31.7.18

Honda apresenta aumento de lucros no 1º trimestre de 2018

A Honda Moto Co. revelou hoje os resultados financeiros relativos ao primeiro trimestre do ano e, apesar do impacto negativo da suspensão da produção no México e dos efeitos negativos das transações de câmbio (FOREX), comparativamente ao período homólogo, registou um aumento de 11,2% no lucro operacional e 8,4% na receita das vendas, ambos de vendas consolidadas (excluindo vendas através de empréstimo), refletindo-se numa quantia de 299,38 biliões de ienes (2.307.030.000 €) e 4.024,1 biliões de ienes (31.009.000.000 €), respetivamente.

Esta subida deve-se principalmente ao aumento das vendas de automóveis na América do Norte e motociclos na Ásia, a uma gestão dos custos gerais, administrativos e relacionados com vendas mais otimizada que se refletiu num decréscimo destas despesas.

No setor automóvel, a China, o Japão e os EUA revelaram-se os melhores mercados do primeiro trimestre de 2018, com a Índia a sobressair no setor dos motociclos.

Nas 3 principais áreas de produtos: automóvel, motociclos e produtos de força, o grupo Honda registou, respetivamente, um aumento de 3% (devido ao aumento de vendas nos EUA e Japão), 13,9% (devido ao aumento das vendas na Indonésia, Índia e Vietname) e 0,8%, comparativamente com o primeiro trimestre do ano passado. Em termos de unidades de produto, isto refletiu-se num total de 1.305.000 de automóveis, 5.352.000 de motociclos e 1.341 de produtos de força.

Apesar da pouca relevância do mercado europeu, o grupo Honda conseguiu ter um aumento de 5,7% do lucro operacional no velho continente, refletindo-se num valor de 7,04 biliões de ienes (54.250.400 €), e 237,2 biliões de ienes em receitas de vendas. Em comparação, no mercado norte-americano, o melhor no primeiro trimestre, a Honda registou 2.313,3 biliões de ienes (cerca de 17.824.000.000 €).

No mercado europeu, o grupo Honda vendeu 42 mil unidades de automóveis, 80 mil unidades de motociclos e 229 mil de produtos de força, colocando a Europa como o terceiro mercado mais importante nestes dois últimos setores. Relativamente ao setor automóvel, a Europa continua a ser o mercado mais fraco, com a Ásia e a América do Norte a ocuparem os 1º e 2º lugares respetivamente, onde se registaram vendas de 520 mil e 518 mil unidades.

Para o resto do corrente ano fiscal, tanto para o setor dos motociclos como para o dos produtos de força, a Honda revê em alta as previsões anteriormente realizadas, com aumentos de 305 mil unidades para o primeiro (+1,5%) e de 55 mil unidades para o segundo (+0,9%). No entanto, as previsões da marca para o sector automóvel sofreram um ajuste negativo, revelando um decréscimo de 1,7% (- 90 mil unidades).
Está previsto um aumento de 0,6% da receita das vendas consolidadas mas, quanto aos lucros operacionais, a Honda prevê uma queda de 14,8% para os 710 biliões de ienes (5.471.280.000.000 €), relativamente ao anterior ano fiscal.


Fonte: Honda
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