12 futuristas e loucos protótipos e conceitos Honda - Parte I
Neowing |
Hoje trazemos a primeira parte de uma compilação de 12 protótipos realizados pela Honda e para esta por estudantes ou profissionais de design. Alguns não são mais do que ideias, projetos que não passaram do papel ou de maquetes, outros chegaram à fase de protótipo e foram mesmo apresentados em exposições, outros ainda tiveram mais sorte e chegaram à fase de desenvolvimento para futuros veículos, mas todos têm algo em comum... sonhos e imaginação. Ou não fosse o slogan da Honda: "The Power of Dreams".
Honda Fuya-Jo (1999)
Revelado ao público no Salão de Tóquio de 1999 pela primeira vez, o Fuya-Jo parece saído de um filme de ficção científica dos anos 60, é alimentado por um sistema híbrido, com motor e tração frontais, e é um meio de transporte que leva o lema "festa sobre rodas" bastante a sério.
A peculiaridade não se fica pelo estranho visual exterior, uma vez que todo o interior foi concebido a pensar no ambiente noturno de uma discoteca. O tablier é inspirado numa mesa de DJ, os bancos estão fixos por um varão cromado, nas portas foram inseridas colunas de alta potência e o piso é revestido por um material aderente, impermeável e lavável, não vá alguém entornar a bebida numa curva mais apertada. E por falar em bebida, o acesso ao interior foi rebaixado para que ninguém que tenha bebido mais que a conta tropece ao entrar ou sair do veículo.
Honda Extreme (2006)
O Extreme é o projeto conceptual de um veículo de 2 lugares, resultado de uma participação para a competição LA Auto Show Design Challenge de 2006, onde o objetivo era conceber um veículo ecológico para o estilo de vida californiano do futuro.
O Honda Extreme baseava-se num conceito de mutação. Com um chassis em policarbonato alveolar, o veículo possibilitava aos seus proprietários mudar de carroçaria conforme as suas necessidades, adotando uma configuração de monovolume, pickup, roadster ou desportivo. A mudança seria realizada num centro Honda e, ao fim de 5 anos, o chassis seria reciclado.
Honda Puyo (2007)
Desenhado e concebido pela Honda, o Puyo foi concebido para transmitir uma personalidade adorável, calorosa e amigável, semelhante a um tamagoshi com rodas, e com uma preocupação ambiental já que o seu alimento é o hidrogénio.
Apresentado pela primeira vez no Salão de Tóquio de 2007, o veículo movido a células de combustível possui uma carroçaria feita num material 'aborrachado' a pensar numa maior segurança, em especial na dos peões, no caso de acidentes. Este material maleável também tem a capacidade de se iluminar com diferentes cores, orientando as pessoas para o veículo ou notificando-as do seu estado.
O interior do Puyo foi desenhado a pensar na sensação de espaço convidativo, em dar uma visibilidade de 360º e em que os materiais nele usados transmitissem uma sensação aveludada.
Para controlar o veículo foi introduzido no tablier um ecrã onde os medidores do painel de instrumentos são numa espécie de fluido luminoso, os comandos elevam-se quando se liga o carro e o volante foi substituído por um joystick que controla todas as 4 rodas direcionais, habilitando o Puyo com uma rotação perfeita de 360º. Os pneus que o equipam têm ainda a particularidade de serem estriados com o desenho do perfil do carro.
Honda The Great Race 2025 (2008)
Numa realidade agora não tão distante assim... pelo menos, segundo o tema que foi escolhido para o concurso de ideias do LA Auto Show Design Challenge de 2008... este seria o Honda de competição mais polivalente de sempre.
Para o concurso foi pedido aos participantes que projetassem um veículo que iria entrar numa hipotética competição a decorrer em 2025, competição essa baseada em torno da grande corrida de 1908 onde 17 homens empreenderam na "mais dura viagem alguma vez realizada". Ao longo de 6 meses e quase 35.406 km, estes homens atravessaram 3 continentes à volta do mundo.
A polivalência deste Honda levaria-o a concretizar esta viagem em apenas 24 horas, passando os EUA por terra, a Ásia por mar e a Europa por ar.
De acordo com o designer, a tecnologia sonar seria capaz de detetar alterações na velocidade, no terreno e altitude, permitindo ao veículo alterar a sua configuração.
Claro que isto tem ainda muito de ficção científica, mas combinando as áreas onde a Honda já trabalha (marítima, automóvel, robótica e de aviação), talvez não em 2025 mas quem sabe se no futuro não se torne realidade.
Honda FC Sport (2008)
Este desportivo de 3 lugares (1 à frente + 2 atrás) foi criado pelo Estúdio Avançado de Design da Honda, na Califórnia, e revelado no Salão de Los Angeles em 2008.
"O Honda FC Sport explora como satisfazer os entusiastas da performance automóvel num mundo sem petróleo." - Dan Bonawitz, antigo vice presidente na American Honda Motor Co., Inc.
Este protótipo reconfigura a tecnologia do hidrogénio num carro desportivo leve e com um baixo centro de gravidade, potentes motores elétricos e emissões zero, utilizando a tecnologia V Flow já adotada pelo sedan Honda FCX Clarity.
O FC Sport é alimentado por um conjunto de células de combustível de alta potência desenhadas especialmente para o veículo e posicionadas entre os 2 bancos traseiros, enquanto o conjunto de baterias é colocado inferiormente no meio do veículo. Perto do eixo traseiro, encontra-se o motor elétrico e dois tanques de combustível visíveis através do vidro traseiro.
Conheça outros protótipos na segunda parte desta compilação: 12 futuristas e loucos protótipos e conceitos Honda - Parte II