Honda Gold Wing 2018 estreia nova suspensão frontal
Motas do segmento de luxo da classe "touring", tal como a Honda Gold Wing, tendem a focar-se maioritariamente no conforto e a oferecerem o que de melhor existe na altura do seu lançamento.
Mas enquanto nos segmentos inferiores os modelos são alvo de atualizações com maior frequência, as motos deste segmento em particular, dada a sua procura mais escassa e preços menos acessíveis às massas, tendem a sofrer de uma ligeira desatualização tecnológica à medida que a geração ganha idade.
Mas enquanto nos segmentos inferiores os modelos são alvo de atualizações com maior frequência, as motos deste segmento em particular, dada a sua procura mais escassa e preços menos acessíveis às massas, tendem a sofrer de uma ligeira desatualização tecnológica à medida que a geração ganha idade.
Nos tempos que correm, para além do conforto e da segurança, equipamentos e tecnologia como o controlo de tração, modos de condução, sistema de info-entretenimento, sistema de intercomunicação e áudio, climatização e bagageira são esperados como vindo de série neste segmento. Por isso, as novidades que a próxima Gold Wing trará deverão ser mais ao nível de atualizações nestas áreas do que no design propriamente dito.
Recentemente, surgiram imagens na internet que mostram o renovado modelo com uma suspensão frontal nova. Na imagem da patente, a suspensão surge composta por um único amortecedor que se encontra montado por debaixo do guiador, sendo depois fixo à restante estrutura da nova suspensão onde dois garfos montados num suporte de alumínio são fixos por meio de uma espécie de rolamentos permitindo o manobrar da moto.
Este tipo de suspensão, conhecida por "telelever", tem como objetivo reduzir as tensões a que a frente da moto está sujeita causadas pela absorção dos impactos e das travagens abruptas e manter a distância entre eixos de acordo com o trabalhar da suspensão, ao mesmo tempo que o único amortecedor proporciona uma centralização de massas mais eficaz.
Este tipo de suspensão, conhecida por "telelever", tem como objetivo reduzir as tensões a que a frente da moto está sujeita causadas pela absorção dos impactos e das travagens abruptas e manter a distância entre eixos de acordo com o trabalhar da suspensão, ao mesmo tempo que o único amortecedor proporciona uma centralização de massas mais eficaz.
Dada a evolução da tecnologia e da atualização referida anteriormente, é de se esperar que o comportamento desta suspensão possa ser controlado através da introdução de modos de condução.
Outra novidade poderá ser a integração da transmissão DCT, similar à da Africa Twin, disponibilizando 7 velocidades e assistência à marcha-atrás de forma a auxiliar as manobras em espaços mais apertados ou na retirada da moto em parqueamentos.
A Honda ainda não confirmou datas para a revelação ou lançamento, mas é possível que a nova "poltrona com rodas" seja apresentada no salão de Milão em novembro.