Civic Type R 2015 - toda a informação e preço
Depois de uma espera de cinco anos, eis que chega o tão aguardado hot hatch, o Honda Civic Type R. Conotado como um "carro de corrida para a estrada", o novo Type R é alimentado pelo motor Type R mais extremo e de alto desempenho já construído, e irá definir novos padrões no segmento hatchback de tração dianteira.
Tomando a direção da palavra japonesa "Buttigiri", que significa "vencer e deixar o resto para trás", os engenheiros da Honda procuram desenvolver um Type R que seria mais do que viver de acordo com essa alta expectativa do emblema vermelho. O novo Civic Type R foi projetado para oferecer um desempenho dinâmico e líder na sua classe quer em vias rápidas, estradas sinuosas ou em circuito. Ao mesmo tempo que proporciona a facilidade de utilização e praticabilidade esperadas num Civic.
A primeira aplicação mundial do novo motor de 2.0 litros VTEC TURBO, um som desportivo sensual, design agressivo, e as novas tecnologias de chassis pioneiras combinam para proporcionar uma das mais envolventes e gratificantes experiências de condução disponíveis em qualquer setor. O novo Civic Type R está igualmente à vontade para entregar essa experiência tanto na estrada como na pista, com o premir de um botão.
O novo Civic Type R 2015 assinala o início de uma nova era de desempenho para Honda, com base no DNA de competição da marca para entregar o topo da linha Civic.
Disponível apenas na versão cinco portas, com dois tipos de acabamento, ele foi definido para catapultar a Honda de volta ao topo da liga dos hatchback desportivos de duas rodas quando iniciar a sua venda, em toda a Europa, a partir de Julho de 2015.
Motor
No coração do novo Civic Type R está um motor a gasolina totalmente novo, de injeção direta turbo de 2.0 litros VTEC, que oferece potência, binário e desempenho incomparáveis no segmento dos hot hatch com tração dianteira. A potência máxima é de 310 CV às 6500 rpm, a taxa de compressão de 9,8 e o binário máximo de 400 Nm entre 2500 e 4500 rpm - maior do que em qualquer anterior modelo Type R.
Como referência visual, para a inspiração por trás da marca Type R, estão uma tampa de motor vermelho vivo e um ingestão de tubo de admissão em alumínio brilhante idênticos aos dos Civic que participam no Campeonato WTCC 2015.
Com o red-line nas 7000 rpm, o motor - da série Earth Dreams Technology - apresenta um novo sistema avançado de turbo alimentação que incorpora as lendárias tecnologias da Honda: Variable Timing, o Lift Electronic Control (VTEC) e Dual-Variable Timing Control (VTC), para impulsionar a resposta em baixa proporcionando uma aceleração sustentada.
Tecnologias de combustão de alta precisão ajudam não só com a melhoria da potência do motor, mas também levam a melhorias na eficiência de combustível e emissões mais competitivas. No cerne destas tecnologias está um sistema de injeção direta de combustível que impede a sua aderência às "portas" de admissão através da injeção de combustível diretamente nos cilindros, e extraindo apenas ar através delas, auxiliados por um controle de injeção multiponto da Honda. Um injetor de alta pressão (20MPa) é usado para aumentar a atomização do combustível e é suportado por uma melhoria de 85% na taxa de fluxo e um aumento de 45% na pressão de combustível ao contrário de um sistema baseado numa bomba de combustível convencional.
Como referência visual, para a inspiração por trás da marca Type R, estão uma tampa de motor vermelho vivo e um ingestão de tubo de admissão em alumínio brilhante idênticos aos dos Civic que participam no Campeonato WTCC 2015.
Com o red-line nas 7000 rpm, o motor - da série Earth Dreams Technology - apresenta um novo sistema avançado de turbo alimentação que incorpora as lendárias tecnologias da Honda: Variable Timing, o Lift Electronic Control (VTEC) e Dual-Variable Timing Control (VTC), para impulsionar a resposta em baixa proporcionando uma aceleração sustentada.
Tecnologias de combustão de alta precisão ajudam não só com a melhoria da potência do motor, mas também levam a melhorias na eficiência de combustível e emissões mais competitivas. No cerne destas tecnologias está um sistema de injeção direta de combustível que impede a sua aderência às "portas" de admissão através da injeção de combustível diretamente nos cilindros, e extraindo apenas ar através delas, auxiliados por um controle de injeção multiponto da Honda. Um injetor de alta pressão (20MPa) é usado para aumentar a atomização do combustível e é suportado por uma melhoria de 85% na taxa de fluxo e um aumento de 45% na pressão de combustível ao contrário de um sistema baseado numa bomba de combustível convencional.
O desempenho do novo Civic Type R é inigualável no segmento dos hot hatch de tração dianteira: 0-100 km/h em apenas 5,7 segundos e velocidade máxima de 270 km/h, quando permitido. Apesar do seu desempenho surpreendente, o Civic Type R alcança baixas emissões de CO2, de apenas 170 g/km, um consumo de combustível excecional a alta velocidade e em conformidade com normas de emissões Euro 6b.
Uma rápida transmissão, manual de 6 velocidades, foi escolhida para salvaguardar uma conexão íntima e gratificante com o condutor, enquanto tira o máximo partido do motor, um forte binário e altas acelerações.
A sensação aquando da mudança entre velocidades foi desenhada para se a melhor em toda a história dos Type R. O mesmo acionamento de mudanças de 40mm do NSX-R de 2002 contribui para um tempo excecionalmente rápido na transição entre velocidades.
Cada um dos rácios da caixa de 6 velocidades foi otimizado para o desempenho e corresponde à potência do motor e momento de torção em curva. Por exemplo, a velocidade máxima de 270 km/h é alcançada na 6ª velocidade quando o pico de potência se dá às 6500 rpm.
Design
As modificações introduzidas ao design do novo Civic Type R dão-lhe uma postura propositadamente agressiva, no entanto quase todas têm um propósito funcional. A dimensão das aberturas na grelha do pára-choques frontal, que servem para introduzir ar no intercooler, foram especificamente moldadas para minimizar perdas aerodinâmicas. O design elegante e aerodinamicamente eficiente refletem um carro que foi desenvolvido para o desempenho e velocidade. A concentração na aerodinâmica garantiu um coeficiente 0 em elevação e um efeito de arrastamento mínimo, o que proporciona uma performance aerodinâmica líder na sua classe.
Os arcos das rodas foram alargados para acomodar um aumento na largura frontal e traseira. As extensões integradas dos arcos são em alumínio para providenciar uma poupança de 42% no peso, ao contrário do que aconteceria com painéis de ferro convencionais.
Novas jantes de liga-leve e alta rigidez de 19", únicas para o Civic Type R, são montadas nas alargadas cavas com pneus 235/35R19, desenvolvidos especialmente para o Type R em conjunto com a Continental.
O novo Civic Type R está disponível em cinco cores distintas que dão um impacto adicional propositado ao design. Para além da Championship White - compartilhada com sucessivas gerações do Type R - os futuros proprietários podem escolher desde o Crystal Black (perolado), Polished Metal (metalizada), Brilliant Sporty Blue (metalizada) e Milano Red.
No interior, uma série de aperfeiçoamentos estéticos e funcionais, projetados exclusivamente para o novo Type R, fornecem um cockpit que não só é adequado para conduzir num circuito, mas também torna desportiva a condução do dia-a-dia. O assentos, volante e alavanca das mudanças são únicos para o modelo Type R e levam em conta a posição de condução, a visibilidade da informação fundamental e os requisitos para o controle do condutor.
A dupla costura vermelha no volante, revestido de couro preto, e no fole da alavanca da caixa de mudanças corresponde à dos bancos, o tecto é forrado em tecido preto. Tal como acontece com os modelos Type R anteriores, a alavanca das mudanças é feita em liga de alumínio.
O ecrã multi-informação inteligente (i-MID) inclui informações específicas para os Civic Type R. Janelas de informações adicionais exclusivas para o Type R podem ser selecionadas individualmente pelo condutor e incluem:
• Medidor de força G e posição do pedal do acelerador / pressão do pedal de travão
• Pressão do turbo, temperatura da água, pressão do óleo e temperatura do óleo
• Lap time
• Tempo de aceleração (0-100 km/h)
• Tempo de aceleração (0-100 m)
• Pressão do turbo, temperatura da água, pressão do óleo e temperatura do óleo
• Lap time
• Tempo de aceleração (0-100 km/h)
• Tempo de aceleração (0-100 m)
Um indicador de aceleração acima do tacómetro principal proporciona ao condutor informação visual para ajudar na mudança da velocidade ideal para o desempenho. Quando a aceleração aumenta, luzes de ambas as bordas do indicador convergem para dar ao motorista uma referência visual sobre o momento ideal da próxima mudança de velocidade, sem qualquer distração da estrada. A mudança atual é mostrada através de um display que responde dentro de 0,2 segundo após a alteração da mudança.
Comportamento
Uma série de novos sistemas de suspensão avançados, exclusivos para o novo Civic Type R, foram introduzidos de forma a produzir características de manuseamento gratificantes e para maximizar a transferência de energia para a estrada.
Um novo sistema de suspensão adaptativo de quatro rodas (Adaptive Damper System) foi desenvolvido especificamente para o Type R. Permitindo o controle independente e contínuo de cada roda, uma transferência limitada de carga às rodas durante a forte aceleração e desaceleração, de forma a manter uma viagem estável.
Um avançado sistema de suspensão de escoras de eixo duplo frontal aumenta a estabilidade em alta velocidade, curvas e direção dando uma sensação de condução no limite.
A barra de torção da suspensão traseira em forma de H aumenta a estabilidade em alta velocidade, mesmo em curvas, graças à sua contribuição para a maximizar a rigidez no rolamento. Ao contrário dos Civic standard, a barra de torção em forma de H do Type R é feita de tubos esmagados, em vez de um bloco sólido o que melhora a rigidez traseira em 177% e elimina a necessidade de uma barra estabilizadora traseira, poupando assim peso. Braços de suspensão de altíssima resistência também ajudam a melhorar a rigidez lateral.
Um aumento na rigidez do corpo em 18% foi conseguido através da otimização dos projetos dos suportes e aplicação de adesivo em vez de usar material de aço estrutural adicional, esta estratégia poupou 4,5 kg.
O carro está também equipado com um pacote travões Brembo de alto desempenho desenvolvido especificamente para o Civic Type R. Na dianteira, pinças de quatro pistões aplicam força de travagem a discos de 350 mm - o maior de sempre a ter sido instalado num Type R de produção - os quais são perfurados para estabilizar a fricção entre o disco e a pastilha a temperaturas elevadas. O diâmetro dos discos traseiros foi aumentado em 20 mm, bem como a espessura, a fim de aumentar a capacidade de calor e melhorar o desempenho.
O novo Civic Type R marcará a estreia do novo modo "+R", que aumenta a resposta de vários sistemas de chassis e mecânica.
O botão + R está localizado à esquerda da coluna de direção para veículos com volante à esquerda e à direita para veículos com volante à direita. Uma série de mudanças visuais quando o modo "+R" é ativado informam o condutor. A envolvente flutuante do mostrador no painel de instrumentos muda de branco incandescente para vermelho brilhante. Um logotipo "+R" é exibido à esquerda do indicador de rotações e o sistema de Idling Stop desativa-se.
A força de amortecimento do novo sistema Adaptive Damper é aumentada em 30%, tornando o comportamento do carro mais firme e mais ágil para a manipulação de alto desempenho. O programa de assistência à estabilidade (VSA) é ajustado para se concentrar na aceleração e performance, permitindo uma maior margem de guinada e deslizamento antes de intervir.
Equipamento e Segurança
O novo Civic Type R oferece um nível bastante elevado de equipamento garantindo conforto tanto em estrada como em pista.
Do equipamento standard fazem parte o sistema de info-entretenimento Honda Connect com informações sobre o veículo, câmara traseira de estacionamento com as diretrizes dinâmicas, música, Bluetooth, acesso à internet, aplicativos pré-instalados, Honda App Centre, AM/FM/DAB e web-rádio, interface de telefone e comandos no volante. O som é alimentado através de um sistema de som de 6 colunas de 180 watts. Está também equipado com ar condicionado automático e cruise control.
Do equipamento standard fazem parte o sistema de info-entretenimento Honda Connect com informações sobre o veículo, câmara traseira de estacionamento com as diretrizes dinâmicas, música, Bluetooth, acesso à internet, aplicativos pré-instalados, Honda App Centre, AM/FM/DAB e web-rádio, interface de telefone e comandos no volante. O som é alimentado através de um sistema de som de 6 colunas de 180 watts. Está também equipado com ar condicionado automático e cruise control.
O novo Civic Type R mantém a mesma classificação de cinco estrelas Euro NCAP como alcançado pelo Civic standard de cinco portas. Ele compartilha a mesma estrutura corporal de Engenharia Avançada de Compatibilidade™ (ACE™) e sistema de airbags (condutor, passageiro, laterais e de cortina lateral), sistemas de retenção e sistemas de segurança eletrónicos ativos.
O sistema Active City-Brake é projetado especificamente para ajudar a evitar ou mitigar acidentes de baixa velocidade e utiliza um sistema de radar a laser que inspeciona a estrada à frente e aciona automaticamente os travões se for detetado um risco iminente de colisão. O sistema opera em velocidades abaixo de 32 km/h.
O pacote opcional GT oferece um conjunto abrangente de estilo, conveniência e melhorias na segurança. Dele fazem parte, entre outros, os sistemas Aviso de Colisão Frontal, Aviso de Desvio de Faixa, Mudança Automática de Faróis Máximos, Informação de Ponto Cego, Monitorização de Tráfego e Reconhecimento de Sinais de Trânsito.
O novo Civic Type R tem ainda à disposição uma série de pacotes de acessórios opcionais, tais como Exterior Vermelho, Interior Vermelho, Exterior Carbono e Interior Carbono.
Preço
O Civic Type R 2015 será comercializado em Portugal a partir dos 39.400€ e a versão GT por 41.900€.
Especificações técnicas
Motor
Motor
2.0 litros TURBO VTEC (gasolina) | |
Tipo | 4 válvulas por cilindro |
Cilindrada | 1996 |
Diâmetro x curso | 86,0 x 85,9 |
Taxa de compressão | 9.8 |
Potência | 310 CV às 6.500 rpm |
Binário | 400 Nm a partir de 2500 a 4500 rpm |
Transmissão
Motor | 2,0 litros VTEC TURBO |
Manual - velocidades | 6 |
Relações de transmissão
Manual de 6 velocidades com diferencial de deslizamento limitado (LSD) | |
1ª | 3.625 |
2ª | 2.115 |
3ª | 1.529 |
4ª | 1.125 |
5ª | 0,911 |
6ª | 0,734 |
M-trás | 3,757 |
Final | 3,842 |
Suspensão e amortecimento
Frente | Escora eixo duplo |
Traseiro | Barra de torção tipo H |
Direção
Tipo | Dupla Direção Pinhão Energia Elétrica |
Voltas de direção (extremo a extremo) | 2.25 |
Diâmetro de viragem (em rodas) | 12,594 metros |
Travões
Frente | Discos ventilados e perfurados 350 mm; 4 pinça de pistão |
Traseiro | Discos sólidos 296 mm |
Jantes e pneus
Tamanho da roda | Pneus - Frente | Pneus - Traseira |
19 polegadas | 235 35 R19 |
Dimensões (mm)
Exterior | (Mm) |
Comprimento total | 4390 |
Largura total | 1878 |
Largura total | 2065 (incluindo espelhos retrovisores) |
Altura total | 1466 (sem carga) |
Distância entre eixos | 2594 |
Via dianteira | 1605 |
Via traseira | 1528 |
Afastamento ao solo | 118 (com condutor) |
Capacidades (litros)
Bagagem | 498 (assentos para cima, VDA) / 1214 (bancos dobrados, VDA para a janela) |
Tanque de combustível | 50 |
Pesos (kg)
Motor | 2.0 litros VTEC TURBO Manual de 6 velocidades |
Tara | 1382 (com 100% de combustível) |
Desempenho e consumo de combustível
Motor | 2.0 litros VTEC TURBO Manual de 6 velocidades |
Velocidade máxima (km/h) | 270 |
0-100 km / h (segundos) | 5,7 |
Consumo de combustível urbano (l/100 km) | 9,4 |
Consumo de combustível extra urbano (l/100 km) | 6,1 |
Consumo de combustível combinado (l/100 km) | 7,3 |
CO 2 combinado (g/km) | 170 |
Fonte: Honda