Honda quer automóveis com Inteligência Artificial
No início de junho, reportávamos que a Honda iria criar um laboratório de investigação centrado no desenvolvimento de Inteligência Artificial (I.A.). Agora sabemos porquê.
Pelo menos uma das aplicações pretendidas pela Honda para a I.A. foi hoje revelada.
Segundo comunicado, a construtora japonesa e a tecnológica SoftBank celebraram uma parceria para o co-desenvolvimento de um sistema de I.A. a implementar nos automóveis do futuro.
O sistema, cujo software funcionará através de uma "cloud" (armazenamento em nuvem), comunicará com o condutor disponibilizando informações e recomendações personalizadas. Imagine um sistema semelhante ao SIRI (assistente pessoal digital da Apple) instalado no seu veículo.
A marca pretende que o software de I.A., por meio de dados recolhidos por câmaras e conversações, aprenda os hábitos e consiga definir qual o temperamento do condutor através das expressões faciais e tom de voz, de forma a conseguir prever as suas ações. Para além disto, o sistema conseguirá falar e compreender os dialetos, recomendar estabelecimentos, monumentos ou qualquer outro ponto de interesse em estradas frequentemente percorridas. Com base na localização, velocidade, travagem e distância percorrida, poderá antecipar problemas com o veículo e automaticamente agendar revisões. Para os mais distraídos, o software será ainda capaz de avisar os proprietários se o carro for fechado com as chaves no seu interior, inclusive permite que o veículo seja fechado remotamente.
Estima-se que, em 2030, o número de carros de passageiros conectados ultrapassem os tradicionais, num total de 700 milhões em circulação.
Fonte: Nikkei