A Honda e Nürburgring Nordschleife, uma relação com mais de 50 anos
A relação da Honda com o circuito de Nürburgring Nordschleife já
existe há mais de meio século, nos primórdios do negócio de produção
automóvel. A estreia no circuito em 1964 foi também a primeira vez que
um fabricante japonês competiu na Fórmula 1, enquanto o piloto Ronnie
Bucknum cruzou a linha da meta do Grande Prémio da Alemanha ao volante
do RA271.
Na era de 1964, o RA271 era o único automóvel com motor V12,
denominado hoje por V8, e o seu sucessor - o RA272 - foi o automóvel
mais potente da história da Fórmula 1 de 1.5 litros. Este último também
reivindicaria a primeira vitória da Honda na Fórmula 1 um ano depois.
Nos 500 km da corrida de Nürburgring em 1964, o Honda S600 alcançou a
primeira vitória da marca na Europa, alcançando a primeira
classificação para a classe Grande Turismo 1000cc (GT1.0), com o piloto
neozelandês Denny Hulme. O seu sucessor, o S800, também conquistou uma
vitória em Nürburgring, terminando no primeiro lugar da classe GT1.0 em
1967, nas mãos dos nacionais belgas Carl Smet e Hugues de Fierlant.
A atividade da Honda em Nürburgring não se limita a corridas. Durante
o desenvolvimento do super-desportivo NSX no final dos anos 80, a marca
estabeleceu um novo local de teste fora do lendário circuito. A
instalação foi em grande parte uma resposta ao feedback de Ayrton Senna
durante os testes de reestruturação de um automóvel protótipo no
Circuito de Suzuka, no Japão, quando a Honda percebeu que precisava
melhorar significativamente a rigidez do NSX. O percurso desafiador de
20,8 km de Nürburgring foi considerado o local perfeito para o fazer.
Os testes da Honda no circuito alemão representaram a primeira vez
que um fabricante japonês realizou uma avaliação tão aprofundada num
local no exterior. Depois de meses de aperfeiçoamento da configuração do
chassis e da suspensão, a rigidez do automóvel foi aumentada em 50% em
comparação com os testes anteriores em Suzuka. A este respeito, o
Nürburgring teve um impacto vital no desempenho dinâmico do Honda NSX.
Hoje, a base da Honda em Nürburgring é usada em vários programas de
teste. Além da primeira geração do NSX, o superdesportivo de segunda
geração também foi desenvolvido lá, assim como o automóvel desportivo
S2000 e muitas das versões dos modelos Type R. Também usou a pista para
trabalhos de avaliação nos seus automóveis Acura, a marca premium
americana.
Mesmo fora da Alemanha, a Honda beneficia das caraterísticas de
Nürburgring. O seu extenso circuito de provas de Takasu, em Hokkaido, no
Japão, reproduziu muitas das estradas dentro e ao redor do
Nordschleife, que permitem à Honda aperfeiçoar ainda mais as
particularidades de condução e manuseamento de seus veículos.
A Honda alcançou o recorde de Nürburgring para um automóvel de
produção de tração dianteira, pela primeira vez, com o FK2 Type R, ao
completar uma volta em 7 minutos e 50,63 segundos. O detentor do recorde atual - o FK8 Type R - melhorou esse tempo em quase sete segundos.
Fonte: Honda