Honda Forza 300 - toda a informação
Já há muito que o nome Forza é sinónimo de potência e poder na gama de
duas rodas da Honda. A sua história como scooter premium de média
cilindrada remonta ao ano 2000 definindo
os padrões da altura e oferecendo uma condução muito viva e com espaço de
arrumação abundante, bem com um inovador sistema combinado de travagem.
Mantendo sempre a sua mistura tradicional de carácter desportivo e GT, a
Forza 300 sofreu uma evolução constante desde o seu primeiro lançamento. Agora, em 2018, será lançada uma Forza 300 totalmente revista. Este
lançamento vem no seguimento do enorme sucesso da sua irmã mais pequena,
a Forza 125 (com 30.000 unidades vendidas na Europa em 3 anos desde o
seu lançamento); apesar de reter os mesmos atributos "GT" anteriores, o
novo modelo está agora mais leve, mais compacto e ainda mais desportivo.
Estilo
Elegante e de aerodinamicamente eficiente, a Forza 300 tem um aspeto muito semelhante ao
da Forza 125, com linhas modernas que criam uma sensação real de liberdade
e carácter desportivo. Este estilo novo e totalmente revisto passa de um conceito de linhas
mais curvas e arredondadas para um design mais afilado e atraente, em
linha com a agilidade e as performances oferecidas pelas suas dimensões
mais compactas. Os pormenores prateados nas carenagens à frente, de lado
e atrás conferem à scooter um toque suplementar de elegância, mantendo o
sentido estético premium.
As linhas do design da Forza 300 fluem para trás a partir do novo
pára-brisas elétrico, controlado por um interruptor no punho esquerdo; a
gama de regulação do pára-brisas é de 140 mm. Este elemento foi
concebido para oferecer excelente proteção contra o vento (os fluxos
aerodinâmicos passam à volta e por cima da cabeça do condutor) e também
para reduzir o ruído do vento.
O painel de instrumentos foi revisto e possui um velocímetro e um
conta-rotações, ambos analógicos, flanqueando o mostrador digital com
três modos de funcionamento (controlado por um interruptor no punho
esquerdo): conta-quilómetros totalizador, autonomia restante e consumo
atual; conta-quilómetros parcial, consumo médio e cronómetro; ou
temperatura ambiente e sensor da bateria.
O espaço debaixo do banco tem capacidade para dois capacetes integrais e
pode ser dividido para levar um só capacete e/ou o equipamento de chuva
e pastas de tamanho A4. O compartimento da carenagem à frente do lado
esquerdo tem tampa com tranca e o seu espaço pode ser arranjado segundo
as conveniências do condutor, pode exemplo, para levar um telemóvel ou
uma garrafa de água. Também podemos encontrar aqui uma tomada de 12 V
para acessórios. Todas as luzes são de LEDs.
O sistema Smart Key da Forza 300 – para além de controlar o botão da
ignição e o fecho do compartimento – agora também comanda a top case
opcional amovível de 45 litros, uma novidade numa scooter Honda. Com a
Smart Key no bolso do condutor, a top case tranca automaticamente quando
o condutor se afasta. A top case também pode ser trancada com a chave. O
interruptor da top case está no fundo e, para manter o volume interno
da top case, o mecanismo atuador está localizado na parte de trás da
moto.
A Forza 300 vai estar disponível em Azul Metalizado Crescent, Preto Pérola Nightstar, Cinzento Metalizado Mate Cynos e Branco Pérola Mate Cool.
Ciclística
A Forza 300 de 2018 tem um chassis totalmente novo e menos 12 kg de peso
em ordem de marcha, num valor de 182 kg. A base é um quadro tubular em
aço que permite encurtar a distância entre eixos em 35 mm, sendo agora
de 1.510 mm. O ângulo da coluna da direção é ligeiramente mais apertado
(antes, 27° e agora, 26,5°) e o eixo de arraste (trail) é de 89 mm; o
radiador e a bateria estão colocados entre o depósito de combustível e o
compartimento de arrumação debaixo do banco, o que contribui para a
maior centralização das massas.
Em comparação com o modelo anterior, este novo modelo é mais curto 25
mm, num comprimento total de 2.140 mm. A altura do banco subiu 62 mm,
para 780 mm e a posição de condução é natural e a direito, favorecendo a
visibilidade a toda a volta. Agora, a largura do guiador é de 755 mm (2
mm menos do que no modelo anterior), com uma frente de 580 mm de
largura e amplitude entre espelhos retrovisores de 860 mm – dimensões
muito compactas e que facilitam a progressão no meio do trânsito das
cidades.
A forquilha robusta de 33 mm é complementada pelos dois amortecedores
traseiros – com 7 níveis de afinação da pré-carga da mola – montados
num braço oscilante de 1 só peça em alumínio.
A jante dianteira de 15 polegadas em alumínio fundido tem montado um
pneu 120/70-15 e a jante traseira de 14 polegadas (mais 1 polegada de
diâmetro do que o modelo anterior) monta um pneu 140/70-14, oferecendo o
máximo conforto e tração.
A travagem dianteira fica a cargo de um único disco de 256 mm,
complementado atrás também por um disco, neste caso de 240 mm e ambos
com ABS de 2 canais para maior segurança nas superfícies escorregadias.
Motor
A nova Forza 300 partilha o seu motor SOHC de 279 cm³, 4 válvulas,
injeção eletrónica e arrefecimento por líquido com a SH300i,
mas as características específicas da unidade do novo modelo (cabeça de
fluxos gasosos otimizados, velas de ignição de canhão alongado e
alteração no comando das válvulas) estão adaptadas especificamente a
esta unidade, assegurando uma condução excelente a toda a faixa de
rotação.
Os balanceiros de roletes, os bronzes da cambota e os cárteres selados
asseguram a melhor fiabilidade a longo prazo; a capacidade de óleo é de
1,7 litros e os 5 mm de descentragem no cilindro reduz o atrito interno.
A embraiagem automática centrífuga aciona a transmissão V-Matic (com
relações definidas para reações rápidas a baixa velocidade e
acelerações poderosas) e a transmissão final por correia.
O diâmetro e o curso são de 72 x 68,5 mm e a relação de compressão é
de 10,5 : 1. O pico de potência é de 18,5 kW (25CV) às 7.000 rpm, com
27,2 Nm de binário às 5.750 rpm.
Os menos 12 kg deste novo modelo
ajudam a obter performances fantásticas: 0-200 metros em 11,1 segundos,
velocidade máxima de 129 km/h – menos 0,3 segundos e 2 km/h mais rápido,
respetivamente, que o modelo anterior.
O consumo é agora de 3,2 lt/100
km (em modo WMTC). Os 11,5 litros de capacidade do depósito
oferecem uma autonomia potencial superior a 350 km.
Uma funcionalidade muito relevante na Forza 300 de 2018 é a inclusão
do sistema HSTC de controlo de tração regulável – novidade absoluta
numa scooter Honda. O sistema HSTC compara a diferença entre as
velocidades das rodas dianteira e traseira, calcula a relação de
escorregamento e depois controla o binário do motor através do sistema
de injeção para readquirir a tração na roda traseira. O sistema HSTC
pode ser LIGADO-DESLIGADO através de um comando no punho esquerdo.
Quando o sistema se ativa para gerir a tração do veículo, há um
indicador "T" no mostrador digital que pisca.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
MOTOR | |
Tipo | 4 tempos, 4 válvulas, refrigerado por líquido |
Cilindrada | 279 cm³ |
Diâmetro e curso | 72 x 68,5 mm |
Relação de compressão | 10,5 : 1 |
Potência máxima | 18,5 kW às 7.000 rpm |
Binário máximo: | 27,2 Nm às 5.750 rpm |
Capacidade de óleo | 1,7 litros |
SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO DE COMBUSTÍVEL | |
Alimentação | Sistema PGM-FI |
Capacidade do depósito | 11,5 lt |
Consumos | 3,2 lt/100 km (31km/lt) |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Arranque | Elétrico |
Capacidade da bateria | 12 V-8,6 AH |
Potência do alternador | 340 W |
TRANSMISSÃO | |
Tipo de embraiagem | Embraiagem automática centrífuga; tipo seco |
Tipo de transmissão | CVT |
Transmissão final | Correia em V |
QUADRO | |
Tipo | Berço; em aço |
CICLÍSTICA | |
Dimensões (c x l x a) | 2.140 x 755 x 1.470 mm |
Distância entre eixos | 1.510 mm |
Ângulo do avanço | 26,5° |
Eixo de arraste (trail) | 89 mm |
Altura do banco | 780 mm |
Altura ao solo | 135 mm |
Peso em ordem de marcha | 182 kg |
Raio de viragem | 2,4 metros |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Telescópica, 33 mm |
Traseira | Dois amortecedores |
RODAS | |
Dimensões da jante dianteira | 15 polegadas |
Dimensões da jante traseira | 14 polegadas |
Pneu dianteiro | 120/70R15 |
Pneu traseiro | 140/70R14 |
TRAVÕES | |
Tipo de ABS | 2 canais |
Dianteiro | Um disco de 256 mm |
Traseiro | Um disco de 240 mm |
Nota: Todas as especificações são provisórias e sujeitas a alterações sem aviso prévio. Os valores indicados de consumo são resultados obtidos pela Honda, em
condições de teste uniformizadas, tal como prescrito pelo método WMTC.
Os testes foram realizados em estrada aberta usando a versão base do
veículo, só com o condutor e sem equipamento opcional adicional.
Fonte: Honda