2.3.15

Será o protótipo FCV o inicio da era do hidrogénio?

O protótipo FCV da Honda, revelado em Novembro de 2014 em Tóquio tem a sua estreia na Europa no Salão Automóvel de Genebra de 2015. De estilo futurista oferece uma previsão do novíssimo estradista a células de combustível previsto para ser colocado à venda no Japão na primeira metade de 2016 e, depois, nos EUA e na Europa nos 12 meses seguintes.

Próxima geração de tecnologias para maiores performances
O veículo a células de combustível de próxima geração da Honda vai suceder aos dois anteriores veículos de produção da marca a estarem equipados com este tipo de motorização, o FCX e o FCX Clarity e vai oferecer melhorias significativas em termos de performances e custos. A nova pilha de células de combustível instalada no protótipo FCV é 33% mais pequena do que a do modelo anterior, mas consegue produzir mais de 100 kW de potência, numa densidade tão elevada como 3,1 kW/L. Isto contribui para uma melhoria geral em termos de performances de aproximadamente 60%.
No seu lançamento no próximo ano, o terceiro veículo de produção a células de combustível da Honda será o primeiro modelo a células de combustível do mundo com todo o sistema de motorização, incluindo a pilha de células de combustível de tamanho reduzido, a estar alojado debaixo do capot, tal como num automóvel convencional de 4 portas. Esta disposição de componentes permite aos designers e engenheiros desenvolverem um habitáculo de tamanho integral, com capacidade para sentar cinco adultos de forma confortável. Por sua vez, isto oferece uma forma para, no futuro, desenvolver e evoluir uma plataforma específica para os veículos a células de combustível da Honda, fornecendo as fundações para outros estilos de carroçaria, o que vai ajudar a alargar a aceitação geral e a adoção desta tecnologia de emissões zero a um leque ainda mais vasto de condutores.
O protótipo FCV da Honda está equipado com um depósito de armazenagem de hidrogénio de alta pressão (70 MPa) e oferece uma autonomia superior a 700 km (435 milhas). Este depósito tem um tempo de reabastecimento de cerca de três minutos, um período de tempo semelhante ao dos veículos atuais de motorizações convencionais.

Desenvolvido em conjunto com tecnologias para uma sociedade baseada no consumo de hidrogénio
Como parte da sua abordagem global à promoção de uma sociedade futura baseada no consumo de hidrogénio, a Honda continua a enfrentar e resolver todos os desafios que se lhe deparam na criação dos seus veículos a células de combustível, desenvolvendo novas tecnologias de hidrogénio em conjunto com o próprio veículo, mas que não se limitam ao domínio da mobilidade, alargando-se também a outras áreas.
Um exemplo deste tipo de inovação que está instalada no protótipo FCV é o Honda Power Exporter Concept (Conceito Honda de Exportação de Energia), uma função para o fornecimento externo de energia e que foi alvo de um grande número de testes de verificação no FCX Clarity. Este sistema permite ao veículo funcionar como uma pequena central energética móvel que gera e fornece eletricidade à comunidade em caso de desastre ou outras situações de necessidade. Esta função tem capacidade para dispensar 9 kW de Corrente Alterna (CA).
Por outro lado, a Honda vai continuar a promover a aplicação da estação inteligente de hidrogénio (SHS - Smart Hydrogen Station), uma unidade compacta de produção deste componente que adota o eletrolisador de alto diferencial de pressão original da Honda.
Em conjunto, o Power Exporter Concept, o protótipo FCV e a estação SHS simbolizam a visão da Honda para uma sociedade futura baseada apenas no consumo de hidrogénio, representando, respetivamente as funções de "produção", "utilização" e de "ligação". Através destas tecnologias inter-relacionadas e de outras atividades de investigação e desenvolvimento, a Honda trabalha de forma sustentada e contínua para a erradicação das emissões de CO2 da nossa sociedade.


Registo pioneiro da Honda nas tecnologias de veículos a células de combustível
A Honda considera o hidrogénio uma solução energética de próxima geração e elevado potencial porque este componente pode ser produzido a partir de diversas fontes de energia e é fácil de transportar e armazenar. Com base nestas premissas, a Honda tem vindo a posicionar o veículo a células de combustível – que usa a eletricidade gerada a partir de uma reação química entre o hidrogénio e o oxigénio como fonte de energia para o motor elétrico – como o derradeiro veículo com responsabilidade ambiental. Como resultado, a Honda tem vindo a ter uma abordagem proactiva à investigação e ao desenvolvimento dos veículos a células de combustível, desde a década de 80 do século passado.
Em 2002, o Honda FCX tornou-se o primeiro veículo a células de combustível do mundo a receber a certificação da agência norte-americana para a proteção do meio ambiente (EPA - Environmental Protection Agency) e do comité de recursos atmosféricos da Califórnia (CARB - California Air Resources Board). Com estas certificações, a Honda deu início a um programa de vendas em regime de leasing do Honda FCX no Japão e nos EUA. Em 2003, a Honda desenvolveu a pilha de células de combustível (Honda FC STACK), a primeira pilha de células de combustível do mundo com capacidade de arranque em temperaturas inferiores a zero. Depois, em 2005, a Honda tornou-se no primeiro fabricante automóvel do mundo a dar início à venda, também em regime de leasing, dos veículos a células de combustível a clientes individuais nos EUA.
Em 2008, a Honda iniciou a venda, ainda em formato leasing, do FCX Clarity, um veículo a células de combustível que oferece, não só a derradeira performance sem poluição, como também uma disposição de componentes e uma condução sofisticada, em tudo semelhantes à de um veículo convencional de 4 portas.

A Honda tem sido, desde sempre, a empresa-líder no desenvolvimento dos veículos a células de combustível, recolhendo dados de utilização real oriundos das vendas dos seus veículos no Japão e nos EUA e incluindo o feedback recebido dos próprios utilizadores individuais, para além dos dados de condução registados pelos sistemas do veículo.

Fonte: Honda

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