7.3.17

Honda revela nova geração do Civic Type R

A Honda revelou hoje o novo Civic Type R no Salão de Genebra de 2017. A nova geração continua a herança dos hatchbacks de alta performance da marca e representa a máxima expressão de dinâmica em estado puro do segmento.

Partilhando os mesmos princípios que o novo Civic hatchback e incorporando a herança dos seus antecessores, o novo Type R foi desenvolvido para proporcionar, tanto em estrada como em pista, a condução mais recompensadora do segmento dos hot hatches.

O novo "diabrete" virá equipado com o completamente revisto 2.0 VTEC Turbo do seu antecessor. O motor foi otimizado e afinado, produzindo agora 320 cv (316 às rodas) com um binário máximo de 400 Nm. A resposta do acelerador e a condução foram aperfeiçoadas graças às definições otimizadas do motor.
Devido à implementação do sistema de controlo das rotações, a transmissão manual de 6 velocidades também foi objeto de melhoramentos estando mais precisa e suave, não comprometendo a ligação carro/condutor.

Usando a estrutura do novo Civic hatchback, o novo Type R integra uma estrutura mais rígida e leve, melhorando a rigidez torcional em 38% e a rigidez flexional em 45%, relativamente ao seu antecessor.
A suspensão frontal Macpherson do seu irmão menos rebelde foi revista, tendo uma nova geometria para minimizar os efeitos do binário na direção e maximizar a condução desportiva. Na suspensão traseira, o novo sistema multi-link independente da versão standard foi melhorada através do uso de braços de suspensão mais rígidos.


A opção por uma variada seleção de modos de condução vai continuar disponível, dando ao carro uma maior usabilidade comparado com o seu antecessor. Vai ser possível optar pelos modos "Comfort", "Sport" e o conhecido frenético "+R". Cada modo altera a suspensão adaptativa, a força da direção, a sensibilidade da caixa de mudanças e a resposta do acelerador.

O novo Civic Type R vem com um pacote aerodinâmico mais detalhado e abrangente que o da atual geração, incluindo uma proteção inferior mais lisa, entradas de ar frontais, asa traseira ultra-leve e geradores vórtex na finalização traseira do tejadilho, dando à musculada e agressiva carroçaria um dos melhores balanceamentos de sustentação e arrastamento aerodinâmicos da sua classe, contribuindo para uma maior estabilidade a altas velocidades.

O rebelde da família Civic tem cerca de 7 kg a menos que o seu irmão "normal" e está aproximadamente 16 kg mais leve que o seu antecessor, apresentando uma distribuição do peso de 62% à frente e 38% atrás.

O novo Type R irá empregar o código FK8 e estará disponível nas cores: Crystal Black, Polished Metal, Sonic Grey, Championship White, Brilliant Sporty Blue e Rally Red.

O início da produção, em Swindon, do novo Civic Type R está programada para este verão.
O Type R será exportado para a o mercado europeu e outros mundiais, incluindo o japonês e o norte-americano, onde será comercializado oficialmente pela primeira vez na história dos Type R.
Chegará aos concessionários norte-americanos durante a primavera e aos europeus durante os primeiros meses do verão.

O preço final ainda não foi revelado oficialmente, mas especula-se que se situe na casa dos 36.000/37.000 euros (sem impostos).

Especificações técnicas e equipamento
  • 2.0 VTEC Turbo, 4 cilindros, injeção direta
  • potência de 320 cv às 6500 rpm
  • binário de 400 Nm às 2500-4500 rpm
  • redline às 7000 rpm
  • FWD
  • transmissão manual de 6 velocidades (com sistema de controlo de rotações)
  • VSA (assistência à estabilidade) e controlo de tração
  • volante de massa simples (reduz inércia em 25% comparado com a 9ª geração)
  • suspensão adaptativa
  • centro de gravidade 34 mm mais baixo
  • braço inferior e junta de direção de alumínio
  • diferencial helicoidal de deslizamento limitado
  • sistema de direção assistida adaptativa de duplo pinhão com rácio de velocidade variável
  • sistema de escape com tripla saída
  • jantes de 20"
  • pneus Continental ContiSportContact 6 tires (245/30R20)
  • travões frontais Brembo com pinças de 4 êmbolos / discos perfurados de 350 mm
  • travões traseiros Brembo com pinças de 1 êmbolo / discos perfurados de 305 mm
  • backets em camurça
  • volante e manete das mudanças em pele, punho da manete das mudanças e pedais em alumínio
  • capô em alumínio
  • diferentes modos de condução: Comfort, Sport (por defeito), e +R (que afeta a resposta da direção, do acelerador, das rotações, suspensão e do controlo de estabilidade)
  • luzes LED
  • ecrã tátil de 7", Honda Connect com sistema de navegação, Apple CarPlay e Android Auto, sistema de som de 12 colunas e 540 watt 






Fonte: Honda
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