6.4.17

Fim da Honda Monkey em contagem decrescente

Com mais de 50 anos de existência, a Monkey faz parte da série Z de motociclos da Honda e foi inicialmente produzida para passeios de crianças num parque de diversões da Honda em Tóquio. E apesar de parecer impossível de ser conduzida por adultos, dadas as suas dimensões bastante reduzidas, deu origem a uma espécie de culto de dimensões mundiais pelos amantes destas mini-motos.

A primeira Monkey foi lançada nos anos 60 com a designação Z100, passando mais tarde a ser designada Z50. A primeira destas motos homologada para circulação na via pública chegou ao mercado europeu em 1963 com a nomenclatura CZ100. Desde então, a Honda produziu uma larga variedade de versões, e muitas delas foram posteriormente alteradas e personalizadas pelos seus proprietários.

Agora, meio século depois, a Monkey cai vítima dos exigentes requisitos das emissões de poluentes. Dada a dificuldade em manter o cumprimento dos níveis regulamentares de CO2 e do decréscimo da procura deste tipo de motociclos e de scooters no mercado japonês, a Honda resolveu parar a produção da mini-moto.

Z100 de 1961   e   CZ100 de 1963

A primeira Monkey era equipada com o motor a quatro tempos, OHC de um cilindro, de 49 cc e 4.5 cv (3.4 kW) às 9500 rpm da Super Cub, transmissão de 3 velocidades e pneus de 5". O banco distava do solo cerca 56 cm e não tinha suspensão.

Um modelo comemorativo do fim de linha e dos 50 anos baseada na Z50M, em Branco Sunbeam e apontamentos vermelhos, foi lançado recentemente no Japão.
Este modelo conta com o mesmo tipo de motor OHC de um cilindro e 49 cc, mas com potência de 3.4 cv às 8500 rpm e binário de 3.4 Nm às 5000 rpm, transmissão de 4 velocidades e PGM-Fi. Tal como os modelos mais atuais, a altura do banco é de 66 cm, os pneus são de 8" e o peso da mini-moto fica-se pelos 68 kg.

A produção da Honda Monkey terminará em agosto.

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