Euro NCAP testa novo Honda Civic hatchback
A Euro NCAP acaba de revelar os resultados dos testes de colisão da 10ª geração do Civic hatchback, e embora possa parecer que o modelo tenha passado na perfeição, para a entidade certificadora o novo Civic falhou essa perfeição por um bocadinho, ficando classificado com 4 estrelas*.
Este ano a Euro NCAP decidiu testar a versão 1.0 i-VTEC Turbo com o nível de equipamento SE (equivalente ao nível Comfort) sem qualquer extra. Apesar da versão testada ter sido de volante à direita, a entidade informa que as classificações obtidas nos testes se aplicam igualmente à versão de volante à esquerda.
De acordo com a Euro NCAP, o novo Civic hatchback obteve uma classificação de 92% na proteção de ocupantes adultos, 67% na proteção de crianças, 75% na dos pedestres e 88% no que toca aos sistemas de assistência de segurança.
Nos testes aos Civic foi observado um comportamento estável do habitáculo na colisão frontal parcial, com uma boa proteção dos joelhos e fémures dos ocupantes dianteiros. Na colisão frontal total o nível de proteção foi também considerado bom ou adequado. No entanto, a Euro NCAP registou, para os passageiros que viajam nos bancos traseiros, um nível fraco na proteção contra a compressão do peito.
Nos testes de colisão lateral e lateral contra obstáculos verticais (postes, pilares, árvores, etc.), o Civic obteve pontuação máxima demonstrando uma boa proteção em todas as zonas críticas dos corpos dos passageiros.
Em colisões traseiras, a proteção contra o efeito chicote na cabeça e pescoço dos passageiros frontais é boa, no entanto, nos bancos traseiros, essa classificação já não foi notada, com a proteção dessas partes do corpo a demonstrarem um nível fraco.
O sistema de travagem de emergência autónomo equipado de série saiu dos testes com distinção, cumprindo bem a sua função em todas as simulações de condução citadina, detetando os obstáculos e pedestres, e evitando as colisões em todas as velocidades simuladas que variam entre os 20 e o 60 km/h.
O sistema de travagem de emergência também se saiu bem em todos os testes de simulação a velocidades mais elevadas, evitando as colisões em velocidades testadas entre os 70 e os 80 km/h.
Os testes da Euro NCAP foram realizados de acordo com os seguintes pressupostos:
- Colisão frontal total: 100% da largura do veículo contra barreira rígida a 50 km/h;
- Colisão frontal parcial: 40 % da largura do veículo contra barreira deformável a 64 km/h;
- Colisão lateral: barreira móvel deformável contra a porta do condutor a 50 km/h;
- Colisão contra obstáculo vertical: impacto da lateral do veículo contra um poste rígido a 32 km/h.
*Válido para ambas as motorizações 1.0 e 1.5 i-VTEC Turbo
Fonte: Euro NCAP