu antecessor e emoldura a grelha esguia
que protege o radiador. Os contornos do capô desaguam no
pára-brisas de montagem à face na carroçaria; daqui, as
linhas do tejadilho fluem para trás em direção ao spoiler da porta
traseira.
A traseira é cortada e tem contornos mais fortes em relação à anterior
geração do Honda CR-V, complementada pelas cavas mais amplas em todas as
quatro rodas do veículo. A sua aparência dinâmica é destacada por
linhas de cintura altas e fortes – aumentando o volume por baixo – com faixas decorativas lustrosas que percorrem em sentido ascendente ambas as laterais do veículo.
Os farolins traseiros de LEDs são esculpidos e fluidos, ocupando o
espaço entre o fim da linha de prolongamento da parte superior da linha
dos vidros até bem dentro da traseira do veículo, criando uma figura em
"L" de cada lado que emoldura o vidro traseiro. Como acabamento, inferiormente este vidro tem uma faixa
cromada que percorre todo o comprimento da porta
traseira, entre os farolins.
No interior, o painel de instrumentos e a disposição do tablier de forte ênfase
horizontal destacam a sensação de espaço no habitáculo. O design
elegante transmite uma sensação de força e solidez, enquanto a grande
variedade de materiais altamente táteis reforça o ambiente premium.
Um painel de toque macio expansivo e costuras intrincadas percorre toda a
largura do habitáculo, dividido por uma decoração preta brilhante; as
secções superiores dos painéis interiores das portas apresentam
proteções suaves para maior conforto do condutor e do passageiro. A subida das partes mais
baixas do tablier proporcionou o aumento do espaço para os pés na dianteira.
Os painéis de porta e a parte inferior do tablier com acabamentos
sofisticados e de efeito suave de madeira conferem ao habitáculo um
toque de cor natural. As grelhas de ventilação, o friso do volante, os
manípulos interiores de abertura das portas e o painel de comando do
sistema de climatização têm um acabamento metalizado lustroso que
acrescenta um toque contemporâneo. De série, os bancos são de qualidade elevada em tecido preto de pelúcia; como opção, estão disponíveis em
pele maleável de alta qualidade em preto ou marfim nas versões de topo.
A visibilidade para a frente é do melhor que se pode encontrar nesta
classe e é proporcionada pelos pilares A de secção estreita, 10 mm mais
finos do que no modelo anterior, melhorando o ângulo de visão para o
exterior. A Honda, no entanto, manteve as superiores caraterísticas de
segurança destes pilares graças à utilização de resistência ultra-elevada.
A visibilidade para a estrada, por cima do capô, também foi melhorada, graças à redução de 60 mm na área da carroçaria não visível para o
condutor.
À frente do volante, há um novo painel de instrumentos, com um ecrã
TFT-LCD em posição central de 7" a cores para o Interface com
Informação ao Condutor (DII), ladeado por indicadores da temperatura do
líquido de arrefecimento e do nível de combustível. Este novo interface
inclui um velocímetro digital e um conta-rotações
linear de grandes dimensões. Integrado na metade inferior do
interface encontramos uma "zona de conteúdos", a qual o condutor selecionar uma variedade de conteúdos de infoentretenimento,
incluindo instruções de navegação, apresentação de SMS e emails, estado do sistema de tração integral e
informações do sistema inteligente de manutenção do veículo, entre outras.
A navegação e a seleção das informações a apresentar no DII são efetuadas pelos comandos no lado esquerdo do volante. Deste lado, encontramos também os comandos do sistema de telefone mãos-livre. Um segundo grupo de comandos, desta feita no lado direito do volante,
aciona os sistemas de velocidade de cruzeiro adaptável e de assistência à
faixa de rodagem.
Na consola central, a Honda racionalizou a disposição do ecrã em comparação com a geração
anterior do CR-V, agora com apenas um ecrã tátil de 7" colocado em posição
central. A
disposição dos botões de comando também foi simplificada, incluindo um
só grupo para controlo do ar condicionado colocado por baixo do ecrã. De volta, está o botão rotativo do controlo do volume e ativação do rádio.
A nova consola central "bandeja" (com capacidade para um smartphone
de 5,5") oferece 3 posições: na mais avançada,
a bandeja para smartphone tapa todo o compartimento de armazenamento
principal para maior segurança e privacidade; quando deslocada para
trás, mantém os itens menores separados e permite o acesso ao
compartimento por baixo; se estiver arrumada, o compartimento
de armazenamento é grande o suficiente para levar uma bolsa ou um
computador portátil.
Os compartimentos de arrumação das portas têm agora mais capacidade (+ 48% à frente e + 63% atrás) algo que foi conseguido
pela colocação dos altifalantes mais para cima nos painéis das portas em
comparação com o CR-V anterior.
A nova geração do CR-V pode ser adquirida em Vermelho Rallye, Prata Lunar, Cinzento Modern Steel, Azul Cosmic,
Vermelho Premium Crystal, Branco Platinum, Preto Crystal e Castanho
Premium Agate.
As jantes de liga leve estarão disponíveis nas medidas 17, 18 e 19
polegadas, consoante a especificação do CR-V e as versões de topo
estarão equipadas de série com um teto de abrir panorâmico.
Aerodinâmica
A Honda aclama que o novo Honda CR-V é o veículo com maior eficiência aerodinâmica da sua
classe, tendo sido desenvolvido através de uma combinação de dinâmica de
fluido computacional, teste em túnel de vento de modelos à escala e os
primeiros testes da marca em túnel de vento "rolante", onde se podem
simular as caraterísticas reais de condução de modelos à escala real,
com o veículo amarrado a "andar" em cima de uma faixa móvel que simula a
circulação em estrada.
As entradas de ar à frente (em baixo do emblema frontal cromado e no pára-choques inferior) possuem o sistema de Grelha
de Radiador Ativa da Honda para melhorar a eficiência de combustível.
Por defeito, o sistema mantém as lamelas da grelha fechadas ao máximo
possível, mesmo na condução em cidade, para melhorar o desempenho
aerodinâmico. No entanto e quando necessário, o sistema opera um motor
eletrónico para abrir as lamelas tanto quanto necessário permitindo a passagem de ar para dentro do compartimento do motor. Um
processador central deteta os principais parâmetros de temperatura para
os requisitos de arrefecimento do motor, do óleo da transmissão e do ar
condicionado, com vista a determinar a posição ideal das lamelas.
Os estreitos pilares A compensam o grande volume da parte superior do
veículo e enquadram o pára-brisas sobre os braços
recuados do limpa-vidros. Combinados com o pára-choques dianteiro
cuidadosamente esculpido, as perturbações aerodinâmicas são reduzidas à
volta da frente do veículo. A aerodinâmica da elegante linha do tejadilho, com antena tipo
barbatana, é complementada pelas coberturas debaixo do motor e sob o
piso que permitem obter fluxos de ar suaves por cima e por baixo do
CR-V, reduzindo o arrastamento e melhorando a estabilidade.
Os bordos do pára-choque traseiro são contornados em direção ao centro
do veículo e terminam em vincos nítidos de cada lado. Em combinação com
os bordos proeminentes dos farolins traseiros colocados mais acima na
carroçaria, esses vincos ajudam a separar os fluxos aerodinâmicos de
cada lado. O spoiler traseiro reduz ainda mais as
perturbações nesta zona do veículo. A diminuição geral do
arrastamento aerodinâmico, em comparação com o CR-V anterior, também reduz
o ruído provocado pelos painéis da carroçaria e pelas extrusões,
beneficiando assim os consumos e a insonorização no interior.
Espaço interior
Com proporções exteriores ligeiramente maiores que as do seu
antecessor, o habitáculo do novo CR-V é significativamente mais
espaçoso.
Todos os ocupantes gozam de um espaço generoso, graças à
postura mais ampla do veículo e à longa distância entre eixos de 2.660
mm - mais 4 cm em relação ao modelo anterior - que resulta num aumento
de 5 cm na distância em linha entre os bancos primeira e da segunda
fileira. O condutor e o passageiro dianteiro beneficiam de um aumento de
5 mm no espaço para a cabeça e mais 16 mm de espaço para as ancas, em
comparação com o CR-V da geração anterior; o depósito de combustível
mais fino e mais plano, colocado imediatamente à frente das rodas
traseiras contribui para gerar mais 5 cm de espaço para as pernas para
os passageiros da segunda fila.
Os encostos dos bancos dianteiros do novo CR-V são esculpidos para
proporcionar o melhor conforto ao condutor e ao passageiro dianteiro,
sendo ao mesmo tempo o mais finos possível para aumentar o espaço para
as pernas na segunda fila. Os passageiros nesta segunda fila também
tiram vantagem dos seus bancos reclináveis em duas posições, que lhes
oferecem maior conforto.
Os ocupantes dos bancos dianteiros usufruem de apoio lombar de quatro
vias, que oferece 8 cm de ajuste vertical e 35 mm de ajuste
longitudinal. Também estão disponíveis bancos de aquecimento rápido e
baixo consumo energético; este tipo de bancos inclui assentos aquecidos
para os ocupantes dos bancos dianteiros e traseiros e encostos aquecidos
para condutor e passageiro dianteiro.
Pela primeira vez em um CR-V, a Honda oferece uma versão com 7
lugares; esta variante dispõe de um espaço fenomenal para as pernas dos
passageiros da terceira fila para garantir o conforto dos passageiros
nas viagens mais longas. As portas de grande abertura e os puxadores
interiores integrados facilitam o acesso ao veículo de forma encontrada
apenas nas propostas topo-de-gama; os bancos da segunda fila deslizam
até 15 cm para a frente, criando uma maior abertura de entrada.
Quando não são necessários, os encostos dos bancos da terceira fila
dividem-se a 50:50, podem ser rebatidos ou tombados para frente,
oferecendo o melhor dos acessos ao compartimento de arrumação por baixo
do piso.
A capacidade da bagageira tem um valor líder nesta classe, com o
bordo de carga maior de sempre num CR-V. O aumento de 16 cm na largura e
um comprimento máximo de carga de 183 cm – mais 25 cm do que no
modelo anterior (180 cm na versão de 7 lugares) – chegam para
transportar uma bicicleta de BTT de rodas de 19,5 polegadas.
Os novos encostos dos bancos com divisão por ação única a 60:40
permitem um carregamento mais rápido e mais fácil e uma superfície
completamente plana para transportar itens maiores. A ação de rebater
qualquer uma das partes dos bancos da segunda fileira pode ser feita com
uma só mão; a base dos bancos desce em direção ao piso para permitir
que os encostos fiquem em posição plana por cima. Os encostos dos bancos
também podem ser recolocados nas suas posições originais apenas com uma
mão.
O CR-V está mais versátil que nunca também graças à miríade de
funcionalidades "inteligentes". O novo piso de duas posições oferece
várias configurações – uma bagageira de piso plano na posição superior
que facilita o carregamento de itens maiores, ou mais espaço para cargas
mais altas na posição inferior, com uma capacidade de carga de 100 kg.
Nas versões de topo, está disponível uma porta traseira elétrica de
acionamento "mãos-livres", que apresenta uma função de regulação da
altura quando aberta. O utilizador pode definir a altura de abertura
máxima da porta traseira do CR-V até onde for conveniente, dependendo do
espaço disponível à volta do veículo, o que é particularmente útil em
espaços apertados com tetos baixos ou quando a traseira do veículo
estiver perto de uma parede. Uma função "Stop-and-hold"
permite parar a porta traseira em qualquer posição que se deseje, o que
permite o controlo temporário da altura de abertura desta porta (uma vez
aberta a mais de 1.185 mm) sem ser necessário programar a função.
Gestão ruído interior
A minimização dos ruídos do motor é auxiliada pela primeira aplicação
num CR-V de um sistema de cancelamento de ruído ativo (ANC – Active Noise
Cancellation), de série em toda a gama. O sistema ANC foi
concebido para reduzir os ruídos de baixa frequência no habitáculo. Este
sistema usa dois microfones no interior para monitorizar os ruídos do
motor e pode depois criar sinais de áudio de "fase oposta" emitidos na
altura certa para cancelar esses ruídos. O sistema opera sempre que o
carro está em funcionamento, independentemente de o sistema de áudio
estar ligado ou desligado.
O ruído do motor é atenuado ainda mais pelas vedações dianteiras,
laterais e traseiras do capô e ainda por um painel isolador dentro do
capô, uma cobertura interna sobre motor e pelo material de isolamento
dedicado existente dentro do tablier. No habitáculo, a alcatifa de
revestimento do piso numa só peça adiciona mais isolamento do ruído
exterior.
Os selantes estrategicamente posicionados ao longo da carroçaria,
assim como os separadores acústicos dentro dos pilares A, B e C e o
para-brisas de montagem à face contribuem para um habitáculo
extremamente tranquilo e silencioso. Os separadores nos pilares reduzem a
transmissão de ruído da área do piso para dentro do habitáculo,
enquanto as borrachas triplas moldadas das portas colocadas a 360 graus
da abertura reduzem o ruído do vento e melhoram o isolamento. Cada vidro
lateral também tem blocos de vedação nos cantos inferiores à frente e
atrás, para preencher as folgas entre a carroçaria e o vidro e reduzir
ainda mais a entrada de ruído.
Os painéis de grandes dimensões da carroçaria são moldados usando
engenharia assistida por computador (CAE) com o objetivo específico de
reduzir os ruídos de baixa frequência. As coberturas acústicas e os
isolantes nas cavas das rodas dianteiras e traseiras, bem como o piso da
cabine e da bagageira, reduzem ainda mais o ruído e as vibrações da
estrada.
Motor
O novo Honda CR-V está equipado com o motor de 1.5 litros VTEC Turbo a
gasolina oferecendo uma notável combinação de
potência e eficiência, e adaptado para incluir um turbocompressor desenhado
exclusivamente para o SUV. Em comparação com outras unidades turbo comprimidas de baixa cilindrada, o
turbocompressor deste motor é mais compacto e tem uma
turbina de menor diâmetro. Para se poderem obter as melhores respostas,
esta é uma condição imperativa. Com um design do tipo "mono scroll", o
turbo é capaz de aumentar a sua pressão, mesmo a baixas aberturas
relativas de acelerador e a baixa rotação. Por outro lado, a válvula
wastegate de ativação eletrónica permite controlar com toda a precisão a
pressão do turbo.
O bloco do motor, em alumínio fundido, com moentes reforçados para
diminuir o peso e os cilindros de camisas em ferro maximizam a
durabilidade. Cada moente da cambota forjada em aço de baixo peso
apresenta um micropolimento que diminui o atrito interno do motor.
A cabeça de motor DOHC (dupla árvore de cames) de baixo peso, é
fabricada em alumínio utilizando o método fundição de baixa pressão. Com as aberturas de escape diretamente
fundidas na cabeça do motor, a necessidade de instalar um coletor de
escape separado é eliminada. A corrente da distribuição de baixo atrito e
silenciosa, comanda as duas árvores de cames à cabeça e as quatro
válvulas por cilindro. A corrente de distribuição é um componente sem
manutenção durante toda a vida útil do motor. Para reduzir ainda mais o
peso, são usadas novas árvores de cames ocas e de paredes duplas.
O sistema dual VTC permite variar de forma independente e contínua a atuação das árvores da admissão e do escape, otimizando a combustão de acordo com as condições de condução. A sobreposição das válvulas pode ser variada, aumentado ou diminuindo consoante a rotação e a carga do motor; isto tem o efeito de melhorar o débito de potência do motor, bem como as suas respostas e eficiência, em conformidade com as diferentes condições de utilização.
Para melhorar ainda mais os consumos, as emissões e a potência, este
motor turbo usa válvulas de escape preenchidas com sódio. Uma câmara oca
no interior da válvula é preenchida com sódio que é arrefecido pela
camisa de água do coletor de escape. Quando a came se aproxima da touche
da válvula, o sódio ajuda a arrefecer toda a válvula. Como toda a
válvula é arrefecida internamente, elimina-se a necessidade de
enriquecer a mistura de combustível – um requisito comum nos motores
turbo para ajudar a refrigerar as válvulas de escape. A mistura
resultante mais pobre ajuda a reduzir as emissões e os consumos de
combustível e aumenta a potência do motor.
A potência do motor é de 173 cv às 5.600 rpm e o binário máximo de 220
Nm entre as 1.900 e as 5.000 rpm,
quando equipado com a caixa manual de 6 velocidades. Quando equipado com a caixa CVT, estes valores passam a 193 cv às 5.600 rpm e 243 Nm entre as 2.000 e as
5.000 rpm.
Esta nova motorização obtém performances ambientais ao
nível das melhores nesta classe. Os valores oficiais para as emissões de
CO2 são de 143 g/km para a variante manual de tração dianteira (FWD), 149
g/km para o modelo de tração integral (AWD) e de 158 g/km para as
versões com caixa CVT – estas estão equipadas de série com tração
integral.
Os consumos em ciclo NEDC combinado cifram-se em 6,3 lt/100 km para a variante manual FWD, 6,4 lt/100 km para o
modelo manual AWD e em 6,8 lt/100 km para as versões CVT AWD.
O aumento nos valores de potência em comparação com a anterior geração a
gasolina permitem ao novo carro oferecer melhores performances e uma
eficiência marcadamente superior. A aceleração dos 0 aos 100 km/h demora
apenas 9,3 segundos e a velocidade máxima é de 211 km/h.
Graças às suas coroas côncavas, os pistões do motor ajudam a manter uma combustão estável e contribuem
para melhorar a eficiência. Os pistões de
peso reduzido apresentam saias de formato otimizado para
minimizar as massas alternas do motor e um revestimento de baixa
fricção aplicado segundo um padrão exclusivo, permitindo diminuir as
vibrações e aumentar a eficiência de funcionamento. Neste motor, os pistões são arrefecidos por injetores de óleo duplos
dirigidos para a parte inferior da coroa de cada pistão, enquanto isso os segmentos
ionizados ajudam a reduzir o atrito e oferecem maior eficiência
operacional.
O polimento tipo "Plateau honing" reduz ainda mais os níveis de atrito
entre os pistões e os cilindros, criando uma superfície ultra suave.
Este tipo de polimento recorre a dois processos de polimento em vez do
processo mais convencional de polimento simples. Isto também permite
melhorar as características de durabilidade a longo prazo do motor.
O óleo de baixa viscosidade (0W-20), uma válvula de segurança especial
com dois estágios colocada na bomba de óleo, os retentores de baixa
fricção, os segmentos de design especial de baixo atrito, a corrente da
distribuição também de baixo atrito e a cambota de baixo peso também
contribuem todos para a eficiência geral de funcionamento do motor.
Transmissão CVT
A caixa automática CVT é um componente de
design novo, desenvolvido para integração na linha de motores
VTEC Turbo. Esta unidade possui um amortecedor duplo de
turbina no conversor de binário que melhora o requinte e as
caraterísticas de condução e ajuda a suavizar as acelerações iniciais.
Em comparação com os sistemas CVT tradicionais que frequentemente têm
uma sensação de "elástico" em aceleração, a mais recente unidade CVT da
Honda oferece uma entrega totalmente diferente, mais direta e familiar
da rotação do motor, com um efeito de escalonamento, que resulta em
respostas mais lineares. As respostas da caixa CVT foram
desenhadas para se parecerem com as de uma caixa de dupla embraiagem.
Com dois programas adicionais, esta caixa oferece
melhorias de segurança e de condução específicas a cada situação.
O sistema EDDB (Early Downshift During Braking) usa a
potência do motor para auxiliar o condutor nas travagens. Quando deteta
uma desaceleração, uma descida ou uma situação de curva iniciada pelo
sistema de travagem, o sistema EDDB aumenta automaticamente a rotação do
motor para dar maior efeito de travão-motor, permitindo
reacelerações rápidas após o abrandamento ou nas curvas.
A função "Fast Off" mede a rapidez com que o condutor solta o pedal do
acelerador e mantém a rotação do motor para fornecer travagem com o
motor nas situações onde o condutor tenha soltado o pedal do acelerador
rapidamente. Esta função foi testada exaustivamente para as vias rápidas e de múltiplas faixas da Europa.
Nova plataforma
O chassis do novo CR-V tem por base os mais recentes desenvolvimentos em
termos de chassis introduzidos pela Honda e é o mais sofisticado de
sempre num CR-V, assegurando uma experiência de condução envolvente e um
conforto exemplar.
A construção rígida mas de baixo peso do chassis gravita à volta de um
baixo centro de gravidade, com suspensões sofisticadas, tanto à frente
como atrás e de novas tecnologias de controlo e também de um novo
sistema de direção variável.
A Honda trabalhou em
estreita parceria com um fornecedor de uma nova geração de aço estampado
a quente de altíssima resistência, que aumenta a resistência e reduz o
peso total de toda a estrutura da carroçaria, permitindo obter uma
plataforma de baixa inércia e alta rigidez.
A nova construção de carroçaria que utiliza materiais leves e de alta
resistência, entre os mais avançados da indústria, permitiu obter uma
plataforma de baixa inércia e alta rigidez. A Honda trabalhou em
estreita parceria com um fornecedor de uma nova geração de aço estampado
a quente de altíssima resistência, que aumenta a resistência e reduz o
peso total de toda a estrutura da carroçaria. A utilização deste aço
estampado a quente de resistência ultraelevada aumentou de um valor de
0% no CR-V anterior para quase 9% neste novo modelo. A utilização
combinada de aços de elevada resistência de 780, 980 e 1.500 MPa é de
36% no novo CR-V, em comparação com os apenas 9% no veículo anterior.
O processo de montagem da carroçaria envolve técnicas de união
inovadoras e de alta eficiência. Primeiro, é montada toda a parte
interior da estrutura, seguida pela parte exterior e, finalmente, as
uniões. Isto desafia o método convencional de montagem, onde se montava primeiro a parte exterior, seguindo-se o
interior e as uniões.
Os pontos de soldadura de passo reduzido estão afastados 20 mm nas
áreas mais críticas da carroçaria unificada, em comparação com o
espaçamento tradicional, entre 40 e 45 mm.
Estas inovações de design, engenharia e fabrico resultam num aumento de 35% da rigidez global à flexão da carroçaria, em comparação com a anterior geração do CR-V, e num aumento de 25%
da rigidez à torção. Por sua vez, estes aumentos oferecem melhores
capacidades de afinação das suspensões e, consequentemente, capacidades
de condução e maneabilidade superiores, ajudando ainda a
salvaguardar todos os requisitos europeus em termos de qualidade e
requinte.
Suspensão e travagem
Totalmente nova, a suspensão contribui para um aumento no conforto de condução em relação ao seu
antecessor, graças à nova configuração mecânica e à integração de
tecnologias avançadas de reforço das caraterísticas de absorção das
irregularidades.
À frente, o novo CR-V conta com conjuntos MacPherson de braços inferiores e com o sistema de direção
assistida elétrica variável por duplo pinhão e cremalheira (idêntico ao do Honda Civic), configurado especificamente
para aplicação no CR-V e para os mercados da Europa. O sistema de pinhão
duplo fornece respostas instantâneas que
melhoram a linearidade, a suavidade e a precisão.
A transferência das vibrações para o volante é minimizada pelo
aumento em 30 mm do diâmetro da coluna da direção (36% maior do que a
do CR-V anterior) e pela colocação do motor elétrico de baixo peso da
direção na cremalheira de duplo pinhão, em vez de na posição mais
convencional, na própria coluna da direção. A manobrabilidade a baixa
velocidade melhorou, com uma redução de 26% no número de voltas do
volante de batente a batente, agora apenas 2,3 voltas.
Atrás, a nova configuração multi-link da suspensão em conjunto com as afinações EPS oferece maior estabilidade a
alta velocidade, superior conforto de condução e maneabilidade mais
linear. A barra estabilizadora traseira
sólida aumenta a capacidade de inserção em curva e reduz o efeito de
rolamento da carroçaria.
As 4 rodas estão todas equipadas com travões de maiores dimensões,
em comparação com a geração anterior, com discos de 296 mm à
frente e de 300 mm atrás, e a potência de travagem foi aumentada pela
adição de um servofreio elétrico (EBB – Electric Brake Booster),
oferecendo valores e sensibilidade topo da classe. O sistema EBB calibra
as performances de travagem de acordo com a velocidade do veículo e as
ações do condutor e pode oferecer mais rapidamente uma potência
hidráulica maior e com menos esforço no pedal dos travões em comparação
com os sistemas de travagem convencionais.
Sistema "Real Time AWD"
A mais recente tecnologia de tração integral em tempo real – "Real Time AWD with
Intelligent Control System" foi calibrada para fornecer a melhor eficiência de combustível e as
caraterísticas de condução ideais. Este sistema suporta o eixo dianteiro
para uma condução suave e eficiente, mesmo nas condições de utilização
no dia-a-dia, por exemplo, distribuindo a potência do motor também pelas
rodas traseiras nos arranques com o veículo parado.
O sistema de tração integral emprega uma embraiagem multidiscos que liga
o veio propulsor ao diferencial traseiro e é operada por um motor
elétrico que aciona uma bomba hidráulica. O seu design leve e de baixos
consumos proporciona um ótimo equilíbrio de desempenho dinâmico, com maior
capacidade e segurança, na condução em estrada ou fora dela, sem
adicionar peso desnecessário à transmissão do veículo. Quando a
transferência de binário para as rodas traseiras não é necessária, como
acontece durante a condução a velocidade de cruzeiro elevada, o veio
propulsor das rodas traseiras é desacoplado para reduzir o arrastamento
mecânico.
As atualizações de software introduzidas no sistema de tração integral
AWD permitem enviar até 60% do binário às rodas traseiras quando
necessário, bem como um aumento geral no binário disponível em todo o
sistema (até 10%, para um valor de 550 Nm. O resultado é um desempenho
melhorado em condições de baixa tração, bem como maior capacidade de
subida.
Segurança
Em linha com a filosofia da fabricante em oferecer "Segurança Para Todos",
todas as versões do novo CR-V estão equipadas com o mesmo conjunto de
sistemas de segurança ativa e passiva.
A nova plataforma incorpora o design exclusivo da Honda para carroçarias da
nova geração denominada tecnologia ACE (Advanced Compatibility
Engineering – Engenharia de Compatibilidade Avançada), que recorre a uma
rede de elementos ligados estruturalmente para distribuir as energias
das colisões de forma mais uniforme. Este design ajuda a reduzir a
transferência de energia para dentro da célula de segurança dos
passageiros em caso de impacto, oferecendo uma proteção superior de
todos os lados, independentemente de qual o ângulo do impacto.
Os 6 airbags ajudam a proteger os ocupantes em caso de acidente e incluem as tecnologias i-SRS Airbag e i-Side Airbag.
As funcionalidades de segurança passiva no novo CR-V são complementadas pelo abrangente pacote Honda Sensing de tecnologias ativas de segurança e de assistência ao condutor, e que estarão instaladas em todas as versões do
CR-V.
Ainda instalados de série, temos o Sistema de Assistência à Estabilidade
do veículo (VSA) com controlo de tração, que melhora as capacidades de
controlo quando o veículo acelera, trava e curva e o Sistema de
Monitorização da Pressão dos Pneus (TPMS).
A nova geração do Honda CR-V tem a chegada aos concessionários europeus programada para o último trimestre do ano.
Especificações técnicas
Motor | 1.5 litros VTEC Turbo (caixa 6MT) | 1.5 litros VTEC Turbo (caixa CVT) | |
4 válvulas por cilindro | 4 válvulas por cilindro | ||
Diâmetro x curso | mm | 73.0 x 89.5 | |
Cilindrada | cm³ | 1,498 | |
Relação de compressão | 10.3 | ||
Potência máxima (motor) | CV | FWD: 173 CV AWD: 173 CV |
AWD:193 CV |
@ rpm | 5.600 rpm | ||
Binário máximo (motor) | Nm | FWD: 220 Nm AWD: 220 Nm |
AWD: 243 Nm |
@ rpm | 1900-5000 rpm (6MT) 2000-5000 rpm (CVT) | ||
Tipo de combustível | Sem chumbo 95 | Sem chumbo 95 |
Transmissão | 1.5 litros VTEC Turbo (6MT) FWD | 1.5 litros VTEC Turbo (6MT) AWD | 1.5 litros VTEC Turbo (CVT) | |
Relações de transmissão |
1ª | 3.642 | 3.642 | |
2ª | 2.08 | 2.08 | ||
3ª | 1.361 | 1.361 | ||
4ª | 1.023 | 1.023 | ||
5ª | 0.829 | 0.829 | ||
6ª | 0.686 | 0.686 | ||
Marcha em frente | - | - | 0.405 - 2.645 | |
Marcha-atrás | 3.673 | 3.583 | 1.264 - 1.857 | |
Relação Final de Transmissão | 4.705 | 4.764 | 5.362 |
Suspensão | |
Dianteira | Unidades MacPherson |
Traseira | Multi Link |
Direçao | |
Tipo | Duplo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica |
Voltas do volante, de batente a batente | 2.34 |
Diâmetro de viragem (ao centro da roda) | 11.0 |
Diâmetro de viragem (carroçaria) | 11.9 |
Travões | |
Dianteiros | Disco ventilado |
Traseiros | Disco Solido |
Dimensões, pesos e capacidades | |||
Comprimento total | mm | 4,600 | |
Largura total (incluindo espelhos retrovisores das portas) | mm | 2,117.2 | |
Altura total | mm | FWD: 1,679/ AWD: 1,689 | |
Distância entre eixos | mm | FWD: 2,663 / AWD: 2,662 | |
Altura ao solo | mm | FWD: 198 mm | |
AWD: 208 mm | |||
Espaço para bagagem (método VDA) (bancos rebatidos, até aos vidros) |
litros | 5 bancos, bancos traseiros rebatidos: 1.756 (1,638 com teto panorâmico) | |
7 bancos, bancos da 2ª e 3ª filas rebatidos: TBC | |||
7 bancos, bancos da 3ª fila rebatidos: 472 | |||
Espaço para bagagem (método VDA) (bancos rebatidos, até ao tejadilho) |
litros | 5 bancos, bancos traseiros rebatidos: 1.123 | |
7 bancos, bancos da 2ª e 3ª filas rebatidos: TBC | |||
7 bancos, bancos da 3ª fila rebatidos: TBC | |||
Espaço para bagagem (método VDA; todos os bancos na vertical) | litros | 5 lugares: 561 | |
7 lugares: 150 | |||
Peso em ordem de marcha (tara) | kg | FWD: 1501-1523 | AWD: 1598-1667 (5 lug.)
1665-1705 (7 lug.) |
AWD: 1573-1642 (5 lug.)
1640-1680 (7 lug.) |
|||
Peso máximo admissível | kg | FWD: 2.150 | AWD: 2350 |
AWD: 2150 (5 lug.) 2350 (7 lug.) |
|||
Capacidades de reboque (com travões) | kg | FWD: 2000 | AWD: 1500 |
AWD: 2000 | |||
Capacidades de reboque (sem travões) | kg | FWD: 600 | AWD: 600 |
AWD: 600 | |||
Depósito de combustível | litros | 57 |
Jantes e pneus | ||
Jantes | 17x7.5J AW (FWD) 18x7.5J AW (FWD/AWD) 19x7.5J AW (AWD) |
18x7.5J AW 19x7.5J AW |
Pneus | 225/65R17 (FWD) | 225/60R18 |
225/60R18 (FWD/AWD) 235/55R19 (AWD) |
235/55R19 |
Performances | ||
Velocidade máxima (km/h) | FWD: 211 | AWD: 200 |
AWD: 208 | ||
Aceleração de 0-100 | FWD: 9,2-9,3 s | AWD: 10,0 s |
AWD: 9,3-9,8 s |
Emissões de CO2 e consumos | 1.5 litros VTEC Turbo (caixa 6MT) |
1.5 litros VTEC Turbo (caixa CVT) |
|
NEDC | |||
Circuito urbano CO2 |
g/km | FWD: 169 | AWD: 197 |
AWD: 175 |
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Circuito extra-urbano CO2 | g/km | FWD: 128 | AWD: 141 |
AWD: 137 |
|||
Circuito combinado CO2 | g/km | FWD: 143 | AWD: 162 |
AWD: 151 |
|||
Circuito urbano | lt/100 km | FWD: 7,4 | AWD: 8,6 |
AWD: 7,6 | |||
Circuito extra-urbano | lt/100 km | FWD: 5,6 | AWD: 6,2 |
AWD: 6,0 | |||
Circuito combinado | lt/100 km | FWD: 6,3 | AWD: 7,1 |
AWD: 6,6 |
Fonte: Honda