11.9.18

Imagens de patente revelam versão de produção do Honda "HR-V" elétrico

No passado mês de abril, a Honda revelava o Everus EV no Salão de Pequim, um protótipo SUV 100% elétrico baseado na plataforma do HR-V que será comercializado exclusivamente no mercado chinês sob a marca Everus.

Em fase de protótipo, o Everus EV retinha muito dos típicos toques futuristas que se destacam num protótipo conceptual, especialmente no desenho dos faróis e farolins. A grelha evidenciava claramente a sua alimentação elétrica e a carroçaria denunciava a paternidade da segunda geração do HR-V.


As imagens da patente que vazaram recentemente pela internet, confirmam sem margem para dúvidas essa ligação com o SUV da Honda. Na realidade, para além da grelha superior (ou ausência desta) e do design do pára-choques frontal, são difíceis de encontrar outras diferenças entre a versão de produção do Everus e do HR-V.

A tomada para o carregamento das baterias foi localizada por detrás da portinhola que faz as vezes da "grelha" superior central, entre os faróis idênticos aos do HR-V, enquanto que mais abaixo no pára-choques se destaca uma massiva grelha puramente estética ladeada por luzes diurnas verticais em cada um dos cantos do pára-choques.
Por cima da portinhola do carregador, parece ter sido aplicado uma espécie de apontamento azul que poderá ser um indicador luminoso do estado do carregamento ou simplesmente um aplique de tom azulado como diferenciador das restantes versões a combustível tradicional (tal como acontecia nos descontinuados Insight e Jazz Hybrid). Esta diferenciação encontra-se também no interior dos faróis e farolins.
Para além do que parece ser um aplique decorativo de ligação entre os dois farolins e da tonalidade azulada destes, a traseira mantém-se basicamente inalterada.

Os interiores e especificações técnicas continuam no segredo da Honda.


O Everus EV será desenvolvido pela Honda Motor China Technology Co., Ltd. e pela GAC Honda Automobile Co., Ltd. (criadoras da marca Everus) para a empresa chinesa de "car sharing" Reachstar (na qual a Honda tem participação).
Apesar de ir ser produzido apenas com o objetivo de ser um elétrico "partilhável" através dos serviços da Reachstar, será o primeiro veículo 100% elétrico de produção em massa da marca nipónica na China. E, uma vez que o citadino Jazz oferece a plataforma ao HR-V, o Everus EV pode também se tornar no veículo que testará o desempenho do sistema em utilização real para o futuro Jazz EV, cujo lançamento na China e nos restantes mercados mundiais está previsto para a primeira metade de 2020.

Back To Top