Honda Civic Type R estabelece novo recorde no circuito Magny-Cours GP
Após a estreia do Honda Civic "Type R Challenge 2018" no Salão Automóvel
de Genebra, o hatchback de alto desempenho definiu um novo recorde de
volta em circuito de 2 minutos e 1,51 segundos para um automóvel de
produção com tração dianteira, no circuito Magny-Cours GP em França.
O
Type R, com pneus de estrada, foi conduzido por Esteban Guerrieri, piloto do WTCR, que está a
competir na FIA World Touring Car 2018 com um Honda Civic TCR da Münnich
Motorsport.
Sobre o recorde da volta, Esteban Guerrieri referiu: "O melhor sobre o
Type R é que nos dá confiança. É muito responsivo e oferece um
excelente feedback. As pessoas apelidam o Type R de hot hatch e provamos
hoje que realmente o é; este automóvel continua a impulsionar os limites
do que é possível a partir da tração dianteira".
Acerca da flexibilidade do Type R como automóvel de estrada e pista,
Guerrieri acrescentou: "A espetacularidade é que poderíamos usar o modo
+R na pista e depois mudar para o modo Comfort e conduzir até casa".
O circuito Magny-Cours GP é uma pista de 4,4 km com uma mistura de
curvas lentas, secções de retas longas e de alta velocidade. O motor de 2.0 litros do Civic Type R e o seu potente desempenho ajudou Guerrieri a explorar o
caráter da pista. A aerodinâmica do automóvel, com o melhor equilíbrio
entre elevação e resistência, foi perfeitamente adequado ao circuito
francês. No modo +R do Civic Type R, o Sistema de Amortecimento
Adaptativo produz uma condução mais firme, mais graduada e de maior
agilidade em alto desempenho.
O novo tempo de referência para o circuito de Magny-Cours é o segundo recorde a ser alcançado pelo novo Civic Type R. Em abril de 2017, um automóvel em desenvolvimento de produção tornou-se o automóvel de tração dianteira mais rápido da Nürburgring Nordschleife, com um tempo de volta de 7 minutos e 43,8 segundos.
O tempo de referência representa o primeiro sucesso no "Type R Challenge 2018", que fará com que uma equipa de pilotos de corrida da Honda tente ultrapassar recordes de automóveis de produção de tração dianteira, com uma versão de produção específica do Civic Type R, em lendários 5 circuitos europeus.
Um desafio semelhante em 2016 permitiu à Honda estabelecer tempos de
volta de referência no Estoril, Hungaroring, Silverstone e
Spa-Francorchamps, usando o Civic Type R da geração anterior. Para o
desafio de 2018 - para além do novo recorde no Magny-Cours - a Honda
pretende ultrapassar os tempos estabelecidos nestes quatro circuitos.
A equipa de pilotos para as tentativas de novo recorde de
circuito no "Type R Challenge 2018" será constituída pelo antigo Campeão do Mundo
de Fórmula 1 e atual piloto do NSX Super GT Jenson Button (Reino Unido),
Tiago Monteiro (Portugal), Bertrand Baguette (Bélgica) e o lendário do
BTCC Matt Neal (Reino Unido).
Fonte: Honda