Honda "ensina" americanos a conduzir com caixa manual
Tal como conduzir com volante à direita ou à esquerda, durante décadas, o uso de caixas de velocidades manuais e automáticas parecia algo cultural, dependendo de país para país ou de continente para continente. O mais estranho é que num dos maiores mercados automóveis do mundo (EUA), onde a cultura das 4 rodas sempre foi considerada um "estilo de vida", a caixa que menos transmite ao condutor a tal "ligação com o carro" foi a que ganhou mais terreno.
Enquanto que na Europa e no Japão cerca de 80% dos automóveis são de transmissão manual, apenas cerca de 5% dos carros vendidos nos EUA são equipados com caixa de velocidades manual.
Nos EUA, a Honda é a única marca de linha completa a oferecer a opção de transmissão manual em todos os seus modelos de passageiros a gasolina.
Fomos habituados a pensar "continente americano = transmissões automáticas, continente europeu = transmissões manuais". Mas este cenário parece estar a inverter-se, cada vez mais se vêem carros automáticos no velho continente e os americanos parecem estar a "descobrir" os encantos da condução com caixa manual.
Por causa disso, a Honda americana resolveu "ensinar" os jovens condutores (e outros não tão jovens assim) os caminhos para uma boa convivência entre manete das mudanças, braço, perna esquerda, pedal da embraiagem e acelerador. Para isso, criou o evento "Shifting Gears" e um vídeo explicativo.
O evento juntou vários modelos Honda da gama manual americana e 53 convidados de meios de comunicação e bloggers, nas montanhas de São Gabriel, em Los Angeles, para proporcionar um conhecimento mais profundo e, o que foi para muitos, um primeiro contacto com a transmissão manual. As experiências foram partilhadas pelas redes sociais com a hashtag #DriveManual.
Os participantes tiveram a oportunidade de experimentar modelos atuais e modelos antigos, desde o Honda Jazz Sport ao hot hatch Civic Type R, assim como o Civic CVCC, o Prelude SH e o S2000 CR, entre outros. Enquanto os mais experientes puderam levar os carros mais recentes para a estrada de montanha logo no primeiro contacto, os principiantes tiveram 4 atividades desenhadas para aumentar a sua confiança na condução com transmissão manual antes de prosseguirem para a via pública.
"Há algo de especial, algo íntimo e puro em estar em completo controlo do nosso carro. Num mundo onde a autonomia está a surgir a passos largos, não nos podemos esquecer das pequenas alegrias que têm feito parte do ato de conduzir desde o principio," afirmou Sage Marie, vice-presidente adjunto de comunicações da Honda americana, durante o evento.
Fonte: Honda