Honda Civic diesel ganha transmissão auto de 9 velocidades
Pela primeira vez na gama Civic, a Honda irá disponibilizar a combinação de uma variante diesel com uma caixa automática. O eficiente Civic 1.6 i-DTEC irá ser disponibilizado no mercado europeu com a transmissão automática de 9 velocidades (9AT), em todos os níveis de equipamento quer na versão de 4 como na de 5 portas.
Esta combinação do motor i-DTEC com uma 9AT não é novidade, já foi oferecida no Honda CR-V e encontra-se disponível na nova geração do SUV em alguns mercados mas, até agora, a Honda apenas oferecia a gama Civic equipada com caixa manual e CVT, encontrando-se esta última apenas nas variantes a gasolina.
A marca anuncia uma média de consumo oficial de 4.1 lt/100km e uma competitiva relação performance/eficiência entre outros modelos automáticos da classe.
O motor, combinado com a nova caixa automática, irá produzir os 120 cv às 4.000 rpm e 300 Nm de binário às 2.000 rpm, possibilitando ao Civic uma aceleração dos 0-100 km/h em 11 segundos e uma velocidade máxima de 200 km/h.
Segundo a fabricante nipónica, juntamente com uma economia anunciada de pouco menos de meio litro a mais que o seu congénere manual, o novo Civic i-DTEC automático regista emissões de CO2 de 108g/km para o sedan e 109g/km para o hatchback, sob o ciclo combinado no revisto NEDC.
Relativamente à antiga geração da unidade i-DTEC, a eficiência no consumo é garantida pelas melhorias introduzidas no motor, compreendendo pistões de aço para reduzir a perda de arrefecimento, redução dos níveis de fricção entre os pistões e o diâmetro dos cilindros para um movimento mais suave dos primeiros e redução do desgaste do motor.
O revisto turbo apresenta agora um desenho do bocal variável altamente eficiente e a sua velocidade de rotação é controlada pela eletrónica do carro, minimizando o atraso do turbo e otimizando a aceleração e performance. Graças ao novo compressor, as perdas de energia foram reduzidas comparativamente ao anterior motor.
Dependendo da velocidade do motor e da aceleração aplicada, a nova transmissão é capaz de "saltar" mudanças para uma resposta mais rápida, sendo capaz de, por exemplo, reduzir diretamente da 9ª velocidade para 5ª ou reduções para 2ª ou 1ª velocidades. A amplitude das relações da 9AT proporciona, desta forma, mudanças mais suaves e uma aceleração mais linear.
Não são ainda conhecidos os valores, níveis de equipamento ou datas de lançamento para o Honda Civic Diesel AT em Portugal mas, em Espanha, o hatchback será comercializado entre os 28.100€ e os 31.750€, e o sedan entre os 26.950€ e os 32.050€.
Fonte: Honda