Automóveis Honda: o que esperar nos próximos anos
Num período de 2 a 4 anos, a Honda renovou totalmente a sua frota com alterações profundas no design dos modelos. Daqui para a frente, com a pressão para a diminuição das emissões de CO2 e aumento da procura de modelos híbridos e elétricos em detrimento dos tradicionais diesel e gasolina, a Honda vê-se com um novo caminho de renovação para percorrer.
Tendo já estabelecido as metas para os próximos 10 a 15 anos, a marca nipónica prepara-se agora para eletrificar os seus modelos chave, ao mesmo tempo que revela o lançamento de novos e provoca os mercados com a possibilidade de outros tão aguardados.
Fica aqui um apanhado das previsões para os próximos anos:
Civic
Em Portugal, depois do lançamento da versão hatchback, a Honda prepara-se para lançar o sedan, o que deverá acontecer mais para o final deste ano.
Em 2019, deverá chegar o facelift da atual geração do Civic e, possivelmente em 2021, a 11ª geração.
Como parte dos planos de
eletrificação dos principais modelos da marca, são esperadas versões plug-in ou híbridas do Civic, a serem
apresentadas na segunda metade de 2018 ou 2019. A sua chegada aos
concessionários mundiais deverá ocorrer gradualmente entre 2019 e 2020. Dado
que a Honda tem feito do mercado europeu um dos seus últimos
palcos de lançamento para a maioria dos modelos aqui comercializados, é
possível que a versão híbrida do Civic seja apenas disponibilizada com a
próxima geração em 2021.
O Civic Type R tem a chegada aos concessionários portugueses agendada para outubro. Estão também previstas variantes do Type R, mas a acontecer não deverá ser antes de 2019 ou 2020.
HR-V
Em comercialização desde 2015, o mais pequeno dos crossovers da Honda deverá ser alvo de uma renovação estética em 2018, no entanto dada a sua sensibilidade a aumentos de preços, as alterações a nível de equipamento, a existirem, serão poucas.
Rumores indicam que uma versão híbrida poderá surgir em 2021.
CR-V
Alvo de uma total remodelação no final do ano passado e já à venda em alguns mercados mundiais, a nova geração do CR-V deverá chegar aos concessionários europeus no início de 2018.
Uma versão híbrida equipada com o sistema bi-motor do Accord é esperada para a segunda metade 2018.
Jazz
O Jazz foi recentemente alvo de um restyling, devendo chegar ao mercado europeu no final do ano ou início de 2018.
Uma nova geração só deverá ver a luz do dia em 2020, acompanhada de uma versão EV.
Accord
Não faz nem um mês que a 10ª geração do sedan estreou nos EUA, chegando aos concessionários ainda este ano. A nova geração assenta na mesma plataforma do Civic e do CR-V. O facelift é esperado em 2021.
Até à data a Honda continua sem mostrar qualquer intenção de voltar a comercializar o Accord na Europa, por isso o modelo deverá continuar fora da gama no velho continente.
Clarity
A Honda prevê que a totalidade da linha Clarity esteja disponível na limitada seleção de mercados até ao final do ano. Para o futuro, e dada a gradual inclusão de versões híbridas, plug-in e EV noutras gamas, é provável que o Clarity fique cingido à versão FCV.
Com a parceria entre a Honda e a GM no desenvolvimento de sistemas fuel cell, uma atualização ao conjunto de força do modelo poderá surgir em 2020.
Dada a particularidade do modelo em tecnologia e combustível, é pouco provável que o Clarity FCV veja uma nova geração antes de 2025.
Ridgeline
Recentemente renovada, o facelift da pickup da Honda é esperado para 2020 sem grandes alterações.
Odyssey
Tal como a Ridgeline, a monovolume foi alvo de uma nova geração este ano. Ainda não foi confirmado, mas é provável que a Odyssey veja uma versão híbrida em 2019.
Novo Desportivo
A atual oferta de desportivos da marca nipónica é bastante restrita, cingindo-se ao Civic Type R e ao super-desportivo NSX, ambos modelos de nicho, um pelo seu design pouco consensual e o outro pelo seu valor.
Há muito que os fãs da Honda pedem um desportivo que substituísse o roadster S2000, mas parece que a Honda tarda em fazer-lhes a vontade, e as contínuas revelações de patentes sobre um novo modelo desportivo mantêm o desejo aceso.
Embora sem confirmações ou qualquer declaração oficial, a crer na realização de um modelo baseado nestas patentes, será de esperar que o mesmo seja um bi-lugar de motor central, tração traseira ou AWD, baseado no design do NSX mas de menores dimensões. A motorização deverá seguir os planos de eletrificação da marca, esperando-se conjuntos de força híbridos ou mesmo elétricos.
Não é conhecida data oficial da revelação do protótipo.
Novo Crossover
A procura de crossovers continua em alta nos mais variados mercados mundiais e os EUA não são exceção. Num mercado onde estes veículos têm muita saída, rumores indicam que a Honda estará a trabalhar numa versão de 5 lugares do Pilot, sendo esperado que este novo modelo seja lançado em 2018, provavelmente sob o nome "Passport". É desconhecido se este crossover será disponibilizado noutros mercados.
Novo Híbrido dedicado
No início do ano, a Honda anunciou o lançamento de um novo híbrido dedicado como parte da "Iniciativa de Eletrificação" da marca. Desconhece-se a que segmento pertencerá este modelo, mas especula-se que se inclua no segmento dos crossover ou dos compactos tendo por rival o Prius.
A apresentação do veículo está agendada para 2018.