Honda CR-V e HR-V europeus passam a ser importados do Japão
Numa reviravolta dos planos previamente traçados para os dois SUVs, a Honda decidiu passar a importar os modelos CR-V e HR-V diretamente do Japão de forma a impulsionar a capacidade das suas fabricas nipónicas.
O CR-V é atualmente construído na fábrica inglesa de Swindon, mas com a chegada da nova geração os anteriores planos da fabricante previam a deslocação da produção da versão europeia para a fábrica de Ontário, no Canadá, aproveitando assim o acordo de comércio livre entre este país e a Europa.
Mas no final do ano passado, Laura Heasman, porta voz da Honda Canadá, declarava que a fabricante teria mudado de ideias e que a fábrica de Ontário se iria focar apenas na produção do CR-V para a América do Norte, não avançando nenhuma tomada de decisão quanto ao mercado europeu.
"Devido à grande procura, maior do que antecipávamos, para a nova geração do CR-V e do Honda Civic no mercado norte-americano, a Honda of
Canada Mfg. (HCM) já não planeia produzir e exportar a próxima geração europeia do CR-V para esse mercado (europeu). (...) Os recursos previamente disponibilizados para a produção do CR-V europeu serão agora atribuídos aos CR-V norte-americanos", podia-se ler no comunicado.
À luz destes acontecimentos, recentemente, segundo a Automotive News, a Honda terá decidido transferir a produção do CR-V europeu para o Japão.
E este não será o único modelo, pois a acompanhar o CR-V, vai estar o HR-V europeu cujo local de nascimento passará do México para as instalações japonesas de Yorii. Esta mudança deverá ocorrer com o facelift do modelo em 2019.
E este não será o único modelo, pois a acompanhar o CR-V, vai estar o HR-V europeu cujo local de nascimento passará do México para as instalações japonesas de Yorii. Esta mudança deverá ocorrer com o facelift do modelo em 2019.
Estes não são os únicos modelos europeus a serem transferidos para o país nipónico. Após a Honda ter centralizado a produção global do Civic hatchback na fábrica de Swindon, o citadino Jazz também passou a ser fabricado no Japão.
A quebra de vendas no mercado automóvel nipónico tem levado a Honda e outros fabricantes a preencherem esse "vazio" nas suas fábricas com as exportações. De acordo com os dados avançados pela Automotive News, só no ano passado, o Japão exportou cerca de 4.6 milhões de veículos mundialmente, sendo que quase 578 mil foram para o mercado europeu, fazendo do Japão o maior exportador de veículos para a Europa no que respeita a valor.
O recém acordo preliminar de comércio livre entre a União Europeia e o "país do sol nascente" poderá dar um empurrão ao aumento significativo destes números, principalmente quando a redução da atual taxa de 10% sobre a importação de veículos japoneses começar a diminuir.
Fonte: Automotive News