4.7.16

Ariel Atom híbrido será uma realidade

O super ligeiro, super baixo e super despido Ariel Atom poderá, num futuro próximo, ganhar uma versão híbrida.

Em entrevista à Autocar, o fundador da Ariel, Simon Saunders, revelou que a possibilidade de um Atom híbrido é realista e está nos seus planos.
Após a renovação da parceria com a Honda e depois desta desenvolver e adaptar a tecnologia empregue no novo NSX aos seus futuros hot hatches, a Ariel irá então introduzir o sistema no Atom.

Para Saunders a tecnologia híbrida disponibilizada atualmente pela Honda é vanguardista e excelente, mas ainda dispendiosa para ser adotada por uma companhia de pequeno volume, além do mais Saunders espera poder integrar no Atom configurações mais potentes do que as atuais.

Para além de uma aumento da performance do carro, um sistema híbrido irá melhorar os consumos e as emissões, possibilitando ao Ariel Atom cumprir as normas Euro 6.

Desde 2003, a Ariel usa o motor standard do Civic Type R no Atom, e mais recentemente o 2.4 do Civic para o veículo todo terreno Nomad.
A versão base do Atom debita 245 cv às 8600 rpm (com o sistema de escape e ECU da Ariel), podendo no entanto ser sobrealimentada para chegar aos 310 ou 350 cv, levando o Atom a atingir uma velocidade máxima de 250 km/h e uma aceleração dos 0-100 km/h em 2,5 segundos.

Simon Saunders insinuou ainda a vontade de uma versão 100% elétrica, ao afirmar que faz todo o sentido e que a companhia "irá acompanhar os tempos". Por isso, esta só avançará quando a tecnologia EV se desenvolver mais e se tornar financeiramente acessível a companhias como a Ariel.


Fonte: Autocar
Back To Top