13.3.18

Honda Mean Mower II, o energético cortador de relva está de volta

Lembra-se do cortador de relva infernal, também conhecido por Mean Mower, que os lunáticos da Top Gear resolveram construir à uns 4 anos?... Esse mesmo, o que estabeleceu o recorde do Guinness do corta relvas mais rápido do mundo, com uma velocidade de 187,6 km/h.
Pois o seu sucessor está a caminho, mais rápido e potente do que nunca.

Se antes o motivo que despoletou tal criação provavelmente tenha sido o elevado grau de aborrecimento que os rondava na altura, desta vez o pretexto foi a pura competição. Tudo porque uma empresa norueguesa resolveu roubar-lhes o recorde no ano seguinte, ao fazer 215,65 km/h com um STILH equipado com o motor V8 de um Corvette.

Agora a BBC Top Gear voltou a juntar-se à Team Dynamics Motorsport (parceira da Honda BTCC) para desenvolver um justo candidato capaz de ajustar contas com os atuais detentores do recorde. E ao contrário do que aconteceu da última vez, agora a coisa está a ser levada bastante a sério, com desenhos técnicos, impressões 3D, pneus slicks, peças em titânio... toda a alta engenharia e mais alguma. E claro, provavelmente a melhor parte de todas... o motor de cerca de 100 kg de uma Fireblade SP1.


A Honda não revelou os resultados exatos da performance do Mean Mower II, mas com 192 cv às 13.000 rpm, 999 cc, 6 velocidades (com a 1ª a chegar aos quase 144,84 km/h), é bem possível que o HF 2622 consiga menos de 3 segundos dos 0-100 km/h.
De acordo com a Top Gear, a Team Dynamics tem como objetivo final um peso total de 200 kg para o cortador do inferno, equipá-lo com controlo de tração, ABS e com o sistema anti-elevação que previne o levantamento das rodas dianteiras. Algo que a montagem frontal do motor também ajuda.

O chassis é feito do mesmo material dos chassis dos Spitfires, aço T45, para que a flexibilidade deste compense a falta da suspensão mas continue a garantir a desejada rigidez.
A travagem é assegurada pelos discos de 4 êmbolos à frente e 6 atrás, com pistões ventilados revestidos a titânio. Pneus slicks Hoosier 16.0X7.5-10 garantem a adesão ao solo quando o Mean Mower II superar os 215,65 km/h.
No volante, as patilhas das mudanças são em carbono (sim, leu bem, carbono!) e o sistema é de mudança rápida (como numa moto de drag race), não a ar. Tudo para reduzir o peso.


E tal como no Mean Mower original, o depósito da relva assim como o sistema de corte continuam presentes... afinal de contas isto é um cortador de relva, não um kart ou um carrinho de golfe. E um cortador de relva que se preze, tem um cesto para a relva que come com as suas lâminas de carbono e cumpre a sua função!... ok, a parte das lâminas de carbono é um pouco demais, mas acredite ou não, é algo que a Team Dynamics irá tentar incluir para que o Mean Mower II consiga cortar relva a alta velocidade.

Desta vez, a tarefa de bater o recorde cabe à piloto em ascensão e condutora acrobática (stunt driver) no espetáculo Fast and the Furious Live, Jessica Hawkins.






Fonte: Honda e TopGear
Back To Top