27.2.19

Honda revela pré-produção do Urban EV antes do Salão de Genebra 2019


A Honda antecipa a apresentação no Salão Internacional do Automóvel de Genebra (GIMS) de 2019 do seu novo veículo elétrico urbano, na forma de um protótipo pré-produção denominado "Honda e", revelando exteriores e interiores do pequeno citadino elétrico.

Este novo modelo é a evolução do protótipo Urban EV Concept apresentado em 2017 e, segundo a marca, foi concebido para responder às necessidades do estilo de vida moderno, sendo o automóvel perfeito para a condução urbana mas capaz de, na estrada, proporcionar uma experiência divertida e emotiva.

O desenvolvimento do Honda e Prototype focou-se na funcionalidade e o design único da carroçaria, possuidor de uma simplicidade com os seus suaves contornos, confere-lhe um visual simples mas elegante. A postura rebaixada, destacada pelas cavas das rodas e pneus largos, dá-lhe um toque de dinamismo.


Embora esteja praticamente igual ao protótipo inicial, mantendo as suas linha retro, os puxadores de porta embutidos e câmaras compactas em substituição dos tradicionais espelhos retrovisores exteriores, entre outros elementos, existem pequenas diferenças que já se tinham notado pelas fotos espias de exemplares de testes que entretanto foram sendo divulgadas: a adição das duas portas traseiras, a eliminação das "grelhas" digitais à frente e atrás continuando com a tonalidade preta, a eliminação das linhas horizontais dos faróis redondos, os quais definem o que a marca designa como o "rosto humano" do Honda e Prototype, e os farolins que passaram de um desenho quadrangular para um circular.

A pintura bicolor, em branco e preto continua, no entanto o "Honda e" passa agora a apresentar-se com um tejadilho totalmente em preto e também com um delinear de toda a base do veículo na mesma cor escura. As grandes jantes brancas, que lhe davam um ar mais robusto e desportivo, foram substituídas por umas em preto de menor dimensão e com um design que não deverá agradar a todos.

Tanto os puxadores das portas como o sistema de espelhos retrovisores via câmaras são caraterísticas exclusivas num veículo desta classe. A portinhola para o sistema de carregamento do veículo está colocada em posição central no capot, facilitando o acesso de ambos os lados e o indicador de LEDs visível através da cobertura envidraçada dá as boas-vindas ao condutor e informa-o do estado de carga da bateria.


Por baixo do capot encontra-se a nova plataforma, específica para veículos elétricos que permite obter proporções muito compactas. De acordo com a marca, a algo longa distância entre eixos, as vias alargadas e as reduzidas distâncias entre os pára-choques e o eixo das rodas à frente e atrás oferecem uma maior capacidade de efetuar manobras em ambiente urbano e proporcionam uma condução muito dinâmica. 

No interior, o habitáculo é espaçoso e com uma estética moderna e minimalista, criando um ambiente descontraído para os ocupantes. A sensação de maior conforto é obtida com a aplicação de tecidos tipo melange e outros materiais táteis frequentemente encontrados nas casas contemporâneas. A sensação de espaço é reforçada pelo piso plano na parte dianteira e traseira do habitáculo.

O painel de instrumentos horizontal duplo é intuitivo, pode ser personalizado e apresenta uma variedade de aplicações e serviços inteligentes. Este interface sofisticado foi concebido para oferecer as melhores capacidades e funcionalidades de utilização.
As ajudas digitais são apresentadas ao lado dos diversos comandos de conforto e do sistema de infoentretenimento do veículo, facilitando uma utilização multifunção e de navegação simples. Os ecrãs que mostram as imagens da traseira do veículo captadas pelo sistema de espelhos por câmaras estão integrados de cada lado do tablier, em posição ergonómica. O veículo também possui uma câmara digital de visibilidade traseira que aumenta o campo de visão do condutor.


Sem revelar especificações técnicas, a Honda avança que o pequeno EV será alimentado por um potente motor elétrico e terá tração traseira, oferecendo ao condutor uma condução dinâmica e "o melhor desempenho da mais recente geração de veículos utilitários".
Em termos de eficiência de consumos, a construtora vê o Honda e Prototype como o veículo ideal para as deslocações diárias, anunciando uma autonomia superior a 200 km e uma funcionalidade de "carga rápida" de 80% da bateria em apenas 30 minutos.

O Honda e Prototype será apresentado no próximo dia 5 de março, no Salão Internacional do Automóvel de Genebra. A produção do veículo elétrico urbano compacto da Honda terá início no final deste ano.



Fonte: Honda
Fotos: Simon Branney
Back To Top