2 Honda entre os 5 modelos mais vendidos em 2019
Em tempos incertos relativamente ao futuro e com as deslocações limitadas, o sector das vendas automóvel tem vindo a registar desde os últimos meses de 2019 um recuo nos vários mercados mundiais, sendo esse recuo mais notório no primeiro trimestre de 2020 (26% comparativamente com o mesmo período de 2019).
Apesar do cenário depressivo é também nestas alturas que se vê a importância que certos modelos têm nos mercados locais e a influência que estas escolhas podem ter no contexto global, fazendo com que modelos que se posicionavam de forma mediana na tabela vejam a sua posição subir, e outros que consolidam a sua posição de liderança nos primeiros lugares, como é o caso do Toyota Corolla e da pick-up Ford F-Series.
Os dados revelados pelo relatório GAD (Global Auto Database), a maior base de dados de vendas automóveis no mundo, colocam a Honda como o 7º fabricante automóvel que mais vendas registou em 2019, mantendo a posição do ano anterior, e a 4ª marca automóvel mundial, registando nesta categoria a subida de uma posição na tabela com um aumento da quota de vendas em quase 5,5% relativamente a 2018.
O mesmo relatório destaca ainda os 100 modelos mais vendidos mundialmente, com 4 modelos Honda no Top 40, sendo que dois ocupam a faixa dos primeiros 5 lugares, este ano trocando de posição entre eles.
Apesar de registar um decréscimo nas vendas de 7,3% em 2019, o Honda CR-V passa da 5ª para a 4ª posição e o Civic, com menos 21,3% de vendas, cai um lugar passando agora a ocupar o quinto.
Outros dois Honda que conseguiram garantir lugar na tabela foram o Accord e o HR-V. O primeiro registou uma queda de 6 posições, passando do 15º para o 21º lugar, e o SUV compacto subiu da 47ª para a 33ª posição na tabela.
A fase que o mundo está a passar atualmente não é a mais propícia para a maioria das áreas de negócios, sendo a das vendas automóveis uma das afetadas. Em 2019, de acordo com a Statista, foram vendidos 75 milhões de carros em todo o mundo. A mesma fonte prevê uma contração significativa de 20% para 2020, com as vendas a atingirem os 59.5 milhões de unidades.
Segundo a Jato Dynamics, comparando o mês de março de 2020 com o de 2019, as vendas mundiais registaram uma redução de 39%, representando a maior queda mensal (ano-ano) desde 1980. Isto mostra um cenário pior que o da crise financeira de 2008 quando o registo foi de 25% de redução das vendas.
Depois de ter registado reduções nos primeiros dos meses do ano, a Europa foi o mercado que mais sofreu, registando uma quebra de 52% comparativamente a março de 2019 e apresentando o mais baixo número de vendas em 38 anos no mês de março. França, Espanha, Irlanda, Áustria e Grécia foram dos países mais afetados, mas foi a Itália a registar o pior desempenho com uma redução de 86%.
Portugal também se encontra nos países mais afetados com menos 57,4% de vendas assinaladas, terminando o primeiro trimestre com 45.155 mil unidades vendidas.
Fonte: Statista, JATODynamics e Focus2move