Honda Forza 125 (2018) - toda a informação
Desde a sua introdução em 2015, a Honda Forza tem excedido todas as
expectativas, evoluindo ano após ano graças ao feedback dos clientes e
já contando com mais de 30.000 unidades vendidas até à data.
Para 2018, a scooter continuará a ser produzida na
fábrica de Atessa, em Itália, e manterá os principais ingredientes do sucesso da Forza 125: um motor de 4 válvulas, que combina performances
líderes-da-classe e uma autonomia de 490 km por cada depósito de
combustível, um chassis de baixo peso, que equilibra estabilidade a alta
velocidade e capacidades de manobra em cidade e especificações muito
completas, que incluem luzes de LEDs, sistema de chave Smart Key,
capacidade para arrumar dois capacetes e conforto envolvente e
abrangente para dois.
A juntar a toda a estética muito atraente da Forza, temos também um
novo nível de sofisticação. Originalmente concebida pelo mesmo estilista
responsável pela excelente NM4 Vultus, as suas linhas mantêm-se
arrojadas e cativantes, mas agora oferecem uma atração ainda mais
moderna, se bem que ligeiramente mais suave e mais madura.
Estilo e Equipamento
As linhas de design incisivas da Forza e a sua presença contemporânea
têm uma grande quota-parte do sucesso deste modelo, desde o seu
lançamento no ano de 2015. Agora para 2018, este modelo foi
substancialmente redesenhado. Apesar de as linhas de design continuarem a
ser arrojadas e inconfundivelmente pertencerem à Forza 125, cada painel
foi revisto no sentido de dar à scooter uma aparência ligeiramente mais
suave e mais madura, com uma frente que se sente mais robusta e linhas
de design ligeiramente mais suaves. Outros pontos de realce do novo visual, são os apontamentos pretos da frente e das carenagens
laterais, para além do carácter desportivo mais acentuado.
O design renovado e fluido da Forza 125 começa logo no novo
pára-brisas elétrico, que oferece 140 mm de regulação; este elemento
foi concebido para oferecer excelente proteção contra o vento (os
fluxos aerodinâmicos passam à volta e por cima da cabeça do condutor) e
também para reduzir o ruído do vento. Este sistema permite alterar
instantaneamente a posição do pára-brisas para maior estabilidade e
conforto na condução a alta velocidade – e para grandes distâncias; na
sua posição mais baixa, o pára-brisas oferece uma maior liberdade e,
basta acionar o interruptor no punho esquerdo para o mover ao longo do
seu curso de 140 mm.
A largura do guiador manteve-se nos 754 mm, tal como a altura dos
espelhos retrovisores, com 1.125 mm, as dimensões perfeitas para passar
no meio do trânsito congestionado das ruas da cidade – um dos pontos de
desenvolvimento já na Forza 125 de 2017 foi o aumento da altura dos
espelhos para evitar conflitos com os espelhos dos carros. A altura do
banco não foi alterada, mantendo-se nos 780 mm e oferece bastante espaço
para dois; a posição de condução é confortável e segura. Os piscas
dianteiros e traseiros são agora de LEDs e complementam o farol à frente
e o farolim atrás.
O espaço de carga debaixo do banco foi aumentado de 48
litros para 53,5 e tem capacidade para dois capacetes integrais e pode ser
dividido para levar um só capacete e/ou o equipamento de chuva e pastas
de tamanho A4. O compartimento da carenagem à frente do lado esquerdo
tem tampa com tranca e o seu espaço pode ser arranjado segundo as
conveniências do condutor, por exemplo: para levar um telemóvel ou uma
garrafa de água. Também podemos encontrar aqui uma tomada de 12 V para
acessórios.
O sistema Smart Key da Forza 125 – para além de controlar o botão da
ignição e o fecho do compartimento – agora também comanda a top case
opcional amovível de 45 litros, uma novidade numa scooter Honda. Com a
Smart Key no bolso do condutor, a top case tranca automaticamente quando
o condutor se afasta. A top case também pode ser trancada com a chave. O
interruptor da top case está no fundo e, para manter o volume interno
da top case, o mecanismo atuador está localizado na parte de trás da
moto.
O painel de instrumentos foi revisto e possui um velocímetro e um
conta-rotações, ambos analógicos, flanqueando o mostrador digital com 3
modos de funcionamento (controlado por um interruptor no punho
esquerdo): conta-quilómetros totalizador, autonomia restante e consumo
atual; conta-quilómetros parcial, consumo médio e cronómetro; ou
temperatura ambiente e sensor da bateria.
A Forza 125 vai estar disponível em 5 esquemas cromáticos: Vermelho Metalizado Mate Carnelian/Preto Pérola Nightstar (novo para 2018), Branco Pérola Mate Cool/Cinzento Metalizado Mate Cynos (novo para 2018), Prata Metalizado Mate Lucent/Azul Pérola Mate Pacific, Cinzento Metalizado Mate Cynos/Cinzento Metalizado Mate Carbonium e Preto/Cinzento Metalizado Mate Cynos.
Ciclística
O quadro em tubos de aço que compõe a "espinha dorsal" da Forza 125
oferece toda a rigidez e robustez necessárias para a enorme diversidade
de condições onde este modelo mais será usado. A forquilha robusta de 33
mm é complementada pelos dois amortecedores traseiros – com 7 níveis de
afinação da pré-carga da mola – montados num braço oscilante de 1 só
peça em alumínio.
O baixo peso da Forza 125, apenas 161 kg, torna-a fácil de levar à
mão, sendo uma scooter extremamente fácil de estacionar. Os 1.490 mm de
distância entre eixos oferecem estabilidade e a geometria do quadro –
26.5° de inclinação da coluna de direção e 89 mm de eixo de arraste
(trail) – providencia uma direção muito ágil.
A jante dianteira de 15 polegadas em alumínio fundido tem montado um
pneu 120/70-15 56P e a jante traseira de 14 polegadas monta um pneu
140/70-14 68P, oferecendo o máximo conforto e tração. A travagem
dianteira fica a cargo de um único disco de 256 mm, complementado atrás
também por um disco, neste caso de 240 mm e ambos com ABS de dois canais
para maior segurança nas superfícies escorregadias.
Motor
O motor SOHC de quatro válvulas e refrigeração líquida da Forza 125
debita uma potência de 11 kW às 8.750 rpm e 12,5 Nm de binário às 8.250
rpm. O diâmetro e o curso são de 52,4 x 57,9 mm e a relação de
compressão é de 11,5: 1.
Quando parada, a Forza 125 acelera muito forte, fazendo apenas 13,4 s
dos 0 aos 200 m; as respostas a média rotação são excelentes, oferecendo acelerações bastante reativas na gama de velocidades de
utilização em cidade (40-60 km). Sem grande esforço, a Forza é capaz de
uma velocidade de cruzeiro na ordem dos 90 km/h, para uma velocidade
máxima de 108 km/h.
O motor está repleto de tecnologias de baixo atrito eSP da Honda; a
disposição inteligente dos elementos, por exemplo, a bomba de óleo
(incorporada no bloco) ajuda à eficiência geral. A câmara de combustão é
compacta e o sistema de injeção PGM-FI – com caixa do filtro do ar de
4,7 litros de capacidade e a conduta de admissão de 28 mm – otimiza a
combustão e o arrefecimento do motor.
O cilindro é descentrado, algo que também contribui para a redução do
atrito entre o pistão e a parede do cilindro, transmitindo as forças da
combustão de forma muito mais eficiente. A camisa "espinhada" de ferro
fundido – com micro-extensões na superfície – controla a distorção no
diâmetro interior do cilindro. Este design baixa a tensão nos segmentos e
reduz o atrito.
O radiador compacto e de alta eficácia – integrado na parte exterior
do lado direito do bloco do motor – usa uma ventoinha pequena e de baixo
peso, reduzindo ainda mais as perdas por atrito e os consumos de
energia. A resistência ao rolamento dentro da caixa foi reduzida pela
utilização de três rolamentos principais de baixo atrito, todos
desenhados para suportarem as suas cargas individuais. A polia primária
tem design de alhetas que baixa a resistência ao ar e a polia secundária
reduz a pressão sobre a correia de transmissão, cortando ainda mais as
perdas na transmissão de potência.
O alternador e o motor de arranque são uma só unidade sem escovas e
de controlo eletrónico; este componente integrado está montado
diretamente na extremidade da cambota, servindo estes dois propósitos:
carregar a bateria e colocar o motor a trabalhar. Para esta última
função, o acionamento é direto, eliminando-se assim ruídos com o
engrenamento de dentes carretos.
O sistema "Idling Stop" pára automaticamente o motor após três segundos
de funcionamento ao ralenti com a scooter parada e os travões
aplicados; quando se roda o punho do acelerador, o motor arranca outra
vez. A sua utilização é muito suave e fácil, graças ao alternador/motor
de arranque e ao mecanismo de retorno da cambota que a recoloca na
posição de ponto-morto superior antes da admissão e ao mecanismo de
descompressão que anula a resistência ao arranque provocada pela própria
compressão do motor. Este sistema também consegue "ler" o estado de
carga da bateria e desativa-se automaticamente para evitar
descarregá-la em demasia. A bateria é uma unidade YTZ8V de longa
duração.
Um dos objetivos originais da Forza 125 é que os reabastecimentos
sejam apenas realizados uma vez por semana, para uma utilização normal; a
economia do motor eSP oferece quase 500 km de autonomia por cada
depósito de 11,5 litros de combustível, graças aos seus reduzidos
consumos de apenas 2,34 lt/100 km (em modo WMTC).
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
MOTOR | |
Tipo | Monocilíndrico a 4 tempos, 4 válvulas, SOHC, com refrigeração líquida |
Cilindrada | 125 cm³ |
Diâmetro x Curso | 52,4 x 57,9 mm |
Relação de compressão | 11:5: 1 |
Potência máxima | 15 cv (11 kW) às 8.500 rpm |
Binário máximo | 12,5 Nm às 8.250 rpm |
Capacidade de óleo | 0,9 Litros |
SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO DE COMBUSTÍVEL | |
Alimentação | Injeção eletrónica PGM-FI |
Filtro-de-ar | Tipo viscoso em filtro de papel |
Capacidade do depósito de combustível | 11,5 litros |
Consumos | 2,3 Litros / 100km (método WMTC) |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Motor de arranque | Elétrico |
Capacidade da bateria | 12 V/7 AH Sem manutenção |
Potência do alternador | 232 W |
TRANSMISSÃO | |
Tipo de embraiagem | Embraiagem automática, centrífuga, a seco |
Tipo de caixa | V-Matic |
QUADRO | |
Tipo | Tubular em aço |
CICLÍSTICA | |
Dimensões (c x l x a) | 2.140 x 755 x 1.470 mm |
Distância entre eixos | 1.490 mm |
Ângulo da coluna da direção | 26° 5' |
Eixo de arraste (trail) | 89 mm |
Altura do banco | 780 mm |
Altura ao solo | 145 mm |
Peso em ordem de marcha | 162 kg (ABS) |
SUSPENSÃO | |
Dianteiro | Forquilha telescópica de 33mm |
Traseiro | Duplo amortecedor |
JANTES | |
Dianteiro | Liga de alumínio fundido |
Traseiro | Liga de alumínio fundido |
Dimensão da Jante Dianteira | 15M/C x MT3,50 |
Dimensão da Jante Traseira | 14M/C x MT4,00 |
Pneu Dianteiro | 120/70-15 56P |
Pneu Traseiro | 140/70-14 68P |
TRAVÕES | |
Dianteiro | Disco de 256mm |
Traseiro | Disco de 240mm |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Luzes | LEDs |
Nota: Todas as especificações são provisórias e sujeitas a alterações sem aviso prévio. Os valores indicados de consumo são resultados obtidos pela Honda, em
condições de teste uniformizadas, tal como prescrito pelo método WMTC. Os testes são realizados em estrada plana, com uma versão normal do
modelo, apenas com o condutor e sem qualquer equipamento adicional.
Fonte: Honda
Fonte: Honda