Honda cria airbag para scooters
Desde à muitos anos que os airbags se tornaram um equipamento indissociável dos automóveis. Hoje em dia é impensável a existência de carros novos sem este equipamento de segurança e, defeitos à parte, a tecnologia associada a estes têm evoluído de forma positiva para garantir a salvaguarda de todos os que utilizam os veículos de 4 rodas.
Mas o que é garantido para os automóveis já não o é para os motociclos. A existência de airbags nos veículos de 2 ou 3 rodas é praticamente inexistente. São muito raros (e caros) os modelos que são equipados com estes sistemas de segurança passiva, como é o caso da Goldwing, e isso deve-se essencialmente à dificuldade na sua integração com a estrutura do motociclo.
Para a maioria dos motociclistas, a única solução que resta para a utilização de um airbag são os coletes ou os casacos com o sistema integrado, mas mesmo estes não são para a carteira de todos e por isso muitos prescindem deles.
Mas parece que este cenário está finalmente a mudar.
A Honda Motor Co. Ltd. apresentou na conferência "Honda Meeting 2017", que decorreu no passado mês de junho, aquela que diz ser a solução para a integração de airbags em motos mais pequenas e compactas, tais como as scooters (carregue na foto em cima para aumentar).
De acordo com a Honda, uma grande parte dos acidentes súbitos com motociclos dá-se com automóveis, nomeadamente em colisões frontais ou laterais. Sendo a maior fabricante mundial de motociclos e preocupada com a segurança dos seus clientes, a Honda resolveu atuar sobre um campo que parece estar adormecido à muito tempo, a segurança passiva nas motos.
Na realidade esta não é a primeira incursão da fabricante neste campo, em 2003 a Honda entrava com um pedido de patente no Gabinete de Patentes Europeu para um sistema de airbag específico para scooters, o pedido viria a ser concedido em 2006, mas nunca chegou a ser posto em prática.
Na realidade esta não é a primeira incursão da fabricante neste campo, em 2003 a Honda entrava com um pedido de patente no Gabinete de Patentes Europeu para um sistema de airbag específico para scooters, o pedido viria a ser concedido em 2006, mas nunca chegou a ser posto em prática.
Em colaboração com a sueca Autoliv. Inc., uma empresa dedicada a sistemas de segurança à mais de 60 anos, a Honda desenvolveu um sistema para proteger o motociclista em casos de colisões frontais com automóveis, principalmente quando a moto colide de frente com a lateral do carro.
O mecanismo de acionamento é idêntico ao do utilizado nos carros. O airbag situa-se na frente do motociclo, entre o painel de instrumentos e o condutor, abrindo-se em apenas 0.04-0.05 segundos quando o sensor de aceleração, colocado na frente da moto, deteta a colisão. O airbag estende-se então verticalmente protegendo a cabeça e o tronco do impacto.
Enquanto nos automóveis os airbags são suportados pelas estruturas do volante e do tablier, neste caso, dada a falta de estrutura, o suporte é feito pelo próprio carro com o qual a moto colide. Parece algo estranho mas, segundo testes efetuados com um boneco e uma moto que colidiu a 50 km/h com um carro estacionado, o impacto na cabeça e no tronco foi reduzido drasticamente.
No entanto ainda nem tudo é perfeito, em colisões com objetos que não consigam oferecer o mesmo suporte ou quando o condutor tomba a moto na tentativa de evitar a colisão, a proteção oferecida por este airbag é significativamente reduzida.
Apesar disso, não deixa de ser uma excelente notícia para os amantes de 2
rodas, uma vez que a sua próxima moto Honda poderá vir já equipada com
este airbag, pois a fabricante pretende começar a comercializar este sistema nos próximos tempos com o objetivo de reduzir o número de vítimas dos acidentes com motociclos.
Fonte: Nikkei Techonology