17.8.17

E se o Honda Jazz fosse Type R?

Quando a Honda revelou o facelift do Jazz, no início desta semana, uma das alterações que saltou à vista foi o tratamento exterior do novo nível de equipamento Dynamic. 
Inevitavelmente, e principalmente pela linha vermelha que delineia a frente e traseira inferiores do carro, jantes pretas e pelo difusor atrás, a comparação com o visual do Civic Type R não podia deixar de ser feita. E ao que parece não fomos os únicos a fazer essa comparação.

O designer X-Tomi acaba de dar um tratamento Type R ao pequeno Honda (clique na imagem para aumentar). Alguns acharão que a eventual concretização deste incorporar de um pouco do espírito "+R" no Jazz seria ridículo, mas na realidade até poderia fazer algum sentido, afinal de contas um Jazz Type R (mesmo que numa versão light) faz tanto sentido como o Fiat 500 Abarth, o Ford Fiesta ST ou um Clio RS. Claro está que, pelo menos aerodinâmica e esteticamente falando, esta versão apimentada do Jazz ficaria melhor com uma linhas mais largas e menos de monovolume.

Quanto a motores, parece-nos pouco provável que a Honda incluísse o 2.0 do Civic Type R, até porque o novo 1.5 i-VTEC de 182 cv do Civic hatchback, com uma suspensão reforçada, cairia que nem uma luva no peso do Jazz.

É evidente que isto é conversa de suponhamos, mas mesmo assim, seria uma boa alternativa para que a linha do Jazz ganhasse alguma energia e deixasse de ser visto pelos amantes da marca (pelo menos por cá) como o carro aborrecido e sem graça, apesar de todas as suas inquestionáveis qualidades. Para além disso, tendo em conta que para ser viável o seu preço não passaria dos 30.000€, daria ao Jazz a oportunidade de ser mais apelativo às camadas mais jovens e, principalmente, para quem não pode pagar pelo irmão maior.
Back To Top