24.7.17

Honda e Yamaha juntas em projeto de avaliação de motos EV

A Honda Motor Co, Ltd. anunciou recentemente uma parceria com a rival Yamaha Motor Co., Ltd. para o começo de um período de testes cuja finalidade é a expansão do uso de motociclos elétricos.

Estes testes, com início marcado para setembro, integram o "Projeto E-KIZUNA" da cidade de Saitama, o qual pretende promover o aumento do número de veículos elétricos (EV) que ofereçam segurança e conforto, como instrumento de resolução dos problemas de circulação em zonas com dificuldades de acesso a transportes, bem como na concretização de uma sociedade com baixos níveis de emissões de carbono.

Nesta iniciativa colaborativa entre as duas fabricantes e o município japonês, serão utilizadas as tecnologias elétricas da Honda e da Yamaha e a infraestrutura existente em Saitama de forma a avaliar o impacto e níveis de melhoramento na oferta de transportes.
O formato do programa de avaliação consiste num serviço aberto ao público de aluguer e troca de baterias para motociclos EV de duas ou mais rodas e cilindrada até 50 cc ou com motor elétrico até 0,60 kW.

Durante a fase inicial do projeto estarão disponíveis 30 unidades das scooters Yamaha E-Vino.
O passo seguinte pressupõe a criação de um esquema de partilha dos motociclos EV.

Embora não haja ainda informação oficial sobre a data exata do lançamento ou da produção em massa, rumores indicam que os primeiros modelos EV irão ser apresentados num futuro próximo. Tanto a Honda como a Yamaha têm estado a desenvolver este tipo de motos, sendo que este projeto e respetivos testes irão por certo ajudar no desenvolvimento e afinação dos futuros modelos EV de duas (ou mais) rodas.

Há pouco mais de um mês, aquando da apresentação dos desígnios da companhia nipónica até 2030, o presidente e CEO da Honda, Takahiro Hachigo, divulgava que a empresa se encontrava a desenvolver um sistema destacável prático para baterias móveis destinadas a modelos elétricos de utilização habitual. Para além disso, Hachigo revelou ainda que uma scooter EV seria lançada durante 2018.


Fonte: Honda
Back To Top