18.3.13

Novas tecnologias para juntar ferro e alumínio

A Honda desenvolveu uma nova maneira de juntar ferro e alumínio, e aplicou-a de forma a integrar este último elemento nos painéis exteriores das portas dos veículos, até agora feitos apenas de ferro.
Esta tecnologia será aplicada primeiro nos EUA, nos novos Acura RLX, já a partir deste mês, sendo utilizada em novos modelos posteriormente.
No processo de junção dos dois elementos, foram testadas várias tecnologias diferentes de forma a prevenir a corrosão e deformações térmicas causadas pela expansão dos dois metais.

As 3 tecnologias que permitiram a integração do alumínio nos painéis exteriores das portas:
  1. Junção de diferentes materiais: adopção do que a Honda chama de estrutura "3D Lock Seam" (costura de fecho 3D), onde o painel de ferro e o de alumínio são dispostos um sobre o outro e dobrados sobre eles mesmos;
  2. Prevenção da corrosão: adopção do ferro anticorrosivo para o painel interior e uma nova forma que assegura o completo preenchimento do espaço com um agente adesivo;
  3. Controle da deformação térmica: adopção de um agente adesivo com baixa elasticidade e uma posição optimizada do "3D Lock Seam".
As vantagens destas novas tecnologias incluem a eliminação dos pontos de soldagem aquando da junção dos convencionais painéis de ferro, redução do peso dos painéis das portas em aproximadamente 17%, o melhoramento na economia do combustível e prestações do veículo.
O facto de se reduzir o peso no lado exterior, leva a que o ponto de gravidade se desloque mais para o centro do veículo, contribuindo assim para uma melhor estabilidade.

Fonte: Honda Motor Co.
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