30.8.14

XR-V, o Urban SUV chinês

Ao que parece a Honda está determinada a dar designações diferentes ao seu novo SUV. Vezel no Japão, HR-V nos EUA, e agora XR-V na China. Mas as diferenças não se ficam apenas pelo nome.

Apesar de partilhar a mesma plataforma e linhas da carroçaria quase idênticas, existem muitas alterações na frente e traseira.
Desde faróis mais estilizados e desportivos, passando pela grelha frontal onde a barra que liga os faróis se posicionou junto ao capô e por baixo desta uma grelha "favo de mel", finalizando com o friso cromado a delinear o para-choques e, por fim, uma barra central que abrange todo o agressivo para-choques englobando a matrícula, piscas e faróis de nevoeiro. Na traseira, os amplos farolins do VEZEL deram lugar a uns mais finos com uma leitura mais retangular e que, à semelhança do Civic, percorrem toda a traseira por debaixo do vidro da tampa da bagageira, inserindo aí o terceiro stop.
Destaque também para as saliências laterais que incorporam os refletores, e que lhe conferem uma leitura bem mais desportiva do que a do VEZEL/HR-V. O spoiler traseiro é outro elemento que viu as suas linhas revistas e que contribui para uma leitura de veículo jovem e desportivo.


Interiormente, o XR-V parece bem mais simples e limpo que os seus irmãos, contando com um habitáculo bastante espaçoso e uma bagageira generosa (348 lt mín. e 393 lt máx.). Este protótipo foi ainda apresentado com jantes de 19", tecto de abrir panorâmico, caixa CVT, modo ECON, travão de mão eléctrico com sistema BrakeHold (imobiliza o veículo por um período até 10 seg. sem que o condutor necessite de carregar no pedal do travão, o travamento é desactivado quando o condutor carrega no acelerador), cruise control, e uma série de outros equipamentos de segurança activa e passiva habituais. Boa parte destes equipamentos deverão ser opcionais ou dependerão da versão do XR-V.


20 cm mais curto que os irmãos (4,275m contra os 4,295m do VEZEL/HR-V), o XR-V receberá as motorizações de 4 cilindros a gasolina de 1.5 e 1.8 litros, com 131 cv e 165 cv de potência respectivamente, ambas equipadas com sistema start/stop e transmissão manual de 5 velocidades ou CVT.

O XR-V foi oficialmente apresentado ao mercado chinês no 17º Salão automóvel de Chengdu, será produzido pela Dongfeng Honda e estará nos stands chineses no final de 2014.



Imagens: Autohome e PCauto
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