20.2.20

Honda explica alterações ao Civic Type R e lança App dedicada


Para 2020 toda a gama Civic Type R, incluindo as duas novas variantes, irá receber uma série de pequenas atualizações. A Honda já tinha descortinado ligeiramente essas atualizações quando apresentou a renovação de meia vida do modelo no Salão de Tóquio em janeiro, pelo que agora avança informação um pouco mais detalhada e anuncia também a nova aplicação LogR.

No geral, o Civic Type R irá contar com revisões suaves no design dos pára-choques, na frente toda zona das luzes de nevoeiro passam a ter um design mais simétrico, perdendo a "rede" e incorporando superfícies mais suaves e winglets (lâminas aerodinâmicas) quer na frente como na traseira.

No nariz do carro, uma maior abertura da admissão de ar e uma grelha mais fina resultaram num aumento de 13% da abertura. Este aumento espelhou-se numa pequena redução da força negativa dianteira (downforce), esta perda foi contrariada pelo redesenhar do elemento inferior de bloqueio de ar do pára-choques dianteiro, que foi modificado para ficar um pouco mais profundo e incluir novas secções nervuradas em cada lado para o ar de volta para o spoiler.


A maior abertura da grelha combinada com um núcleo do radiador atualizado, segundo testes efetuados pela marca, terão reduzido a temperatura do refrigerante até 10º em situações mais exigentes tais como numa condução em pista.

A suspensão também foi alvo de atualizações para uma maior resposta e manuseamento mais preciso. O programa do sistema da Suspensão Adaptativa está mais rápido a avaliar as condições da estrada e, por causa disto, os níveis de reação dos amortecedores melhoraram a resposta da direção e a qualidade da viagem. Os casquilhos traseiros para os braços B inferiores foram fortalecidos, traduzindo-se num melhoramento de 8% nas pressões laterais e resultando num melhor curvar. À frente, os casquilhos foram atualizados e as novas rótulas esféricas de baixa fricção resultaram numa direção mais precisa e num melhor controlo.

Para um melhor desempenho na travagem, o Civic Type R 2020 contará com um sistema atualizado com discos duplos dianteiros flutuantes e novas pastilhas nos travões. Estes melhoramentos aumentaram a eficiência térmica para reduzir o desgaste dos travões, beneficiando as capacidades do carro durante uma condução intensa e otimizada para o desempenho em pista. O pedal do travão também beneficiou de uma maior sensibilidade com o espaço antes a ser reduzido em cerca de 15mm antes dos travões serem acionados. Para além disto, o novo sistema de travagem dianteiro reduziu o peso não suspenso em aproximadamente 2,5 kg.


No interior, a Honda melhorou a usabilidade do sistema de infoentretenimento e do controlo da climatização adicionando botões físicos. A adição do novo volante em Alcantara melhora a aderência das mãos, enquanto que a nova manete de mudanças em forma de gota, semelhante a versões Type R anteriores, inclui um contrapeso interno de 90g transmitindo uma maior sensibilidade e melhor precisão na altura de mudar de velocidade.

Também para 2020, o modelo trará o Controlo de Som Ativo (ASC) que oferece configurações individuais para modificar o som interior de acordo com o modo de condução escolhido (Sport, +R e Comfort). O sistema funciona através das colunas áudio aumentando o som do motor durante uma condução mais agressiva (nos modos Sport e +R) e tornando-o mais refinado durante a aceleração no modo Comfort.

Com a atualização do Civic Type R, o modelo passa a estar também disponível na exclusiva cor Azul Racing.

O Honda Civic Type R GT estará disponível, a partir da Primavera, na Alemanha e França, desde os 41.990€ e os 43.160€, respetivamente. Em Espanha e Itália, começa a ser comercializado em abril a partir de 45.800€ e de 42.400€, respetivamente. Ainda não são conhecidos valores para o mercado português.


Honda LogR
Ao mesmo tempo que apresenta as novidades para a gama Type R europeia, a Honda lança uma aplicação de registo de dados de performance exclusiva para o Type R.
Denominada LogR, a aplicação (a primeira do género para qualquer modelo Honda) combina a informação do computador de bordo e dos sensores com o smartphone, ajudando os condutores a monitorizarem e registarem uma série de parâmetros relacionados com o desempenho do carro. Através de um algoritmo que avaliará a condução, a aplicação também auxiliará o condutor a melhorar as suas capacidades dentro e fora da pista. Acedendo ao computador de bordo, a aplicação poderá fornecer mais detalhes do que qualquer outra aplicação de terceiros.

A LogR tem 3 funções principais: Monitor de Desempenho, Modo de Registo e Modo de Pontuação Auto.
Na primeira,  o ecrã central da viatura, quando conectado ao smartphone, exibirá o monitor de performance, permitindo ao condutor ver as funções do carro em tempo real, incluindo a mudança selecionada, temperaturas do líquido refrigerante, do óleo e do ar do motor, e pressões do óleo e atmosférica. Os condutores poderão escolher entre a visão "G-Meter" para o gráfico da aceleração, travagem e curva, ou a visão "3D" para uma visualização "aérea" do comportamento do carro quando em curva, travagem e aceleração. Já o ecrã Display Audio irá mostrar o modo de condução em ação.

A função Modo de Registo foi desenvolvida para ajudar os condutores a conseguirem os melhores tempos em pista. O programa utiliza a tecnologia GPS para monitorizar e mapear a localização do veículo, e os sensores internos do carro para recolher informação relacionada com a aceleração, travagem e força G em curva, assim como outros parâmetros. A aplicação irá encorajar uma condução suave e controlada através do uso de um código de cores para cada volta na pista, tendo como objetivo utilizações suaves da embraiagem, das alterações das mudanças, da direção, dos travões e do acelerador para manter o carro equilibrado, e assim melhorar de um modo geral a perícia de conduzir e não apenas a habilidade necessária numa determinada pista. Os utilizadores poderão gravar os seus tempos para comparar os seus progressos ao longo do tempo.

A terceira e última função funcionará sempre que a aplicação LogR estiver em utilização, supervisionando o comportamento do condutor ao longo do tempo através da leitura das acelerações e desacelerações, do curvar e da condução em linha-reta, gerando uma pontuação para cada uma das ações. O Modo de Pontuação Auto irá também gerar uma classificação combinada desses quatro parâmetros. A classificação tem como base a mesma linha do condutor especialista incorporada na aplicação e utilizada na função Modo de Registo, no entanto, a função de Pontuação Auto encoraja ações mais suaves para ajudar na condução diária ao invés de procurar o tempo mais rápido das voltas de pista. Semelhante ao Modo de Registo, esta Pontuação Auto também ajuda a manter um registo histórico que se alia à função GPS para mostrar os melhoramento da condução ao longo do tempo.

Toda a interação com a aplicação Honda LogR é feita pelo ecrã Display Audio. As funções Modo de Registo e de Pontuação Auto possibilitam ainda revisualizações através do Google Maps e informação detalhada do veículo.





Fonte: Honda
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