Próximo Honda Jazz pode ter híbrido com sistema i-MMD do novo Insight
A renovação da atual geração do Honda Jazz está a iniciar agora a sua difusão pelo mercado europeu, sendo oferecida presentemente apenas com as motorizações a gasolina 1.3 e 1.5 i-VTEC, no entanto, em mercados como o asiático, a Honda disponibiliza também uma versão híbrida do citadino baseada no sistema i-DCD (Intelligent Dual Clutch Drive) de um motor elétrico, mas isto pode mudar com a próxima geração.
A imprensa japonesa avança agora que o popular citadino poderá empregar a terceira geração do sistema propulsor i-MMD (Intelligent Multi Mode Drive) composto por 2 motores elétricos (um deles gerador).
Ao
que tudo indica, este novo sistema baseado no i-MMD original combinado com o 2.0 i-VTEC, usado nos novos Accord e CR-V, irá trabalhar em
conjunto com o 1.5 i-VTEC. Esta opção da Honda em diminuir a capacidade
do motor a gasolina, prende-se principalmente com os custos associados ao sistema original e tornando-o assim viável em modelos mais pequenos.
No novo Insight, a Honda utiliza este mesmo sistema híbrido associado ao motor a gasolina 1.5 i-VTEC, por isso não será de admirar que a mesma configuração seja utilizada no próximo Jazz Hybrid. No Insight, o conjunto produzirá uma potência de 151 cv e 267,1 Nm de binário elétrico, no entanto é possível que no Jazz estas especificações sejam também ligeiramente reduzidas.
O citadino irá também integrar uma versão 100% elétrica, o Jazz EV, cujo lançamento está previsto para daqui a dois anos.
Saiba como funciona o sistema híbrido i-MMD neste vídeo:
Saiba como funciona o sistema híbrido i-MMD neste vídeo:
Fonte: Nikkei