Honda Fireblade SP e SP2 equipada com bateria inovadora
Um dos problemas que os proprietários de super-desportivas enfrentam é o descarregar da bateria durante o período de hibernação no inverno, principalmente em motos que são maioritariamente utilizadas em pista. Torna-se algo frustrante quando, com a chegada do bom tempo, se quer "esticar as pernas" à moto e nos deparamos com uma bateria morta.
Para além de serem mais pesadas, as convencionais baterias à base de chumbo-ácido, que utilizam ácido sulfúrico diluído, vêem o seu armazenamento de energia diminuir ao longo do tempo enquanto a moto está parada.
Para "matar dois coelhos de uma cajadada só", a Honda equipou de série a nova CBR1000RR SP e SP2 com uma bateria inovadora fabricada por uma pequena e recente companhia japonesa de seu nome Eliiy Power, fundada na Universidade de Keio, que afirma que a sua bateria não "morrerá" durante a hibernação sazonal.
De acordo com a Eliiy, a nova bateria de lítio HY93 utiliza materiais resistentes ao fogo, tem uma taxa de descarregamento mais baixa e é muito
mais leve e pequena do que as convencionais baterias de chumbo-ácido,
pesando apenas cerca de um terço destas (1,05 kg). A empresa avança ainda que a HY93 funcionará entre os -10ºC e os 65ºC.
Apesar de ter um custo mais elevado, o prolongamento da sua vida útil deverá compensar a diferença de preços relativamente às convencionais, pelo menos é o que a Eliiy Power espera.
Solucionando dois problemas, a perda de energia carregada e o peso, a bateria HY93 viu assim caminho aberto para arrancar os motores da nova super-desportiva da Honda e contribuir para a perda de 2 kg no peso total da moto.
Entre os vários investidores da Eliiy Power estão empresas como o Grupo Daiwa House, a Toray Industries, a Toyota Tsusho, a Daikin Industries e a Suzuki Motor. Desde a sua fundação, a pequena empresa tem-se dedicado ao desenvolvimento de baterias de lítio para habitações e outras instalações.
A integração da HY93 na super-desportiva da Honda deu um empurrão à Eliiy Power e levou-a a reforçar a sua linha de produção e a dedicar a fábrica de Kawasaki inteiramente à produção da HY93. Para além disso, também chamou a atenção de outras fabricantes de motociclos que mostraram interesse na bateria.
A Eliiy pretende comercializar a bateria em breve mas, por agora, a HY93 não está disponível para venda ao público.
A Eliiy pretende comercializar a bateria em breve mas, por agora, a HY93 não está disponível para venda ao público.
Fonte: Eliiy Power