12.3.18

Honda Forza 300 - toda a informação

Já há muito que o nome Forza é sinónimo de potência e poder na gama de duas rodas da Honda. A sua história como scooter premium de média cilindrada remonta ao ano 2000 definindo os padrões da altura e oferecendo uma condução muito viva e com espaço de arrumação abundante, bem com um inovador sistema combinado de travagem.

Mantendo sempre a sua mistura tradicional de carácter desportivo e GT, a Forza 300 sofreu uma evolução constante desde o seu primeiro lançamento. Agora, em 2018, será lançada uma Forza 300 totalmente revista. Este lançamento vem no seguimento do enorme sucesso da sua irmã mais pequena, a Forza 125 (com 30.000 unidades vendidas na Europa em 3 anos desde o seu lançamento); apesar de reter os mesmos atributos "GT" anteriores, o novo modelo está agora mais leve, mais compacto e ainda mais desportivo.

 
Estilo
Elegante e de aerodinamicamente eficiente, a Forza 300 tem um aspeto muito semelhante ao da Forza 125, com linhas modernas que criam uma sensação real de liberdade e carácter desportivo. Este estilo novo e totalmente revisto passa de um conceito de linhas mais curvas e arredondadas para um design mais afilado e atraente, em linha com a agilidade e as performances oferecidas pelas suas dimensões mais compactas. Os pormenores prateados nas carenagens à frente, de lado e atrás conferem à scooter um toque suplementar de elegância, mantendo o sentido estético premium.

As linhas do design da Forza 300 fluem para trás a partir do novo pára-brisas elétrico, controlado por um interruptor no punho esquerdo; a gama de regulação do pára-brisas é de 140 mm. Este elemento foi concebido para oferecer excelente proteção contra o vento (os fluxos aerodinâmicos passam à volta e por cima da cabeça do condutor) e também para reduzir o ruído do vento.

O painel de instrumentos foi revisto e possui um velocímetro e um conta-rotações, ambos analógicos, flanqueando o mostrador digital com três modos de funcionamento (controlado por um interruptor no punho esquerdo): conta-quilómetros totalizador, autonomia restante e consumo atual; conta-quilómetros parcial, consumo médio e cronómetro; ou temperatura ambiente e sensor da bateria.


O espaço debaixo do banco tem capacidade para dois capacetes integrais e pode ser dividido para levar um só capacete e/ou o equipamento de chuva e pastas de tamanho A4. O compartimento da carenagem à frente do lado esquerdo tem tampa com tranca e o seu espaço pode ser arranjado segundo as conveniências do condutor, pode exemplo, para levar um telemóvel ou uma garrafa de água. Também podemos encontrar aqui uma tomada de 12 V para acessórios. Todas as luzes são de LEDs.

O sistema Smart Key da Forza 300 – para além de controlar o botão da ignição e o fecho do compartimento – agora também comanda a top case opcional amovível de 45 litros, uma novidade numa scooter Honda. Com a Smart Key no bolso do condutor, a top case tranca automaticamente quando o condutor se afasta. A top case também pode ser trancada com a chave. O interruptor da top case está no fundo e, para manter o volume interno da top case, o mecanismo atuador está localizado na parte de trás da moto.

A Forza 300 vai estar disponível em Azul Metalizado Crescent, Preto Pérola Nightstar, Cinzento Metalizado Mate Cynos e Branco Pérola Mate Cool.

Ciclística
A Forza 300 de 2018 tem um chassis totalmente novo e menos 12 kg de peso em ordem de marcha, num valor de 182 kg. A base é um quadro tubular em aço que permite encurtar a distância entre eixos em 35 mm, sendo agora de 1.510 mm. O ângulo da coluna da direção é ligeiramente mais apertado (antes, 27° e agora, 26,5°) e o eixo de arraste (trail) é de 89 mm; o radiador e a bateria estão colocados entre o depósito de combustível e o compartimento de arrumação debaixo do banco, o que contribui para a maior centralização das massas.

Em comparação com o modelo anterior, este novo modelo é mais curto 25 mm, num comprimento total de 2.140 mm. A altura do banco subiu 62 mm, para 780 mm e a posição de condução é natural e a direito, favorecendo a visibilidade a toda a volta. Agora, a largura do guiador é de 755 mm (2 mm menos do que no modelo anterior), com uma frente de 580 mm de largura e amplitude entre espelhos retrovisores de 860 mm – dimensões muito compactas e que facilitam a progressão no meio do trânsito das cidades.
A forquilha robusta de 33 mm é complementada pelos dois amortecedores traseiros – com 7 níveis de afinação da pré-carga da mola – montados num braço oscilante de 1 só peça em alumínio.

A jante dianteira de 15 polegadas em alumínio fundido tem montado um pneu 120/70-15 e a jante traseira de 14 polegadas (mais 1 polegada de diâmetro do que o modelo anterior) monta um pneu 140/70-14, oferecendo o máximo conforto e tração.

A travagem dianteira fica a cargo de um único disco de 256 mm, complementado atrás também por um disco, neste caso de 240 mm e ambos com ABS de 2 canais para maior segurança nas superfícies escorregadias.

Motor
A nova Forza 300 partilha o seu motor SOHC de 279 cm³, 4 válvulas, injeção eletrónica e arrefecimento por líquido com a SH300i, mas as características específicas da unidade do novo modelo (cabeça de fluxos gasosos otimizados, velas de ignição de canhão alongado e alteração no comando das válvulas) estão adaptadas especificamente a esta unidade, assegurando uma condução excelente a toda a faixa de rotação.
Os balanceiros de roletes, os bronzes da cambota e os cárteres selados asseguram a melhor fiabilidade a longo prazo; a capacidade de óleo é de 1,7 litros e os 5 mm de descentragem no cilindro reduz o atrito interno. A embraiagem automática centrífuga aciona a transmissão V-Matic (com relações definidas para reações rápidas a baixa velocidade e acelerações poderosas) e a transmissão final por correia.

O diâmetro e o curso são de 72 x 68,5 mm e a relação de compressão é de 10,5 : 1. O pico de potência é de 18,5 kW (25CV) às 7.000 rpm, com 27,2 Nm de binário às 5.750 rpm. 

Os menos 12 kg deste novo modelo ajudam a obter performances fantásticas: 0-200 metros em 11,1 segundos, velocidade máxima de 129 km/h – menos 0,3 segundos e 2 km/h mais rápido, respetivamente, que o modelo anterior.
O consumo é agora de 3,2 lt/100 km (em modo WMTC). Os 11,5 litros de capacidade do depósito oferecem uma autonomia potencial superior a 350 km.

Uma funcionalidade muito relevante na Forza 300 de 2018 é a inclusão do sistema HSTC de controlo de tração regulável – novidade absoluta numa scooter Honda. O sistema HSTC compara a diferença entre as velocidades das rodas dianteira e traseira, calcula a relação de escorregamento e depois controla o binário do motor através do sistema de injeção para readquirir a tração na roda traseira. O sistema HSTC pode ser LIGADO-DESLIGADO através de um comando no punho esquerdo. Quando o sistema se ativa para gerir a tração do veículo, há um indicador "T" no mostrador digital que pisca.



ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

MOTOR
Tipo 4 tempos, 4 válvulas, refrigerado por líquido
Cilindrada 279 cm³
Diâmetro e curso 72 x 68,5 mm
Relação de compressão 10,5 : 1
Potência máxima 18,5 kW às 7.000 rpm
Binário máximo: 27,2 Nm às 5.750 rpm
Capacidade de óleo 1,7 litros
SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO DE COMBUSTÍVEL
Alimentação Sistema PGM-FI
Capacidade do depósito 11,5 lt
Consumos 3,2 lt/100 km (31km/lt) 
SISTEMA ELÉTRICO
Arranque Elétrico
Capacidade da bateria 12 V-8,6 AH
Potência do alternador 340 W 
TRANSMISSÃO
Tipo de embraiagem Embraiagem automática centrífuga; tipo seco
Tipo de transmissão CVT
Transmissão final Correia em V
QUADRO
Tipo Berço; em aço
CICLÍSTICA
Dimensões (c x l x a) 2.140 x 755 x 1.470 mm
Distância entre eixos 1.510 mm
Ângulo do avanço 26,5°
Eixo de arraste (trail) 89 mm
Altura do banco 780 mm
Altura ao solo 135 mm
Peso em ordem de marcha 182 kg
Raio de viragem 2,4 metros
SUSPENSÃO
Dianteira Telescópica, 33 mm
Traseira Dois amortecedores
RODAS
Dimensões da jante dianteira 15 polegadas
Dimensões da jante traseira 14 polegadas
Pneu dianteiro 120/70R15
Pneu traseiro 140/70R14
TRAVÕES
Tipo de ABS 2 canais
Dianteiro Um disco de 256 mm
Traseiro Um disco de 240 mm

Nota: Todas as especificações são provisórias e sujeitas a alterações sem aviso prévio. Os valores indicados de consumo são resultados obtidos pela Honda, em condições de teste uniformizadas, tal como prescrito pelo método WMTC. Os testes foram realizados em estrada aberta usando a versão base do veículo, só com o condutor e sem equipamento opcional adicional.


Fonte: Honda
Back To Top