19.9.18

Honda CR-V Hybrid promete eficiência, subtileza e suavidade

Pela primeira vez na Europa, o novo Honda CR-V estará disponível com tecnologia avançada de transmissão híbrida. O sistema desenvolvido pela Honda apresenta a tecnologia Intelligent Multi-Mode Drive (i-MMD) que compreende 2 motores elétricos, 1 a gasolina (Atkinson) e 1 transmissão direta inovadora, que oferece altos níveis de eficiência.

O CR-V Hybrid chegará ao mercado europeu equipado com o eficiente motor a gasolina 2.0 i-VTEC, um potente motor elétrico e uma bateria de lítio, gerando a potência máxima de 184 cv (135 kW) e binário de 315 Nm.

Em vez de usar uma transmissão convencional, uma única relação de caixa fixa cria uma conexão direta entre componentes móveis, resultando numa transferência de binário mais suave. Este formato significa que o sistema da Honda é mais elaborado do que um e-CVT planetário normalmente encontrado em outros veículos híbridos.

A tecnologia i-MMD, exclusiva da Honda, alterna de forma inteligente, automática e praticamente impercetível para os ocupantes entre 3 modos de condução para proporcionar a maior eficiência possível:
  • EV Drive – consome energia da bateria de iões de lítio para alimentar o motor de propulsão elétrica e acionar as rodas (com o motor a gasolina desligado);
  • Hybrid Drive – o motor a gasolina alimenta um segundo motor/gerador que auxilia a energia elétrica fornecida pela bateria, o excesso de potência do motor a gasolina também pode ser desviado para recarregar a bateria através do motor/gerador;
  • Engine Drive – um mecanismo de travagem e embraiagem que cria uma conexão direta entre o motor a gasolina e as rodas.
O software de controlo do sistema i-MMD decidirá constantemente quando alternar entre estes modos para maximizar a eficiência, dependendo da situação e do ambiente, sem a necessidade de entrada do condutor.

Na maioria das situações de condução urbana, o CR-V Hybrid fará a transição automática entre o "Hybrid Drive" e o "EV Drive" para uma eficiência otimizada. O modo "Engine Drive" é o mais eficiente para viagens longas a alta velocidade em auto-estrada.
Em um velocidade moderada, o CR-V irá normalmente funcionar no "EV Drive" por mais da metade do tempo, enquanto que em velocidades mais rápidas, o carro estará no modo "EV Drive" por aproximadamente um terço do tempo.

O sistema i-MMD foi ainda ajustado para fornecer uma sensação linear por meio da aceleração, com calibragem otimizada entre a aceleração e a resposta da combinação do motor e transmissão, para garantir que o ruído do motor corresponda às expectativas do condutor.

O novo Honda CR-V Hybrid virá equipado com um exclusivo Dispositivo de Informação do Veículo (DII - Vehicle Driver Information Interface), que apresenta o estado atual da unidade e permite que o condutor entenda como as fontes de energia se combinam para alimentar o veículo.
A leitura mostra a carga da bateria de iões de lítio, um gráfico do fluxo de energia atual e o estado de recarga do sistema.

A Honda prevê que a produção do CR-V Hybrid para os mercados europeus comece já em outubro, com as primeiras entregas ao cliente a serem efetuadas no início de 2019.



Fonte: Honda
Back To Top