30.1.18

Honda S2000 poderá mesmo não ter um sucessor

Ao contrário do que sugerem todos os rumores que têm vindo a circular sobre o sucessor do Honda S2000 nos últimos anos, surge uma versão que os amantes da marca, em particular do icónico roadster, esperam nunca ver confirmada.

Em conversa com a AutoGuide, Hayato Mori, gestor sénior do planeamento de produtos na Honda Canada e participante no movimento #savethemanuals (salvem os manuais), avançou que provavelmente o S2000 nunca terá um sucessor.

Aparentemente, Mori sustenta esta possibilidade no facto de atualmente um roadster não ser viável comercialmente, mas também devido ao apertar das regras de segurança.
Segundo Mori, a fabricante chegou à conclusão de que o interesse dos mercados neste segmento de carros não é suficiente para renascer o modelo, muito por culpa da crescente popularidade e procura de SUVs cuja praticabilidade tem vindo a por este segmento no topo das vendas a nível mundial. Basicamente, os SUV tornaram impossível o lucro em carros desportivos como o S2000, desabafou Mori à publicação canadiana.

Outro fator que influenciará a decisão negativa de renascer o S2000 é a segurança. As atuais normas  a que os veículos estão sujeitos, e tendo a consciência de que os carros têm de responder a todos os padrões de segurança e de que as regras serão cada vez mais exigentes, tornam o processo de pesquisa e desenvolvimento de pequenos desportivos descapotáveis cada vez mais difícil e dispendioso para os fabricantes. Isto refletir-se-á no preço final dos veículos, algo que o consumidor não estará disposto a pagar por um carro que à partida é pouco prático.
É por isso que, para Mori, o alto custo de produção de um novo S2000 seria bastante difícil de justificar com valores de vendas tão baixos.

Apesar de não ser o que muitos entusiastas gostariam de ouvir ou ler, estas declarações estão em linha com o que o presidente e CEO da fabricante japonesa, Takahiro Hachigō, disse em outubro passado aquando da apresentação do Sports EV Concept, protótipo que muitos viram na altura como o sucessor elétrico do icónico roadster descapotável.

Com os consumidores a porem em primeiro lugar a razão sobre a paixão, optando por carros que respondam a várias necessidades ou que consigam conjugar várias vertentes, tais como os SUV ou os hot hatches, veículos como o S2000 poderão ter os dias contados.

No entanto, apesar destas notícias se inclinarem para a morte do S2000 tal como o conhecemos, a verdade é que isso não quer dizer que a Honda eventualmente não produza um digno herdeiro, porque, tal como Hachigō afirmou: "A Honda é rápida no desenvolvimento de carros desportivos se a procura existir."


Fonte: AutoGuide
Back To Top