13.12.16

Primeiro NSX europeu entregue na Europa

O Presidente da sucursal francesa da Honda Motor Europe Ltd., Taku Kasahara, entregou recentemente, no Mónaco, as chaves do primeiro exemplar europeu do novo NSX a um emblemático proprietário e embaixador da Honda.

Claude Sage, o primeiro proprietário europeu, é nada mais nada menos que o fundador e antigo diretor executivo da Honda Suíça, membro do Honda NSX & Sportscar Club e está profundamente ligado à história da evolução deste modelo icónico da Honda.
Sage teve o seu primeiro contacto com o desenvolvimento do NSX, em 1984, numa fase muito primordial e antes do projeto ter evoluído para a primeira geração do NSX (New Sports eXperimental).

Ao receber o seu novo NSX na cor Vermelho Curva, Sage relembrou um pouco da história do desenvolvimento do desportivo original e comentou que "O novo NSX pertence verdadeiramente ao segmento dos carros desportivos modernos, através do uso da tecnologia e da sua rica origem japonesa. Sucede ao primeiro NSX na perfeição."

"A saga do NSX começou, em 1984-1985, duma colaboração entre a Honda e a Pininfarina que resultou no nascimento do protótipo HP-X (Honda Pininfarina eXperimental), equipado pelo motor atmosférico Honda V6 de Fórmula 2. Eu fui encarregue de efetuar um ensaio dessa viatura em Turim com o engenheiro Leonardo Fioravanti e mais tarde no Japão com o engenheiro Hisao Suzuki. Muito radical, o protótipo HP-X foi abandonado e o projeto foi confiado ao engenheiro Shigeru Uehara", conta Sage.

À medida que o desenvolvimento da versão de produção do desportivo se iniciava em 1989, Claude Sage reteve o seu papel de piloto de testes.

"Os primeiros protótipos do NSX eram muito «ativos», «cortantes», por isso era necessário encontrar um ponto de equilíbrio sem destruir o seu carácter agressivo e nesse âmbito o Ayrton Senna foi extremamente precioso em dar os seus conselhos no que dizia respeito à rigidez do chassi e comportamento em estrada. Outros, como o Paul Frère, José Rosinski e vários outros pilotos japoneses deram suas opiniões, relembra o embaixador da Honda.

Em 1993, o protótipo do NSX que Claude Sage ensaiou serviu de base para o desenvolvimento do NSX que participou em Le Mans. Sage foi então nomeado pela Honda para gerir a equipe de 3 viaturas nas 24 Horas de Le Mans em 1994.



Fonte: Honda
Back To Top