Honda Monkey 125 (2018) - toda a informação
A Honda Monkey é, talvez, mais conhecida a nível mundial como um ícone
simbólico da década de 70 do século passado, mas a sua primeira aparição
ao público foi, na realidade, em 1961, com a designação Z100, passando mais tarde a ser designada Z50.
Originalmente desenvolvida como
um brinquedo para crianças de 49 cm³ para o parque de diversões Tama
Tech em Tóquio, este modelo tornou-se logo tão popular que foi
desenvolvida uma versão homologada para a estrada.
Exportada para a América e para a Europa com a nomenclatura CZ100, a primeira Monkey vinha equipada com o motor a quatro tempos, OHC de um
cilindro, de 49 cc e 4.5 cv (3.4 kW) às 9500 rpm da Super Cub,
transmissão de 3 velocidades e pneus de 5". O banco distava do solo
cerca 56 cm, não tinha suspensão e o guiador podia ser dobrado.
Z100 de 1961 e CZ100 de 1963 |
Depois de ter anunciado o fim da produção do modelo, a Honda parece ter voltado atrás na decisão de retirar este icónico veículo de 2 rodas dos mercados, apresentando o protótipo da nova geração no EICMA de 2017, e vindo agora revelar a versão de produção.
A nova Monkey surge no caminho traçado pela MSX125 numa proposta que monta um motor monocilíndrico horizontal de
125 cm³ numa plataforma atualizada à vida moderna.
O estilo clássico da Monkey serviu de inspiração para este novo modelo. A
sua silhueta trapezoidal destaca as formas compactas e as superfícies simples e curvadas foram
desenhadas independentemente umas das outras caracterizando toda a
Monkey. A altura máxima ao solo é de 160 mm.
O depósito com o logótipo histórico 3D Old Wing
da Honda tem capacidade para 5,6 litros de combustível e
está pintado na mesma cor do quadro, do braço oscilante e dos
amortecedores traseiros sendo visualmente o ponto forte deste
modelo. Os dois guarda-lamas da Monkey em aço cromado e montados em
posição alta, a proteção de escape característica, os
espelhos retrovisores de formato circular e o guiador alto fazem a ligação com o modelo original.
A forquilha USD compõe a frente com o seu acabamento premium Alumite e é
complementada atrás pelos dois amortecedores com 104 mm de curso no
eixo da roda.
As jantes de 12
polegadas são equipadas com largos pneus de tacos de dimensões 120/80-12 65J à frente e
130/80-12 69J atrás.
A atualização da mota estende-se à instrumentação, com o painel digital LCD circular que inclui o
velocímetro, o conta-quilómetros totalizador, dois trips parciais para as distâncias
percorridas e um indicador de seis segmentos para o nível do
combustível. Todas as luzes são de LEDs e a chave ondulada tem um sistema de resposta
incluído "Answer Back" que pisca os indicadores de direção mediante
uma pressão num botão e permite localizar facilmente a Monkey no meio de
um estacionamento cheio.
No que respeita à motorização, a
Monkey está equipada com uma unidade monocilíndrica horizontal de 125
cm³ e uma árvore de cames à cabeça (SOHC). A sua construção apesar de simples é muito robusta e está preparada para oferecer
excelentes performances no trânsito das cidades. A refrigeração é feita
pela passagem do ar e o
sistema de alimentação de combustível é o famoso sistema PGM-FI,
permitindo ao motor debitar uma potência de 6,9 kW às 7.000 rpm e um
binário de 11 Nm às 5.250 rpm. A caixa de velocidades tem 4 mudanças e o
motor exibe consumos reduzidos (1,49 lt/100 km).
O quadro monotrave em aço da Monkey foi ajustado para oferecer o melhor equilíbrio entre rigidez e subtileza, e o braço oscilante de secção oval reflete o "design circular" que abunda em toda a moto.
O ângulo da coluna da direção é de 25° e o eixo de arraste de 82 mm, para uma distância entre eixos de 1.155 mm e um diâmetro de
viragem de apenas 1,9 metros. O peso em ordem de marcha é de apenas 107
kg, com o banco de uretano de alta densidade a 775 mm do chão.
A travagem fica a cargo de um disco de 220 mm à frente e outro disco de 190 mm atrás, com o sistema ABS de um canal e unidade IMU
a ajudar a reduzir o levantar da traseira em caso de uma travagem mais brusca.
A Monkey de 2018 vai estar disponível em três cores: Amarelo Banana, Vermelho Pérola Nebula e Preto Pérola Shining, todas em combinação com o Branco Ross.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
MOTOR | |
Tipo | 4 tempos, SOHC, 2 válvulas, refrigerado por ar |
Cilindrada | 125 cm³ |
Diâmetro x Curso | 52,4 x 57,9 mm |
Relação de compressão | 9,3 : 1 |
Potência máxima | 6,9 kW às 7.000 rpm |
Binário máximo | 11 Nm às 5.250 rpm |
Capacidade de óleo | 0,9 ~ 1,1 Litros |
SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO DE COMBUSTÍVEL | |
Alimentação | Injeção eletrónica PGM-FI |
Capacidade do depósito de combustível | 5,6 litros |
Consumos de combustível | 67 km/l (1,49 l/100 km) (modo WMTC) |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Motor de arranque | Elétrico |
Bateria | YTZ5S |
TRANSMISSÃO | |
Tipo de embraiagem | Embraiagem húmida, discos múltiplos |
Tipo de caixa | 4 velocidades |
QUADRO | |
Tipo | Quadro monotrave à retaguarda, em aço |
CICLÍSTICA | |
Dimensões (C x L x A) | 1.710 x 755 x 1.029 mm |
Distância entre eixos | 1.155 mm |
Ângulo da coluna da direção | 25° |
Eixo de arraste (trail) | 82 mm |
Altura do banco | 776 mm |
Altura ao Solo | 160 mm |
Raio de viragem | 1,9 m |
Peso em ordem de marcha | 107 kg |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Forquilha USD de 100 mm de deslocamento do eixo |
Traseira | Duplo amortecedor 104 mm de deslocamento do eixo |
JANTES | |
Dianteira | 10 raios liga de alumínio |
Traseira | 10 raios liga de alumínio |
Pneu Dianteiro | 120/80-12 65J |
Pneu Traseiro | 130/80-12 69J |
TRAVÕES | |
Dianteiro | Hidráulico, um disco de 220 mm, com ABS e IMU |
Traseiro | Hidráulico, um disco de 190 mm |
ILUMINAÇÃO | |
Farol | LEDs |
Farolim | LEDs |
Nota: Todas as especificações são provisórias e sujeitas a alterações sem aviso prévio. Os valores indicados de consumo são resultados obtidos pela Honda, em
condições de teste uniformizadas, tal como prescrito pelo método WMTC.
Os testes foram realizados em estrada aberta usando a versão base do
veículo, só com o condutor e sem equipamento opcional adicional.
Fonte: Honda
Fonte: Honda