Honda fornece motores F1 à Red Bull Racing em 2019 e 2020
O Grupo Red Bull chegou a um entendimento com a Honda Motor Co Ltd. e assinou um acordo de fornecimento de motores para os carros da equipa principal do grupo, a Aston Martin Red Bull Racing.
A parceria celebrada e anunciada hoje pelas duas companhias compromete o fornecimento durante as próximas duas temporadas do Campeonato Mundial FIA Fórmula 1.
Juntamente com a Scuderia Toro Rosso, nas temporadas de 2019 e 2020, a Honda passará a equipar ambas as equipas do grupo Red Bull, com motores de especificações idênticas.
"Após cuidadosas considerações e avaliações, estamos certos que esta
parceria com a Honda é a direção certa para a equipa. (...) Estamos
impressionados com o compromisso da Honda com a F1, através dos rápidos avanços que eles têm vindo a fazer nos últimos tempos com a nossa equipa
irmã Scuderia Toro Rosso, e pelo âmbito da sua ambição, que se equipara à
nossa." - Christian Horner, chefe da equipa da Aston Martin Red Bull
Racing.
Esta mudança não irá ter efeitos no nome da equipa. A Red Bull já veio anunciar em comunicado que a identificação da equipa continuará sem alterações, mantendo-se Aston Martin Red Bull Racing.
Este acordo entre a equipa inglesa e a fabricante japonesa vem
fortalecer a relação que ambas têm no desporto motorizado, e onde o
sucesso não é estranho, tendo já alcançado alguns excelentes resultados tanto em 4 e 2 rodas.
No comunicado, Christian Horner declara que vê grande potencial no alinhamento da Honda com as duas equipas da Red Bull e que a japonesa terá acesso a uma vasta quantidade de dados dos equipamentos de ambas, bem como todas as oportunidades que esse acesso lhes dará para um desenvolvimento mais rápido, eficiente e competitivo.
Sobre esta nova etapa da sua companhia, Takahiro Hachigo, presidente e diretor representativo da Honda Motor Co., Ltd., disse que após terem estabelecido uma boa relação com a Toro Rosso tomaram a decisão de "estender a sua participação na F1 à restante família Red Bull" a partir de 2019.
"Termos duas equipas significa que teremos acesso ao dobro dos dados. Acreditamos que trabalhando com a Toro Rosso e a Red Bull Racing permitir-nos-á chegar mais perto do nosso objetivo de ganharmos corridas e campeonatos, construindo dois fortes relacionamentos", acrescentou.
Terminando a sua declaração, Hachigo fez questão de salientar a atitude do grupo durante o processo: "As conversações decorreram rapidamente, graças à abertura da Red Bull e à atitude respeitosa para com a Honda, levando a um acordo que é justo e equitativo para ambas as partes."
A Red Bull tinha vindo nos últimos meses a ser pressionada pela Renault, a sua atual fornecedora, para tomar uma decisão quanto à continuação da parceria com a fornecedora francesa, chegando mesmo a fazer um ultimato para uma resolução antes do Grande Prémio da Áustria, que decorrerá já no dia 1 de julho. Com este anúncio, a temporada deste ano será a última em que a Renault fornecerá os motores à Red Bull Racing, terminando uma relação de 12 anos.
Fonte: Honda e Red Bull