21.2.19

Próxima geração do Honda Civic poderá chegar dos EUA


Após a Honda ter anunciou oficialmente o fim da produção do Civic hatchback, sedan e Type R nas fábricas do Reino Unido e Turquia em 2021, impôs-se automaticamente uma questão... Onde será construída a próxima geração do Civic?

Se tomarmos em conta o novo acordo comercial entre o Japão e a União Europeia, o qual prevê a eliminação da taxa de 10% sobre a importação de veículos para território da UE, então é quase inevitável pensar que o lógico seria que a produção do Civic passasse para o Japão. Mas será bem assim?

Um pouco depois da empresa ter comunicado a decisão de encerramento da fábrica inglesa, o presidente da Honda Motor Co., Ltd., Takahiro Hachigo, numa conferência de imprensa realizada no Japão, deixou a possibilidade do popular modelo passar a ser produzido nos EUA.

Na conferência, Hachigo declarou que, como parte desta reestruturação, é intenção da empresa levar a produção dos seus modelos, nomeadamente do Civic, para mais perto das regiões onde existe um maior volume de vendas e maior aceitação do mercado.

"Quanto à Honda of the UK Manufacturing (HUM), que produz globalmente o Civic hatchback, no futuro, no global, considerando a localização da produção, estamos a ponderar produzir a nova geração do modelo em outras regiões, tais como a América do Norte", disse Hachigo.

O presidente da Honda falou ainda sobre os planos para fazer face às "exigências dos mercados influenciados por tendências e pelas reforçadas regulamentações ambientais", sendo que o aumento da procura por veículos eletrificados se terá de refletir na otimização da capacidade de produção automóvel mundial, por forma a dar resposta às exigências de cada mercado regional.

Como parte destes planos, está o aumento da produção no Japão e no Brasil, e no realce de modelos eletrificados como o CR-V Hybrid na China, o Insight no Japão e o Clarity nos EUA.

Hachigo deixou ainda a certeza de que o foco da empresa para a Europa será no sentido da "proteção ambiental", mercado onde a produção de veículos eletrificados é bastante competitiva, apostando no reforço da gama eletrificada, nomeadamente híbridos e 100% elétricos, começando com o lançamento dos modelos CR-V Hybrid e do "Urban EV". Neste sentido, deu ainda a entender que, a estratégia passará por fortalecer parcerias entre regiões, sendo que a Europa passaria a receber produtos da Ásia, nomeadamente os eletrificados. 
Todavia, a confirmar-se a produção global do novo Civic nos EUA, é provável que entretanto alguma versão do modelo nos chegue das terras do "Tio Sam".

Takahiro Hachigo deixou também a certeza de que, até ao encerramento da fábrica de Swindon, a construtora japonesa irá manter as medidas de contingência anteriormente anunciadas para contrabalançar qualquer efeito negativo provocado por um Brexit sem acordo.
Back To Top