Honda apresenta sistema inteligente de gestão de energia elétrica
A Honda apresentou hoje, no Salão Automóvel de Frankfurt de 2017, um novo sistema de transferência de energia totalmente integrado criado para incorporar veículos elétricos numa rede elétrica inteligente.
O sistema Power Manager permite a recolha e distribuição de eletricidade entre a rede elétrica, casas, empresas e veículos elétricos, para equilibrar de forma inteligente o consumo e o armazenamento eficiente de energia.
Agregando e distribuindo energia para a rede e, através dela, para casas ou locais de trabalho equipados com painéis solares e veículos elétricos, o sistema recebe a eletricidade a partir da rede elétrica ou é gerada pelos painéis solares e pode ser usada para fornecer energia e aquecer o edifício, bem como para carregar um veículo elétrico. Enquanto o veículo elétrico estiver ligado, a energia é armazenada e usada em casa ou vendida de volta à rede.
O sistema pode ainda ajudar a estabilizar a rede em momentos de fornecimento curto ou excedentário, além de representar uma oportunidade de receita para os proprietários de veículos elétricos.
Aquando da apresentação do Power Manager, Philip Ross, vice-presidente da Honda Motor Europe, afirmou que a Honda irá "incorporar linhas de transmissão eletrizadas em dois terços dos carros vendidos na região até 2025. A introdução do nosso sistema Power Manager apoia e reforça o nosso compromisso. O sistema usa tecnologia avançada para integrar inteligentemente o veículo elétrico numa rede de energia mais ampla, fazendo com que não seja apenas um consumidor de energia, mas também um fornecedor de energia para a rede. Isto sublinha a nossa promessa em desenvolver um modelo de mobilidade mais sustentável ".
A Honda aplicará a tecnologia do seu Power Manager num projeto piloto de rede elétrica inteligente na zona oeste de França, fornecendo três unidades do Power Manager para o projeto SMILE (Smart Ideas to Link Energies).
O projeto piloto terá painéis solares e unidades do Honda Power Manager instalados para criar uma rede elétrica inteligente, onde a energia pode ser usada para carregar veículos elétricos, alimentar os parques de estacionamento da estação e devolver energia elétrica para a rede quando necessário.
Apoiado pelos Ministérios da Indústria e Energia de França, o projeto SMILE opera 17 projetos interligados com o objetivo de criar uma grande rede de energia inteligente na zona oeste de França até 2019.
Fonte: Honda