NSX 2017 europeu - todas as especificações técnicas
Quando o Honda NSX foi lançado em 1989, revolucionou o segmento dos "super carros" para sempre. Revolucionando prévias crenças relacionadas com os super desportivos, estabeleceu uma relação mais estreita entre o motorista, o carro e a estrada graças ao seu baixo peso, a uma ergonomia excecional, visibilidade oferecida pelo seu habitáculo e a um seu desempenho extraordinário numa condução diária.
Embora respeitando as características fundamentais do original, o novo NSX acrescentou ao conceito original um conjunto de avançadas tecnologias que criam uma nova abordagem à experiência desportiva.
Motor e sistema híbrido SH-AWD
O coração do sistema propulsor híbrido SH-AWD (Super Handling All-Wheel Drive) é um novíssimo V6 DOHC twin-turbo a 75°, montado em posição central traseira. Ele é acoplado a uma transmissão de dupla embraiagem (DCT) de 9 relações e a um motor elétrico que aplica a sua potência diretamente à cambota fornecendo um binário instantâneo. Este motor elétrico serve também de gerador, mantendo o estado de carregamento das baterias de modo a que estas respondam rapidamente e da melhor forma às exigências do condutor.
Estes motores traseiros (térmico e elétrico) são complementados por um par de motores elétricos individuais (TMU) instalados na parte da frente e que pode aplicar diferentes valores de binário a cada roda dianteira independentemente.
Com base na extensa experiência de competição da Honda, as cabeças de cilindro que equipam o V6 twin-turbo são altamente compactas e incluem componentes mais pequenos. Isto resulta numa notável redução de peso inercial, bem como numa redução de 22% da massa da cabeça do cilindro, quando comparado com modelos convencionais. Esta redução da massa também ajuda a baixar o centro de gravidade do veículo.
Sozinho, o motor V6 produzirá 507 cv às 6500-7500 rpm e 550Nm de binário entre as 2000 e as 6000 rpm. No total, a unidade de propulsão SH-AWD do NSX debitará 581 cv e um binário máximo de 646 Nm.
Esta configuração permitirá uma aceleração dos 0-100 km/h em 2.9 segundos e uma velocidade máxima de 308 km/h.
Carroçaria, chassi e suspensão
A carroçaria do NSX beneficia de novos materiais e métodos de construção originais que criaram uma estrutura de rigidez dinâmica sem precedentes, visibilidade externa excecional e maior resistência em colisões. Esta estrutura é composta predominantemente de componentes de liga de alumínio aos quais são atribuídos aço de alta resistência e fibra de carbono em algumas áreas estratégicas.
Esta inovadora moldura representa o salto para a próxima geração em desenho estrutural proporcionada por tecnologia líder exclusiva da Honda.
Ancorados diretamente na estrutura, os sistemas de suspensão frontal (triângulo duplo) e traseiro (multi-link) totalmente em alumínio melhoram o desempenho dinâmico do NSX.
A suspensão dianteira reduz a perturbação do binário transmitido à direção e elimina o efeito de "coice", enquanto a elevada rigidez lateral da suspensão traseira minimiza os efeitos da aceleração lateral da suspensão, o que garante uma boa estabilidade em curvas a alta velocidade.
As suspensões são associadas a amortecedores magnetoreológico ativos (MR) de terceira geração, a um sistema de direção assistida elétrica com transmissão variável de duplo pinhão (EPS) e um sistema de travagem eletromecânica de alto desempenho.
A travagem é fornecida por uma nova geração de sistema de servofreio elétrico que combina a eficiência de um sistema de travagem mecânica (atrito) com a de uma travagem regenerativa integrada. O sistema oferece uma travagem precisa, natural, poderosa e eficaz.
O coração do sistema propulsor híbrido SH-AWD (Super Handling All-Wheel Drive) é um novíssimo V6 DOHC twin-turbo a 75°, montado em posição central traseira. Ele é acoplado a uma transmissão de dupla embraiagem (DCT) de 9 relações e a um motor elétrico que aplica a sua potência diretamente à cambota fornecendo um binário instantâneo. Este motor elétrico serve também de gerador, mantendo o estado de carregamento das baterias de modo a que estas respondam rapidamente e da melhor forma às exigências do condutor.
Estes motores traseiros (térmico e elétrico) são complementados por um par de motores elétricos individuais (TMU) instalados na parte da frente e que pode aplicar diferentes valores de binário a cada roda dianteira independentemente.
Com base na extensa experiência de competição da Honda, as cabeças de cilindro que equipam o V6 twin-turbo são altamente compactas e incluem componentes mais pequenos. Isto resulta numa notável redução de peso inercial, bem como numa redução de 22% da massa da cabeça do cilindro, quando comparado com modelos convencionais. Esta redução da massa também ajuda a baixar o centro de gravidade do veículo.
Sozinho, o motor V6 produzirá 507 cv às 6500-7500 rpm e 550Nm de binário entre as 2000 e as 6000 rpm. No total, a unidade de propulsão SH-AWD do NSX debitará 581 cv e um binário máximo de 646 Nm.
Esta configuração permitirá uma aceleração dos 0-100 km/h em 2.9 segundos e uma velocidade máxima de 308 km/h.
A carroçaria do NSX beneficia de novos materiais e métodos de construção originais que criaram uma estrutura de rigidez dinâmica sem precedentes, visibilidade externa excecional e maior resistência em colisões. Esta estrutura é composta predominantemente de componentes de liga de alumínio aos quais são atribuídos aço de alta resistência e fibra de carbono em algumas áreas estratégicas.
Esta inovadora moldura representa o salto para a próxima geração em desenho estrutural proporcionada por tecnologia líder exclusiva da Honda.
Ancorados diretamente na estrutura, os sistemas de suspensão frontal (triângulo duplo) e traseiro (multi-link) totalmente em alumínio melhoram o desempenho dinâmico do NSX.
A suspensão dianteira reduz a perturbação do binário transmitido à direção e elimina o efeito de "coice", enquanto a elevada rigidez lateral da suspensão traseira minimiza os efeitos da aceleração lateral da suspensão, o que garante uma boa estabilidade em curvas a alta velocidade.
As suspensões são associadas a amortecedores magnetoreológico ativos (MR) de terceira geração, a um sistema de direção assistida elétrica com transmissão variável de duplo pinhão (EPS) e um sistema de travagem eletromecânica de alto desempenho.
A travagem é fornecida por uma nova geração de sistema de servofreio elétrico que combina a eficiência de um sistema de travagem mecânica (atrito) com a de uma travagem regenerativa integrada. O sistema oferece uma travagem precisa, natural, poderosa e eficaz.
Aerodinâmica
O novo NSX foi basicamente esculpido pelo vento. Superfícies, grelhas de entrada e saídas de ar foram moldados e dimensionados para reduzir a resistência aerodinâmica, criar downforce, maximizar a refrigeração e dissipar eficientemente o calor indesejado.
Uma elevada força descendente é conseguida através de um difusor traseiro que trabalha em conjunto com o spoiler traseiro e com as ranhuras dos farolins de forma a gerar força vertical suficiente e gerir eficazmente a resistência criada pela esteira aerodinâmica gerada atrás do carro.
Aberturas estrategicamente posicionadas para reduzir a turbulência e
perdas aerodinâmicas em volta das rodas frontais trabalham em conjunto
com as aberturas nas laterais das cavas das rodas de forma a estabilizar
o fluxo de ar na lateral do carro.
Como parte da gestão geral do fluxo de ar, o design exterior do NSX também permite uma gestão térmica altamente eficiente do sistema híbrido.
Para arrefecer eficazmente as principais fontes de calor, o fluxo de ar é gerido através de 10 permutadores de calor diferentes. E o ar que flui pelo tejadilho e desce pela cobertura do motor em vidro é
capturado para arrefecer a transmissão e ajudar no controle da
temperatura do compartimento.
Desde o painel de instrumentação de controle intuitivo à cuidadosa aplicação de materiais na consola e estofos dos bancos e volante, o NSX oferece uma ergonomia excecional direcionada para o condutor e ao mesmo tempo apura a experiência de condução.
No centro do painel de instrumentos está um display TFT de 8" dinâmico, preenchido por um tacómetro analógico digitalmente representado. No tacómetro está a leitura de velocímetro e o colorido visor multi-informação digital (MID). O display TFT central é ladeado por medidores digitais que indicam o estado de carga dos motores do sistema híbrido SH-AWD, em carregamento ou auxiliação (à esquerda) e estado de carga da bateria (à direita), e com um medidor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor à esquerda e indicador de combustível à direita.
O display apresenta ainda um complemento visual ao sistema IDS. No modo Quiet, brilha num tom azul. No modo Sport, assume uma tonalidade cinza com destaques vermelhos. Nos modos Sport+ e Track, o tacómetro adota uma tonalidade amarela com reflexos vermelhos e gira para colocar os limites inferior e superior do conta-rotações nas posições seis horas e três horas, respetivamente. À medida que a velocidade do motor aumenta durante a condução, o anel externo do tacómetro pisca em vermelho quando o motor excede as 7.000 rpm, alertando o condutor para a aproximação do redline nas 7.500 rpm.
A consola central integra um ecrã capacitivo tátil de 7" do qual se acede ao sistema Honda CONNECT, o controle bi-zona de temperatura, o botão de controle do Sistema Dinâmico Integrado (IDS), o controle de três posições dos assentos aquecidos, o seletor eletrónico das mudanças, o travão de mão eletrónico e dois compartimentos de armazenamento.
Materiais como pele e alcântara foram cuidadosamente selecionados para criar a combinação perfeita entre uma atmosfera de condução dinâmica e conforto luxuoso. Da mesma forma, a consola central e os controlos foram projetados para que a atenção se concentre ao máximo na função mais importante, a condução.
No centro do painel de instrumentos está um display TFT de 8" dinâmico, preenchido por um tacómetro analógico digitalmente representado. No tacómetro está a leitura de velocímetro e o colorido visor multi-informação digital (MID). O display TFT central é ladeado por medidores digitais que indicam o estado de carga dos motores do sistema híbrido SH-AWD, em carregamento ou auxiliação (à esquerda) e estado de carga da bateria (à direita), e com um medidor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor à esquerda e indicador de combustível à direita.
O display apresenta ainda um complemento visual ao sistema IDS. No modo Quiet, brilha num tom azul. No modo Sport, assume uma tonalidade cinza com destaques vermelhos. Nos modos Sport+ e Track, o tacómetro adota uma tonalidade amarela com reflexos vermelhos e gira para colocar os limites inferior e superior do conta-rotações nas posições seis horas e três horas, respetivamente. À medida que a velocidade do motor aumenta durante a condução, o anel externo do tacómetro pisca em vermelho quando o motor excede as 7.000 rpm, alertando o condutor para a aproximação do redline nas 7.500 rpm.
A consola central integra um ecrã capacitivo tátil de 7" do qual se acede ao sistema Honda CONNECT, o controle bi-zona de temperatura, o botão de controle do Sistema Dinâmico Integrado (IDS), o controle de três posições dos assentos aquecidos, o seletor eletrónico das mudanças, o travão de mão eletrónico e dois compartimentos de armazenamento.
Materiais como pele e alcântara foram cuidadosamente selecionados para criar a combinação perfeita entre uma atmosfera de condução dinâmica e conforto luxuoso. Da mesma forma, a consola central e os controlos foram projetados para que a atenção se concentre ao máximo na função mais importante, a condução.
A natureza única do sistema elétrico híbrido permite intervir numa ampla gama de parâmetros para adequar o desempenho dinâmico do NSX às preferências do condutor.
Através do botão "Dynamic Mode" situado na consola central, o IDS permite ao condutor escolher 4 modos de condução (Quiet,
Sport, Sport+ e Track).
O
modo Quiet (silêncio) favorece a condução apenas elétrica a baixas
velocidades, maximizando a eficiência energética e minimizando o ruído
dentro do habitáculo. Neste modo, o motor V6 está limitado às 4000 rpm.
O
modo Sport (desportivo) está definido por defeito para um uso normal do
veículo, eliminando o limite das 4000 rpm e providenciando uma resposta
mais agressiva e rápida do acelerador.
O Sport+ ativa a resposta máxima por parte da transmissão e uma performance mais dinâmica.
Por
fim, o modo Track (pista) otimiza o carro para uma condução em circuito
fechado, utilizando os parâmetros mais agressivos de forma a produzir
os tempos de volta mais rápidos e consistentes possíveis.
Especificações técnicas
Unidade de propulsão
Sport Hybrid SH-AWD | |
Tipo | rodas
dianteiras: mecanicamente independentes dos componentes das unidades de propulsão traseiros, dois motores elétricos (Twin Motor Unit); rodas traseiras: motor a gasolina V6 twin-turbo com um motor Direct Drive e uma caixa DCT 9 velocidades |
Potência máxima total | 581 cv |
Binário máximo total | 646 Nm |
Motor
Twin-turbo V6 DOHC (gasolina) | |
Tipo | 4 válvulas por cilindro |
Disposição | Longitudinalmente montado centralmente |
Capacidade | 3493 cc |
Diâmetro x curso | 91 mm x 89,5 mm |
Taxa de compressão | 10.0: 1 |
Potência | 507 cv entre 6.500 - 7.500 rpm |
Binário | 550 Nm entre 2000 - 6000 rpm |
Velocidade máxima do motor | 7.500 rpm |
Potência de saída | 145 cv por litro |
Distribuição | 24 válvulas, Dual-VTC, árvore de cames puxadas por correntes |
Bloco de cilindros e material de cabeça | Liga de alumínio |
Pistões | Alumínio fundido com canal de refrigeração integrado |
Cambota | Aço forjado |
Bielas | Aço forjado |
Forro dos cilindros | Tratamento térmico a plasma (PTWA) |
Ângulo de inclinação dos cilindros | 75º |
Disposição do sistema de escape | Duplo catalisador, caminho duplo |
Turbocompressor | Convencional |
Pressão máxima de impulso | 105 kPa (1,05 bar) |
Controle de válvula de descarga | Elétrico |
Construção das turbinas | Inconel |
Lubrificação | Sistema de cárter seco com bomba de retorno de seis rotores |
Injeção de combustível | Sistemas de injeção dupla (direta + dutos de admissão) |
Motor Direct Drive
Tipo | Refrigerado a água / gerador |
Disposição | Motor de acionamento direto ligado diretamente à cambota |
Potência | 48 cv às 3.000 rpm |
Binário | 147 Nm entre 500 e 2000 rpm |
Dupla Unidade de Motor (TMU)
Tipo | Refrigerado a água / gerador |
Disposição | Dois motores independentes em um único pacote com um conjunto de engrenagens epicicloidais, embraiagem de um sentido e freio |
Potência | 37 cv + 37 cv às 4.000 rpm |
Binário | 73 Nm + 73 Nm entre 0 e 2.000 rpm |
Transmissão
Transmissão de dupla embraiagem (DCT) | |
Operadas automática ou manualmente | 9 velocidades |
Relações de transmissão
9 velocidades com diferencial de deslizamento limitado (LSD) | |
1ª | 3,838 |
2ª | 2,433 |
3ª | 1,777 |
4ª | 1,427 |
5ª | 1,211 |
6ª | 1,038 |
7ª | 0,880 |
8ª | 0,747 |
9ª | 0,633 |
Marcha-atrás | 2,394 |
Relação do eixo traseiro | 3,583 |
Diferencial de deslizamento limitado | Rácio da distribuição de binário: tração 2.0, roda livre 2.6, pré-carga 30 Nm |
Carroçaria e chassi
Chassi | Alumínio, multi-material |
Construção | Quadro multi-material com conexões de alumínio fundido, e uma mistura de alumínio leve e painéis exteriores SMC de baixa densidade |
Conexões em alumínio fundido por ablação | Seis peças fundidas em alumínio de alta performance para zonas de esmagamento: quatro dianteiras, duas traseiras |
Estrutura Pilar A | Aço de ultra-alta resistência '3-D bent and quenched' (1500Mpa) |
Painel de piso frontal | Fibra de carbono |
Suspensão e amortecimento
Suspensão dianteira | Triângulo duplo, braço duplo de controle inferior, construção de alumínio |
Amortecedores dianteiros | Amortecedores magnetoreológico ativos (MR) de 3ª geração |
Barra estabilizadora dianteira | Aço oco, 26,4 mm de diâmetro x 3,3 mm de espessura |
Suspensão traseira | Multi-link, construção de alumínio |
Amortecedores traseiros | Amortecedores magnetoreológico ativos (MR) de 3ª geração |
Barra estabilizadora traseira | Aço oco, 24,9 mm de diâmetro x 3 mm de espessura |
Direção
Tipo | Rácio de pinhão e cremalheira variável; EPS pinhão duplo |
Voltas do volante | 1,91 |
Relação de direção | Progressiva variável; intervalo: 12,9: 1 (no centro) a 11,07: 1 |
Brecagem - diâmetro | 12,1 metros |
Freios
Pinças dianteiras | Monobloco de alumínio de seis pistões Brembo |
Tipo de disco dianteiro | Standard: discos de ferro de duas peças flutuantes com centro em alumínio Opção: discos de cerâmica de duas peças de carbono flutuantes com centro em alumínio |
Tamanho do disco dianteiro | Ferro: 368 mm de diâmetro x 33 mm de espessura Cerâmica de carbono: 381 mm de diâmetro x 33 mm de espessura |
Pinças traseiras | Monobloco de alumínio de quatro pistões Brembo |
Tipo do disco traseiro | Standard: discos de ferro de duas peças flutuantes com centro em alumínio Opção: discos de cerâmica de duas peças de carbono flutuantes com centro em alumínio |
Tamanho do disco traseiro | Ferro e cerâmica de carbono: 361 mm de diâmetro x 33 mm de espessura |
Rodas e pneus
Jantes dianteiras | 19 x 8J alumínio forjado |
Pneus dianteiros | 245/35 ZR 19 93Y |
Jantes traseiras | 20 x 11J alumínio forjado |
Pneus traseiros | 305/30 ZR 20 103Y |
Tipo | Continental ContiSportContact5 SP |
Dimensões (mm)
Exterior | (milímetros) |
Comprimento total | 4487 |
Largura total | 1939 |
Largura total (com espelhos) | 2217 |
Altura Geral | 1204 |
Distância entre eixos | 2630 |
Eixo frente | 1659 |
Eixo traseiro | 1620 |
Distância ao solo | 104 (sem carga) |
Abordagem / ângulo de saída | 9,2 ° / 12,9 ° |
Interior | (milímetros) |
Lugares | 2 |
Espaço para cabeça | 973 |
Espaço para pernas | 1087 |
Espaço para ombros | 1.463 |
Espaço para ancas | 1.384 |
Capacidade (litros)
Tanque de combustível | 59 |
Bagagem | 110 |
Pesos (kg)
Tara | 1.763 - 1.801 |
Distribuição de peso (frente / trás, sem opções) | 42% / 58% |
Performance
Velocidade máxima | Aprox. 308 km/h |
Consumos e emissões
Urbano (l/100km) | 10.3 |
Extra-urbano (l/100km) | 9.9 |
Combinado (l /100km) | 10.0 |
Combinado CO2 (g/km) | 228 |
Fonte: Honda