12.6.17

Veículos autónomos Honda previstos para 2025

A Honda anunciou recentemente que estabeleceu o ano de 2025 como meta para a introdução de veículos com avançadas capacidades de condução autónoma para a maioria das situações de condução (nível 4 de 6 da SAE*).
Este objetivo segue os planos anunciados anteriormente para os veículos da Honda e Acura, que estabeleceram um nível 3 de automatização em situações de condução em auto-estrada até 2020.

O anúncio foi feito pelo presidente e CEO da Honda Motor Co., Takahiro Hachigo, numa conferência de imprensa realizada no Japão, onde os representantes dos meios de comunicação tiveram a oportunidade de testar as tecnologias autónomas e os sistemas avançados de inteligência artificial (IA) dos veículos da Honda em vários cenários complexos de condução.

O teste efetuado no cenário de auto-estrada foi efetuado num circuito fechado usando um veículo equipado com avançados sensores incluindo múltiplas câmaras, 5 LIDAR (tecnologia ótica de deteção remota que mede propriedades da luz refletida de modo a obter valores de distância) e 5 sensores de radar, demonstrando a capacidade da utilização do sistema de condução autónoma em vias rápidas de várias faixas e na presença de tráfego.
Num segundo cenário, onde se simulou a condução urbana comum, foi utilizada a última geração de IA da Honda com capacidade de aprendizagem. Esta IA, equipada apenas com sensores de câmara (sem LIDAR ou GPS) consegue detetar e responder em uma série de situações e ambientes, tais como estradas sem marcações ou com marcações defeituosas. O sistema consegue ainda detetar peões e ciclistas em ambientes noturnos com apenas visibilidade parcial e, utilizando a capacidade de aprendizagem através da experiência acumulada da avançada IA, o sistema melhora a sua habilidade de prever o resultado de determinada situação inesperada e atuar em conformidade.


A Honda está correntemente a disponibilizar rapidamente as suas tecnologias de segurança e assistência à condução nos seus veículos através dos pacotes Honda Sensing® e AcuraWatch™. Estes servem de ponte tecnológica para os veículos autónomos do futuro. Só nos EUA cerca de meio milhão de veículos Honda e Acura presentes nas estradas atualmente já estão equipados com estas tecnologias.

"Estamos a trabalhar arduamente para proporcionar aos nossos clientes uma sensação de confiança, oferecendo uma condução autónoma que irá manter os veículos longe de situações perigosas e com a qual as pessoas se sintam em segurança." - declarou Takahiro Hachigo durante a conferência.

*A SAE define a condução autónoma com base em seis níveis de capacidade, de 0 a 5.
SAE Nível 4 ou "automatização elevada" significa que o veículo pode lidar com todas as tarefas de condução na maioria das situações de condução, com possíveis exceções, incluindo condições climatéricas incómodas ou ambientes de condução incomuns onde o motorista seria obrigado a retomar o controle.





Fonte: Honda
Back To Top