3.11.17

Honda quer baterias de elétricos carregadas em 15 minutos

A Honda está definitivamente de "pedra e cal" na implementação de uma nova gama de veículos elétricos, tendo já anunciado os seus planos para o lançamento do primeiro EV na Europa em 2019.

Depois de ter dado o primeiro passo com a apresentação dos primeiros protótipos, o Urban EV Concept e o Sports EV Concept, representativos da sua visão e do que se poderá esperar dos primeiros EVs da Honda, a marca vem agora reafirmar o seu compromisso com o desenvolvimento da tecnologia que os alimenta, tornando-os mais atrativos para o consumidor e utilizador diário.

Segundo o Nikkei, a construtora pretende lançar, em 2022, uma seleção de carros 100% elétricos cujo carregamento das suas baterias seja feito em apenas 15 minutos.

Um dos grandes entraves à utilização generalizada de um EV, tal como o fazemos com um veículo tradicional a gasolina ou diesel, passa pelo seu "abastecimento" demorado e pouco prático. Poucos são os que têm a possibilidade e a paciência de esperar 1 ou 2 horas no carregamento da bateria, para que 200 ou 300 km depois tenham que repetir o processo e perder mais outro tanto tempo até chegar ao seu destino. Todo este processo algo arcaico, embora económico ao nível do consumo, torna o veículo elétrico pouco viável para longas distâncias ou para utilizações mais intensivas.

É precisamente na resposta a este problema que, a par do desenvolvimento dos veículos, a Honda pretende trabalhar, pois de nada serve lançar no mercado veículos cuja utilização fique restringida ou que não vá de encontro às necessidades dos seus utilizadores ou ao uso a que estão habituados.

Neste sentido, a fabricante japonesa quer reduzir o tempo de carregamento de forma a que os seus veículos, cuja autonomia total ainda não foi divulgada, consigam com apenas 15 minutos de carga percorrer pelo menos 240 km.
Para isso, o foco está em desenvolver uma bateria de alta capacidade que suporte carregamentos ultra-rápidos, uma carroçaria mais leve e um sistema de gestão da energia mais eficiente.

A ajudar o futuro "abastecimento" da nova geração de veículos elétricos na Europa, estará a rede de carregamento constituída por várias centenas de estações de 350kW, que providenciará carregamentos mais rápidos e cuja implementação deverá estar concluída até 2020.


Fonte: Nikkei
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