31.7.18

Cheias no México afetam produção de 3 modelos Honda

Para além da evacuação de cerca de 400 pessoas das áreas limítrofes, o transbordo de um canal ligado ao rio Laja, situado nas imediações da fábrica da Honda na cidade mexicana de Celaya, e causado pela violenta tempestade que assolou o centro do México no passado mês de junho, teve consequências significativas nas infraestruturas da marca.

Devido às inundações registadas e que afetaram estas instalações, a fabricante japonesa viu-se obrigada a suspender a produção desde o passado dia 28 de junho. Esta paragem afetou 3 modelos e a fabricação de outros componentes.

A maior fábrica da Honda no país iniciou a sua atividade em 2014, tem a capacidade de produzir 350 mil transmissões CVT e 200 mil unidades automóveis anualmente, produzindo os modelos HR-V e Fit (Jazz), e embora a produção das transmissões tenha sido retomada no início do mês de julho, após vistorias técnicas e em comunicado, a Honda informa agora que a produção dos dois modelos continuará suspensa em Celaya até meados de novembro e "até estarem garantidos os mais altos níveis de qualidade de todos os produtos".

Para minimizar os atrasos nas entregas do facelift do SUV, a sua produção foi reforçada na fábrica de Guadalajara, a qual não foi afetada e se situa a quase 260 km de Celaya, onde parte da produção do modelo já era realizada.

Também o novo modelo Insight foi afetado, uma vez que uma parte crítica do motor é feita nesta fábrica. Apesar do híbrido ser produzido nas instalações norte-americanas do Indiana, esta interrupção repercute-se na sua produção, ficando assim suspensa durante o mês de agosto e retomando atividade em setembro.

Mais de 60% da produção de Celaya é exportada para os EUA. O mercado europeu não será afetado por estas paragens dado que os modelos Jazz e HR-V (facelift) são importados do Japão.


Fonte: Honda
Back To Top