20.12.19

Honda "cria" carro autónomo-manual que lê o condutor


De 7 a 10 de janeiro irá decorrer, em Las Vegas, mais uma edição do CES, a feira de produtos de consumo eletrónicos que há muito deixou de ser uma montra para apenas tecnologia de próxima geração aplicada aos mais variados produtos que encontramos na nossa vida, e que vem despertando interesse nos construtores automóveis à medida que os veículos se tornam cada vez mais tecnológicos.

No CES 2020, a Honda irá apresentar um conceito de veículo diferente do que estamos habituados.
De seu nome Augmented Driving Concept (ADC - Conceito de Condução Aumentada), o veículo apresenta um design tão peculiar como... fofo? (na falta de melhor adjetivo).
O carro conceptual toma um formato descapotável associado a um visual um tanto ou quanto "cartoon". A estética arredondada e minimalista é algo familiar à usada nos protótipos elétricos da marca, os Honda Urban EV e Sports EV, e segundo a construtora "pretende abordar a questão da transição cultural (de uma condução tradicional) para os veículos autónomos."


O conceito por detrás do ADC baseia-se nas novas formas como os condutores e passageiros irão apreciar a viagem "deixando" de lado a responsabilidade de conduzir. No entanto, a Honda deixa aberta a viabilidade de ainda terem a possibilidade de continuarem a sentir a mesma emoção de conduzir, através da transição do modo autónomo para um semi-autónomo.


Sendo apenas um conceito, o Honda ADC terá poucas possibilidades de vir a ser real nos próximos anos (se alguma vez), no entanto, a marca explica como funcionaria: o veículo teria incluído um sistema de sensores que "leria" a vontade do condutor, prevendo as suas intenções e "alternando suavemente entre modos de funcionamento, criando uma experiência de condução instintiva".
Com 8 modos de automatização, entre 100% autónomo e semi-autónomo, o sistema mudaria de autónomo para manual através de um "interruptor". Ainda assim, o sistema de condução autónoma estaria sempre em standby mas pronto a intervir e controlar o veículo sempre que necessário.


Para além disto, o ADC seria equipado com um volante tátil que para além do controlo da direção, faria as vezes de acelerador e travão, funcionando de maneira semelhante à manche de um barco ou avião, e substituiria a chave ou botão para a ignição. "Batendo duas vezes no volante, o veículo liga. Puxe o volante e o veículo abrandará; empurre o volante e o veículo acelerará."

Durante o certame, os visitantes poderão experimentar uma demonstração simulada do Honda Augmented Driving Concept.





Fonte: Honda
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