Honda apresenta "HR-V" elétrico chinês
Hoje, no primeiro dia do Salão Internacional de Pequim, a Honda apresentou a sua mais recente proposta para a linha de elétricos, o Everus EV Concept.
O protótipo coloca em antevisão as linhas do futuro modelo de produção que será exclusivo do mercado chinês e que será desenvolvido pela Honda Motor China Technology Co., Ltd. e GAC Honda Automobile Co., Ltd. (GAC Honda).
Tal como tínhamos avançado, os rumores confirmaram-se e pelo que se pode observar, o Everus EV parece ter sido criado sob a plataforma do HR-V, adotando muitas das suas linhas, especialmente nas laterais.
Na frente, o protótipo que parece estar já muito perto da sua versão de produção, apresenta uma esguia linha de faróis LED, fazendo lembrar o XR-V (irmão chinês do HR-V), e o que aparenta ser a "portinhola" para o sistema de carregamento, uma enorme "grelha" inferior que transmite uma sensação de robustez e o alojamento do que nos parecem ser as luzes diurnas vincadamente delineadas nas laterais do para-choques frontal. Destaque ainda para o pormenor da iluminação azul que sublinha inferiormente as laterais e os cantos do para-choques, bem com interliga os dois faróis.
A traseira inquestionavelmente adota as linhas do HR-V, quer no desenho e disposição das linhas dos farolins e vincos da porta da bagageira, assim como no dimensionamento do vidro. O pára-choques preto aloja uma "grelha" idêntica à da frente com os cantos mais uma vez a surgirem delineados pela iluminação azul.
A traseira inquestionavelmente adota as linhas do HR-V, quer no desenho e disposição das linhas dos farolins e vincos da porta da bagageira, assim como no dimensionamento do vidro. O pára-choques preto aloja uma "grelha" idêntica à da frente com os cantos mais uma vez a surgirem delineados pela iluminação azul.
Não foram divulgadas quaisquer imagens do interior ou informação acerca de especificações técnicas ou dados de performance.
O novo modelo elétrico tem o início da comercialização planeado para o final deste ano, sob a marca da GAC Honda, Everus.
A Honda pretende utilizar este EV como um elétrico "partilhável" através dos serviços da chinesa Reachstar, empresa de "car sharing" na qual a fabricante japonesa tem participação de capital.
A apresentação deste novo modelo faz parte dos planos de aumento da frota eletrificada da Honda e de uma sociedade livre de emissões de carbono. A marca japonesa pretende ainda, até ao final de 2025, apresentar mais 20 novos modelos eletrificados.
Outra estreia mundial em exibição é o Inspire Concept, o protótipo do novo sedan para o segmento médio-alto e que deverá chegar aos concessionários chineses na segunda metade deste ano. A marca descreve-o como sendo um carro com uma carroçaria de "linhas suaves e interiores altamente humanizados", equipado com os "sistemas de potência mais avançados da marca e tecnologia de última geração".
Descontinuado em 2012, o nome Inspire esteve durante pouco mais de duas décadas ligado a um modelo derivado do Honda Accord ou do Acura TL, e renasce agora num modelo que tudo indica também será exclusivo do mercado chinês.
Fonte: Honda