Kawashima, o primeiro engenheiro de Soichiro Honda
Kiyoshi Kawashima, Sachi e Soichiro Honda |
Pós Segunda Guerra Mundial, 1947, um ano depois da fundação do Honda Technical Research Institute, que mais tarde viria a ser a Honda Motor Company, um engenheiro japonês procurava escapar à vaga de desemprego que se instalara no Japão.
Assim começa a história de Kiyoshi Kawashima, o primeiro engenheiro a trabalhar para Soichiro Honda.
Os dois estavam sentados à kotatsu (mesa tradicional japonesa) quando Honda lhe disse: "De momento não posso pagar um salário de licenciado universitário", conta Kawashima ao recordar a entrevista de emprego na casa do fundador da empresa nipónica. Ao que Kawashima respondeu: "Não me importa."
"Naquele momento não me importava que salário iria ter, apenas queria trabalhar como engenheiro e Soichiro Honda era um engenheiro bem conhecido em Hamamatsu." - recorda Kawashima. "No dia seguinte, estava a trabalhar."
Na altura em que a empresa se encontrava na fase inicial e se focava basicamente em vender pequenos motores auxiliares para instalar em bicicletas, o trabalho de Kawashima consistia em retirar e desmontar o gerador, limpar e trabalhar as peças e voltar a montar tudo, para depois instalar os motores nas bicicletas e testá-las: "Circulava com elas colina acima e colina abaixo no bairro. (...) Mais ou menos ao mesmo tempo que eu terminava, já um grupo de vendedores esperava à porta. Alguns tinham um aspeto suspeito, com pinta de comerciantes do mercado negro." - conta Kawashima divertidamente. "Cada um metia dois motores na mochila e seguiam para Tóquio, Osaka... para todo o país. Depois de nos pagarem adiantado."
À medida que a quantidade de motores de rádio militares, provenientes de excedentes descartados pelo exército e que a companhia de Soichiro Honda tinha adquirido a "preço de saldo", chegava ao fim tornava-se evidente que teriam de arranjar uma solução para o negócio continuar em atividade.
Desta forma, Kawashima e a sua equipa teriam de desenvolver e fabricar um novo motor, um motor 100% Honda.
Desta fase, Kawashima recorda como era trabalhar com Soichiro: "Ele aprendeu muito ao trabalhar com máquinas de verdade, não só tinha conhecimento teórico como era um especialista em tarefas práticas como soldar e forjar. Nós que apenas tínhamos estudado estas coisas em papel simplesmente não podíamos competir."
Depois de meses de trabalho árduo nascia o A-Type, o primeiro produto com o nome Honda. Clientes de toda a cidade e arredores deslocavam-se à oficina com as suas bicicletas para instalarem o novo motor.
Um ano mais tarde, depois de fazer parte destes pequenos êxitos ao lado de Soichiro Honda, Kawashima testemunhava o nascimento daquela que viria a ser uma multinacional famosa em todo o mundo e o primeiro fabricante mundial de motociclos.
Após a retirada dos fundadores Soichiro Honda e Takeo Fujisawa, Kiyoshi Kawashima viria a ser o segundo presidente da Honda Motors Co., Ltd., entre 1973 e 1983, sendo responsável pela implementação de muitos dos sistemas de gestão originais da empresa.
Kiyoshi Kawashima testa a Dream E-Type Circuito de Suzuka, 1992 |
Fonte: Honda