Honda estreia 1º carro autónomo nível 3 no Japão em 2020
Com a aprovação da legislação que permite aos carros autónomos de nível 3 circularem em vias públicas no Japão, a Honda irá estrear o primeiro carro de condução autónoma sem a necessidade do condutor ter as mãos no volante e os olhos na estrada.
De acordo com a imprensa japonesa, o modelo escolhido foi o Honda Legend (Acura RLX) e irá ser lançado no verão de 2020, após a entrada em vigor da legislação na primavera, tornando o modelo de luxo da marca no primeiro carro japonês a ser lançado com esta tecnologia.
O valor de venda do Honda Legend autónomo deverá rondar os 10 milhões de ienes (82.277€), elevando o seu valor para quase metade a mais do da versão de entrada.
A condução autónoma está dividida em 5 níveis de autonomia, sendo o nível máximo atribuído a veículos de condução totalmente autónomos. Veículos com nível 3 de autonomia podem conduzir-se a eles próprios por longos períodos de tempo, mas sempre que necessário avisam o condutor para que este tome o controlo.
O ainda alto custo deste nível de tecnologia nos dias de hoje, eleva o preço final de venda ao público, o que poderá ser um entrave na sua comercialização, mesmo assim o governo japonês tem como objetivo o início das vendas já para o próximo ano.