3.11.17

Honda Civic EG recebe motor de Type R FK2

Este pode ser o swap de sonho de qualquer entusiasta da marca japonesa, um Honda Civic (EG) com coração Type R. E não, não se trata de um dos K20C1 que a Honda americana irá vender, nem mesmo de mais um projeto vindo do país do Tio Sam. Esta troca de motores chega-nos daqui mesmo ao lado, dos nossos vizinhos ibéricos.

A história começa quando um estudante de mecânica espanhol de 23 anos, Miguel Carrera, se propôs a criar um Civic com a relação peso/potência idêntica à de um Dodge Charger Hellcat. Sim, leu bem, a relação peso/potência do monstro americano de 707 cv, ou seja, cerca de 2,9 kg/cv.

Para isso, o processo de modificação passa por colocar o motor de um acidentado Civic Type R (FK2) de 2015 no seu Honda Civic hatchback da 5ª geração e com 25 anos, e depois reduzir os seus cerca de 950 kg.

O processo iniciou-se com a desmontagem da frente do (EG) e limpeza do compartimento do motor, após isto Miguel arrancou a estrutura do nariz do carro e substituiu o apoio frontal original do berço do motor por um tubular em metal da FCS, 6 kg mais leve, de forma a reduzir ainda mais o peso.

As jantes originais foram substituídas por umas de 17" ultra-leves da BBS, não para reduzir o peso, dado que as novas pesam praticamente o mesmo que as originais, mas para aumentar o tamanho dos pneus e dos novos travões, conferindo mais segurança quando o carro circular com o K20C1 montado. Os discos dos travões frontais foram substituídos por uns "flutuantes" de 332x32mm com pastilhas EBC, reduzindo o peso em quase 1 kg comparativamente aos originais, e as jantes "calçadas" com uns Toyo Proxes 235/40.

A redução do peso e melhoramento da performance passou também pela substituição de componentes menos evidentes, tais como a substituição do alternador por um Denso 40Amp de 2,8kg e uma unidade de aquecimento de menor peso e dimensões da T7Design, de apenas 0,609 kg.

Outras alterações compreendem a substituição das juntas homo cinéticas, fusos e apoios do motor que serão feitos à medida, a troca de polias e volante do motor, suporte da direção assistida e suporte rotativo do termostato da K-Tuned em alumínio, e mudança da caixa de velocidades por uma sequencial. Ao nível da carroçaria alguns painéis e a secção frontal do carro serão substituídos por uma combinação de alumínio e fibra de carbono.

Miguel revelou ao website Jalopnik que espera conseguir terminar o projeto com o Civic "Type R" (EG) a pesar um total de aproximadamente 880 kg, sem ultrapassar o seu orçamento de quase 15 mil euros.

Pode seguir o desenrolar deste projeto na página de Instagram: eg_k20c_built, onde o jovem mecânico vai documentando o processo com imagens e vídeos.

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