7.7.17

Europa e Japão chegam a acordo para comércio livre

Aproveitando as políticas iniciadas pela governação Trump nos EUA que pretendem o fim ou a penalização do comércio livre com outros países, a Europa e o Japão celebraram ontem um acordo político preliminar que estabelece os primeiros passos para a concretização de um acordo de comércio livre que tem estado a ser negociado desde 2013.

De acordo com a Bloomberg, o acordo foca-se nas áreas automóvel e de bens alimentares e pretende eliminar 99% das atuais tarifas, expandir os mercados de serviços e contratos públicos e reforçar a cooperação regulatória.

As conversações tomaram um avanço significativo quando a União Europeia (UE) concordou em eliminar, dentro de 7 anos, a sua taxa de importação de 10% sobre os automóveis japoneses e após o governo japonês ter aceite expandir o acesso de produtos alimentares europeus no país nipónico.

A luz verde a nível político para aquele que é possivelmente o maior acordo comercial da UE, foi dada pelo presidente da UE, Donald Tusk, pelo chefe da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker e pelo primeiro-ministro japonês, Shinzō Abe, na cimeira que decorreu ontem em Bruxelas.

As conversações entre o Japão e a UE irão continuar para que o documento legal esteja pronto até ao final deste ano e, segundo Juncker, com o objetivo de que o acordo, após aprovado pelo Parlamento e governos europeus, entre em vigor provisoriamente no início de 2019.



Fonte: Bloomberg
Back To Top