7.9.14

Honda apresenta tecnologias para condução automatizada


A Honda apresentou, no Congresso Mundial ITS 2014 que decorre em Detroit até 11 de Setembro, algumas das suas inovações tecnológicas no campo dos meios de transporte inteligentes.

Estas inovações são o resultado dos esforços da marca para providenciar protecção acrescida a condutores, ocupantes, motociclistas e pedestres através da implementação de técnicas e sistemas de segurança activos e passivos, fazendo parte do conceito da Honda para a procura de uma sociedade livre de colisões e segurança global.
As principais tecnologias apresentadas incluem:
  • Condução automatizada em auto-estradas > que incluí, entre outras manobras, direcção e travagem, capacidade para entrar, sair e mudar de faixa sem a acção do condutor;
  • V2P/B (vehicle to pedestrian/bicycle) > sistema que alerta o condutor e pedestre/ciclista para uma potencial colisão, utilizando comunicações dedicadas de curto alcance entre ambos (através de uma aplicação proprietária para smartphones);
  • V2M (vehicle to motorcycle) > sistema que alerta ambos os condutores do automóvel e moto de uma potencial colisão, utilizando comunicações entre os veículos;
  • V2V (vehicle to vehicle) > sistema pioneiro de comunicação que utiliza tecnologia de conexão entre dois veículos e que permite ao condutor auxiliar outro. O condutor a necessitar de ajuda consegue informar os veículos que estejam nas proximidades para a sua necessidade de auxilio, a partir desse momento o condutor que oferecer ajuda pode atrelar virtualmente o veículo necessitado e "rebocá-lo". O veículo rebocado irá então seguir o "rebocador" através da tecnologia V2V até ao local onde poderá proceder a serviços de emergência.
  • Mudança de faixa e Informação de perigo na via > sistema que avisa o condutor de um incidente ou perigo na estrada, utilizando uma combinação de tecnologias de comunicação entre veículo e "cloud" para detectar o incidente na faixa e fornecer uma imagem real e detalhada do mesmo. Após a recepção da informação, o veículo poderá realizar uma mudança automatizada de faixa e continuar a sua viagem sem interrupções.
Para além das inovações apresentadas no congresso, e consistente com a sua filosofia "Segurança para todos", a construtora está a trabalhar noutros sistemas que irão ajudar o condutor a aumentar a sua atenção, entre elas estão o Aviso de Saída de Faixa, Aviso de Colisão Frontal, Cruise-Control adaptativo de seguimento a baixa velocidade, Sistema de Travagem para Prevenção de Colisão™, entre outras.
A Honda está ainda a liderar a industria ao oferecer câmaras traseiras como equipamento standard em todos os seus modelos Honda e Acura a partir do próximo ano.

Fonte: Honda Motor Co.

Back To Top