Honda cria motor híbrido sem metais pesados raros
A Honda acaba de anunciar um novo tipo de motor elétrico para veículos híbridos.
Este novo motor, desenvolvido em conjunto com o fornecedor japonês de metais Daido Steel Co., torna-se no primeiro sem ímanes compostos por metais pesados raros.
A Honda e a Daido Steel passam, assim, a ser as primeiras companhias a conseguir a aplicação prática de ímanes sem metais pesados raros, mantendo as propriedades de resistência a temperaturas altas e elevado desempenho magnético necessários.
Atualmente, esta resistência a altas temperaturas é conseguida através da junção dos metais pesados disprósio e térbio ao composto principal neodímio.
Através do método de deformação a quente, agora empregue nos novos ímanes, a Daido Steel consegue que os nanocristais presentes se alinhem numa estrutura muito mais fina e aproximadamente 10 vezes mais pequena mas com uma grande resistência térmica.
Deste modo, este novo motor deita por terra dois grandes obstáculos inerentes aos ímanes atuais, o custo e a dependência de metais cuja disponibilidade é incerta. Segundo a Honda, os novos ímanes permitirão que o custo da sua produção seja reduzido em cerca de 10% enquanto os torna 8% mais leves.
O disprósio e o térbio são dois metais extremamente raros e caros cuja proveniência é controlada pela China (cerca de 90% do fornecimento mundial).
Segundo um estudo da tecnológica Technavio Research, a qual prevê um aumento significativo na procura de veículos híbridos e elétricos para os próximos anos, a procura destes metais pesados raros poderá aumentar até 14% ao ano alcançando valores de 9 biliões de dólares até 2019.
Na última década, a Honda vem pesquisando um método de reduzir o uso de metais raros, mas um súbito aumento dos preços em 2011 acelerou a parceria com a Daido.
A utilização deste "novo" método, não elimina por completo o uso de metais raros nos motores dos híbridos. Os ímanes continuarão a ser compostos por neodímio. Mas, ao contrário dos metais pesados raros disprósio e térbio que apenas são fornecidos pela China, este elemento é considerado um metal raro leve e pode ser adquirido noutras regiões do mundo para além daquele país asiático, como na Austrália e nos EUA.
Ao contrário do que se poderia pensar, esta não é uma tecnologia cuja implementação demorará anos. A Honda vai lançar, nos próximos meses, o Honda FREED Hybrid, o primeiro carro com motores i-DCD de ímanes de neodímio livres de metais pesados raros.
Fonte: Honda e Reuters